Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Avibras apresenta novo veículo militar em Jacareí

Grupo apresentou hoje o 'Tupi', viatura multitarefa que pode ser empregada como ambulância e para transporte de tropa

Tupi
A Avibras Aeroespacial S/A apresentou hoje, na sua unidade de Jacareí, o Tupi, veículo blindado leve, de 8 toneladas para emprego militar.


O equipamento foi desenvolvido pela empresa para participar do processo de seleção lançado pelo Exército Brasileiro, para o programa do blindado Guarani. O Tupi é uma viatura 4X4, sobre rodas, multitarefa.

A empresa não forneceu detalhes do novo equipamento, mas o gerente de desenvolvimento de negócios da Avibras, Marcos Agmar, disse que o Tupi foi desenvolvido em tempo recorde.

A Avibras se associou à francesa Renault para desenvolver o veículo, que foi batizado de Tupi para fazer uma composição com o Guarani. O Tupi utiliza chassis da montadora francesa e pode ter emprego múltiplo. Segundo o executivo da Avibras, a viatura pode transportar até 12 pessoas.

Ela pode ser empregada como ambulância, também carregar radar e até armamento de pequeno porte, como uma metralhadora. “Ela foi desenvolvida em cinco meses para participar do processo de seleção do Exército Brasileiro”, disse.

 Especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Expedito Bastos, disse que no ano passado o Exército Nacional lançou edital para selecionar um veículo blindado leve para compor a família do blindado Guarani.

“É um veículo que deve servir de apoio ao Guarani, que terá duas versões uma 6X6 e outra 8X8”, disse Bastos.

Ele relatou que é um processo de seleção internacional e que, possivelmente, deve ter a participação de concorrentes estrangeiros. O especialista afirmou que a Avibras tem competência para desenvolver blindados.

“O problema da Estratégia Nacional de Defesa é que todos os projetos são para ontem. Então, quando acontece o lançamento de um novo programa, as empresas nacionais têm que se apressar, se associar com estrangeiras para participar do processo”, declarou.

No final de março, o Exército Brasileiro recebeu o primeiro lote de 13 blindados Guarani.
Desenvolvido a partir de pesquisas empreendidas por diferentes unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, a família de blindados Guarani está sendo produzida em parceria com a multinacional italiana Iveco, que construiu um módulo industrial para esse fim na cidade de Sete Lagoas (MG).

O Guarani irá substituir as famílias de blindados Urutu e Cascavel (fabricados pela antiga Engesa) e que estão em operação há quase 40 anos nas Forças Armadas.

2 comentários:

  1. O Brasil já possui um similar a esse?
    Sabe de alguma coisa sobre o envio de tropas ao Líbano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Líbano fazemos o mesmo que fazemos em outras missões de paz, a exceção do Haiti: NADA!

      Não temos veículos semelhantes a esse.

      Excluir