Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 29 de maio de 2015

SBU afirma ter capturado um dos comandantes do Batalhão Somalia na Moldávia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em inglês) afirmou que um dos comandantes do Batalhão Somalia, da República Popular de Donetsk, fora capturado na Moldávia.

O SBU afirmou em comunicado que um homem natural de Odessa foi submetido a um treinamento especial em centros próximos de Makiivka, na região de Donetsk. O homem cumpria ordens expressas do GRU (Inteligência Militar russa) e depois do treinamento recebeu uma patente falsa de tenente.

O homem capturado foi um dos comandantes do Batalhão do Somali de agosto de 2014 até maio de 2015. Ele participou da coordenação e captura do Aeroporto Internacional de Donetsk e das cidades de Ilovaisk,  Avdiivka e Debaltseve.

Durante uma revista, o pessoal que captou o homem, averiguou que o mesmo tinha uma identificação de “sênior tenente” do Ministério da Defesa da DNR. O homem também tinha um passaporte ucraniano e várias insígnias dos batalhões federalistas e das Forças Armadas Russas.

O SBU ainda afirma que foram confiscados itens que comprovam o envolvimento das forças especiais russas no Donbass. Por exemplo: O homem portava mapas topográficos militares, imagens de satélites russos da região de Donetsk e do vilarejo de Amvrosiivka, O mesmo carregava consigo dois chips de telefone móvel, dois modens móveis (um russo e um ucraniano) e tinha pen-drives classificados e somente para uso pessoal.

O homem foi levado para Ucrânia e as investigações estão em curso. Por fim o SBU afirmou que continuará a realizar operações em conjunto com a Moldávia para impedir atividades subversivas em ambos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário