Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Britânicos e americanos se rendem a imponência do novo submarino nuclear de ataque russo

Submarino Severodvinsk é lançado em 15 de junho de 2010 com grande pompa
Com a incorporação do primeiro submarino nuclear de ataque da classe a Yasen, a Rússia toma a liderança tecnológica em matéria de submarinos, afirmou no último sábado (11) o jornal britânico “The Sunday Times”.

Segundo o jornal, os testes finais do K-329 Severodvinsk, primeiro submarino da classe Yasen (Project 885), são uma prova de que a Rússia se converteu em líder mundial de tecnologia nessa área.

Apesar de ter sido comissionado em 30 de dezembro de 2013, o K-329 Severodvinsk ainda será submetido a testes até a próxima primavera (no hemisfério norte) e posteriormente o submarino começará a operar em missões no Ártico.

“A nova frota submarina russa contará com 8 submarinos da classe Yasen, cada um equipado com 24 mísseis de cruzeiro de longo alcance Granat com uma cabeça de 200 kilotons. Devido suas características técnicas, o novo submarino é impossível de ser detectado no oceano, o que converte o Severodvinsk praticamente invulnerável aos sistemas anti-submarino mais avançados”, diz o jornal britânico.

“Os EUA se mostram preocupados com a aparição do novo submarino russo. Não sabemos nem a metade do que o Severodvinsk leva a bordo”, disse uma fonte dos serviços de inteligência ao The Sunday Times.

14 comentários:

  1. sabe quem poderia dar uma boa resposta pra esse submarino russo a vovó Merkel basta os alemães ter a vontade politica de construir submarinos nucleares e incorporar alguns na Otan!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. bemem materia de tecnologia militar os russos sempre foram mais avancado que os eua e ocidente em geral
    porem o maldito comunismo destruiu a inovacao tecnologica em prol do militarismo desenfreado,consumindo grande parte da criatividade dos russos,tambem a queda do imperio da uniao sovietica levou ao retrocesso tecnologico e militar durante as ultimas decadas

    estarei esperando que esta arma formidavel faça testes de penetracao na costa americana,
    sabemos que na costa do golfo do mexico tem os chamados pontos cegos,onde radares e navios de vigilancia nao conseguem captar a presenca de belonaves inimigas em aguas americanas,
    mesmo com toda tecnologia americana e a mais poderosa frota naval do mundo [nave] naos era capaz de ofuscar a capacidate militar do novo submarino yansen.
    parabens aos russos,superiores em materia militar ate debixo d'gua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. E os Russos testaram muitos submarinos no Golfo do Mexico. Pena que o Brasil não se decide se é de esquerda ou de direita, mesmo com um Governo de Esquerda e desperdiça dinheiro, pois, não sabe como aproveitar as vantagens. Claro, a nossa diplomacia e os nossos negociadores do governo são inocentes. Enquanto a China que sempre foi de Esquerda, sabe como negociar e aproveitar vantagens com Paises de Esquerda, o Brasil, acham que ser de esquerda é ajudar e dar dinheiro a todo Pais que for de esquerda. Em breve estaremos pedindo esmolas pra dois ou mais. Hasta, shalom, adios, sayonara e sem falar nas tomadas de decisão, sim, somos mais lentos que uma tartaruga. Quando a humanidade tiver fazendo viagens interplanetarias, estaremos desenvolvendo os primeiros caças supersonicos e comprando a tecnologia de construção de turbinas simples... Madre de Dios! Avante Tartaruga.

      Excluir
    2. No Brasil não existe mais esquerda. Os únicos partidos que fazem trabalhos de esquerda são: PCO e PCB.

      Turbina simples? Rapaz, o Brasil está testando motores Scramjet, que é o futuro Aliás, somos um dos poucos países a testar tal tecnologia.

      Excluir
    3. Saudações, Michel Medeiros
      É verdade que a Inglaterra foi quem passou a tecnologia de produçao de turbinas de caças a jato para a Russia? E que Winston Churchill afirmou que tal atitude da Inglaterra mostravam o quanto os Ingleses são tolos? Grande abraço, amigo. E aproveitando o assunto. Temos condições de produzir, em pouco tempo, nossas turbinas pra caça?

      Excluir
    4. Creio que não, pois a Inglaterra não tinha essa tecnologia. E quando a Rússia teve seu primeiro caça com motor a jato, já era Guerra Fria. Portanto essa hipótese cai por terra;

      Construir uma turbina demanda 6 anos.

      Excluir
  3. Caro Michel, fale alguma coisa sobre esta matéria.
    Muito grato.

    ResponderExcluir
  4. Caro Michel,

    Suas apreciações sobre a parte técnica de armamentos comparando com outros similares, neste caso com os submarinos ocidentais; nos dá um balizamento sobre inovações tecnológicas que cada parte estão pondo em uso. Não sei, mas acho que consegui exprimir minhas dúvidas sobre o distanciamento tecnológico dos russos em relação aos com correntes.

    Muito grato

    ResponderExcluir
  5. Bom, antes de qualquer coisa devemos ressaltar que os os russos são um dos povos pioneiros em matéria de submarinos. Isso já em 1860 e la vai bolinhas. O conceito de submarino moderno russo surgiu em 1900 com a construção do submarino elétrico Delfin. De lá pra cá os russos construíram os maiores e melhores submarinos do mundo. Reconheço que em matéria de submarino convencional, os alemães são superiores, mas se analisarmos as armas, os submarinos convencionais russos são os mais letais.

    Em se tratando de submarinos de ataque convencionais, a Rússia sempre teve vantagem com relação ao ocidente, sobretudo os EUA. A classe soviética Foxtrot foi a primeira classe que deu a vantagem aos soviéticos, vantagem essa que foi ampliada com a classe Tango, com o casco revestido de borracha.

    Agora se tratando de submarinos nucleares de ataque, a Rússia sempre teve a dianteira desde a classe Echo.

    Todo submarino russo lançador de mísseis, sejam eles de cruzeiro ou mísseis balístico sempre será mais poderoso que os análogos, Os russos sempre fazem classes de submarinos para se manter no topo por longos períodos. Em matéria de sensores e sonares, a Rússia mantém a liderança nessa área há décadas e seus submarinos conta com uma ajuda de satélites que podem detectar submarinos submergidos (http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/03/russia-desenvolve-satelite-capaz-de_19.html). Em matéria de mísseis, a Rússia está 30 anos a frente dos americanos, isso é o que dizem oficiais da Marinha Americana.

    Ajudei?

    ResponderExcluir
  6. Caro Michel,

    Nota 101. Ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Basicamente os russos são uma mistura de povos mongóis (altamente terrestres) e escandinavos (predominantemente aquáticos) e há séculos (desde Pedro, o Grande) tentam destacar-se no âmbito da guerra naval. Porém, apesar de alguns acertos esporádicos, os russos só progrediram mesmo nesse setor após a WWII, graças aos técnicos alemães levados para fazerem trabalho escravo na ex-URSS. Conseguiram alguns acertos, cresceram, progrediram, mas seus navios tinham um gravíssimo defeito: MÁQUINAS BARULHENTAS DEMAIS e isso é prejudicial na guerra moderna. Acredito que todos os navios russos hoje em uso sejam excelentes, os melhores e mais poderosos do mundo. Só não sei se eles solucionaram esse péssimo defeito do EXCESSO DE RUÍDO. Se resolveram, o mundo que se cuide. Se não, eles estão ferrados!

    ResponderExcluir
  8. Quanto aos jatos, a URSS fez testes bem rústicos com foguetes, mas não jatos. Só depois da guerra (já em 1946) os ingleses forneceram um motor a jato aos soviéticos na esperança de que os mesmos estivessem tão atrasados tecnologicamente que só conseguiriam reproduzir àquela máquina nuns dez anos ou mais. Se enganaram. Graças aos tais técnicos alemães os russos não só reproduziram o motor inglês a jato em apenas um ano mas o aperfeiçoaram em 1948 e em 1950 lançaram na guerra da Coréia o melhor caça a jato do mundo, o Mig 15, que continuou sem rival até 1960. De lá até 1990 os russos sempre estiveram à frente do Ocidente em matéria de aviões de combate mas com o fim da URSS eles foram superados e só de 2010 pra cá parecem estar recuperando o tempo perdido e já começam a voltar a liderar à nova corrida armamentista. Contudo, os americanos não pararam de produzir armas nas três últimas décadas e o arsenal ocidental parece ser bem maior que o russo, embora com muita coisa obsoleta. O diferencial pode vir a ser a China, que está se armando com o que há de mais moderno, mas jamais foi sujeita a nenhum teste de combate como as diversas campanhas em que os EUA se metem continuamente. Esse é o problema dos russos e dos chineses...

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao tal novo submarino russo recém lançado - o "Severodvinsk" - eu não tenho a menor dúvida de que ele seja o melhor do mundo em quase todos os aspectos, menos em um: SÓ TEM UM HÉLICE e em ação de combate, caso ele perca ou danifique esse impulsor, sofrerá o mesmo problema insuperável ocorrido com o excelente, poderoso, mas azarado "Bismarck" da saudosa Kriegsmarine, do bondoso Adolf Hitler, que foi posto a pique pelos ingleses porque empenou seu único leme e por só poder mover-se em círculos decretou seu próprio assassinato e consequente afundamento. Está na História mas acho que os russos não leram essa página...

    ResponderExcluir