Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 12 de junho de 2015

T-14 Armata: Novo tanque russo caminha para se tornar o primeiro "tanque robô"

T-14 Armata
O novo tanque russo, o T-14 “Armata”, é esperado para ser a espinha dorsal das Forças Armadas Russas nos próximos nos. Seus projetistas dizem que nova máquina pode evoluir para um veículo totalmente robotizado e se tornar parte de uma plataforma autônoma no campo de batalha. Segue uma das principais características do “Armata” relatadas pela agência de notícias AP.

Torreta controlada remotamente
O T-14 Armata é inovador em ter uma torreta remotamente controlada e uma cápsula interna para tripulação, a qual permite a mesma ficar isolada do compartimento das munições e do combustível. Esse layout aumenta significamente as chances de sobrevivência se o tanque for atingido.

Enquanto os tanques russos que antecederam o T-14 Armata tinham silhueta baixa, tamanho compacto e não davam nenhum conforto à tripulação, o novo tanque russo é significativamente maior e mais pesado. Os projetistas do T-14 Armata dizem que deram maior atenção à ergonomia, de forma que até pessoas altas se sintam confortáveis no tanque. Um projetista revelou que o novo tanque é tão agradável de conduzir que se parece com um SVU (utilitário esportivo) moderno.

Controles computadorizados
O T-14 Armata possui um sistemas de controle digital que controla o seu deslocamento, rastreia alvos e ativa os sistemas de defesa do tanque. Tal sistema libera a tripulação de tarefas de rotina e permite a tripulação se concentrar apenas em funções-chave de combate. “Para a tripulação, é como um jogo de vídeo-game”, conta Ilya Demchenko, um dos projetistas do T-14 Armata.

O projetista-chefe do “Projeto Armata”, Andrei Terlikov, disse que as novas tecnologias incorporadas ao Armata poderiam torna-lo, no futuro, em um veículo totalmente robótico que iria operar de forma autônoma no campo de batalha.

Desenho modular
Como todos sabem, o novo tanque russo faz parte de uma plataforma universal unificada, que tem uma estrutura baseada em módulos substituíveis. Isso ajuda reduzir os custos de produção e deixa margem para desenvolvimentos adicionais.

A família Armata incluí um veículo pesado de combate de infantaria (IFV, por sua sigla em inglês), o qual tem níveis de proteção do T-14.

Proteção superior
O T-14 Armata tem um novo tipo de blindagem, que os projetistas dizem que é significativamente mais resistente ao fogo inimigo. Ademais, os russos não quiseram falar mais sobre a blindagem do tanque. O T-14 Armata tem um novo tipo de proteção reativa. Esse tipo de blindagem auto explode-se com o impacto do projétil inimigo, isso impede a ogiva inimiga atingir a camada principal de blindagem.

O novo tanque é dotado de um sistema de proteção ativa de nova geração. Esse sistema detecta a aproximação de foguetes e granadas auto-propelidas inimigas e antes que eles atinjam o tanque, o sistema automatizada dispara um projétil que vai de encontro com o projétil inimigo e o explode.

Super canhão
A versão atual do T-14 é dotada de um canhão de 125 mm. Os projetistas dizem que no futuro um canhão de 152 mm pode ser facilmente instalado no tanque.

Além disso, o T-14 é armado com mísseis anti-tanque guiados com alcance superior a 10 km. Metralhadoras de 12.7 e 7.62mm completam o arsenal do tanque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário