Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Jovens muçulmanas são levadas à Síria para "jihad do sexo"

Religiosos sunitas abençoam o "casamento" por alguns dias para legalizar as relações entre combatentes e mulheres recrutadas em países muçulmanos para lhes agradar.

Aicha, 20, residente em Monastir, na Tunísia, foi animada a aceitar um "casamento" durante horas ou dias e que, enquanto durasse, entregasse seu corpo aos jihadistas que combatem na Síria, "para aliviá-los e lhes insuflar forças para que possam derrotar o inimigo". Foi o que lhe propôs uma pregadora estrangeira de cerca de 40 anos que se apresentou na faculdade onde estudava oferecendo cursos gratuitos de islã.

Aicha se inscreveu nas aulas na casa da missionária, das quais participavam outras 18 garotas com idade média de 18 anos. A professora tentou convencê-las a se vestirem de maneira mais recatada, usando o niqab, uma túnica que deixa só os olhos descobertos. Também tentou dissuadi-las de continuar suas carreiras escolares, porque só o Corão merece ser estudado. Explicou-lhes as virtudes da jihad, essa guerra praticada pelos muçulmanos radicais. Se morrerem, disse-lhes, "terão entrada mais fácil no Paraíso".

As mais receptivas eram incentivadas a viajar à Síria para praticar ali sua jihad particular, a sexual. Aicha já fazia parte de um grupo que iria viajar na última primavera, mas fraquejou, contou suas dúvidas para sua mãe e esta a convenceu a renunciar. Pouco depois, com o rosto desfocado, narrou no final de maio sua experiência diante das câmeras da TV Tounesna.

Seu depoimento, incompleto porque não chegou a ir à Síria, é o primeiro de uma garota sobre a existência de uma jihad sexual para mulheres. Depois se acrescentaram outros casos denunciados por pais muçulmanos de filhas desaparecidas, como uma adolescente de 16 anos de Vilvoorde, Bélgica. O fenômeno havia sido revelado primeiro por veículos de comunicação ligados ao regime sírio e iraniano, como a agência Fars. Mas lhes davam pouca credibilidade. Agora, as próprias autoridades tunisianas informam como combatem essa prostituição encoberta.

Milhares de jovens sunitas árabes e também criadas na Europa - as estimativas são muito variadas - viajaram à Síria para lutar contra o regime de Bashar al-Assad, um muçulmano alauíta assimilado aos xiitas. A maioria se afiliou a grupos ligados à Al Qaeda. No Afeganistão e no Iraque, os milicianos radicais que empunhavam as armas não costumavam conceber o sexo fora de um casamento estável, porque era "haram" (pecado). Na Síria e na serra de Chaambi, no oeste da Tunísia, não é mais assim.

"Religiosos sunitas com autoridade suficiente para emitir "fatwas" (éditos islâmicos) autorizaram o casamento durante horas ou dias, legalizando essas relações sexuais que antes eram pecaminosas", explica Fernando Reinares, principal pesquisador sobre terrorismo do Real Instituto Elcano. "Como a disponibilidade das mulheres sírias não era suficiente para satisfazer todas as necessidades, foram trazidas de outros países", acrescenta.

O xeque salafista Yasir al Ajlawni, agora estabelecido na Jordânia depois de viver anos em Damasco, seria o responsável pela principal fatwa que introduz no islã sunita o matrimônio temporário ou de prazer por algumas horas ("zawaj mutaa") que os xiitas praticam. Não exige nenhum trâmite, porque basta proclamá-lo diante de Alá. Esses novos preceitos "provocam debates contraditórios sobre a responsabilidade jurídica da mulher e as regras aplicáveis ao matrimônio", explica Mathieu Guidère, professor da Universidade de Toulouse e autor do livro "Les Nouveaux Terroristes" [Os novos terroristas] (ed. Autrement), publicado neste mês em Paris.

O islã sunita, uma religião nada hierarquizada, está repleto de fatwas surpreendentes, às vezes inclusive emitidas por teólogos moderados. Izat al Atiya e Abd el Mahdi Abdelkader, dois professores da Universidade de Al-Azhar, no Cairo, propuseram em 2010 evitar os riscos que representava a convivência de homens e mulheres que trabalhavam juntos em escritórios. As mulheres, escreveram, deveriam amamentar pelo menos cinco vezes seus colegas. Assim seria instaurada uma relação "maternal que impediria qualquer ato sexual" entre colegas de escritório. A imprensa egípcia zombou dos teólogos.

Quem são as mulheres que marcham para a Síria? "Jovens que querem participar à sua maneira do projeto jihadista", salienta Guidère. "Às vezes, entretanto, são recrutadas por propagandistas que as escolhem em função de seu passado e de suas aspirações", prossegue. "Se a mulher possui, digamos, um passado sexual, jogam com seu sentimento de culpa dando-lhe a entender que pode se salvar casando-se com autênticos muçulmanos." "Algumas dessas mulheres são originárias de países europeus e ignoram tudo o que representa essa modalidade de união."

Talvez o homem que mais denunciou esse tipo de casamento seja o advogado Badis Kubadji, presidente da associação de ajuda aos tunisianos no estrangeiro. Em uma entrevista em agosto ao semanário "Akher Khabar", de Túnis, por exemplo, relatou a cerimônia com que os jihadistas recebem em seus acampamentos as mulheres tunisianas que, segundo ele, chegam a se casar e manter relações com até seis homens por dia sem tomar medidas anticoncepcionais porque o islã o proíbe.

Kubadji afirma ter descoberto um acampamento perto de Idlib, no noroeste da Síria, no qual se concentram até mil mulheres. "O número de mulheres que se inscreveram nessa jihad, entre elas as tunisianas, é muito menor", afirma Alaya Allani, professor da Universidade de Manouba, em Túnis. "Creio que é um fenômeno limitado que se exagera com fins propagandísticos", insiste Abdalah Rami, pesquisador do Centro Marroquino de Ciências Sociais da Universidade Hassan 2º, em Casablanca.

O ministro do Interior da Tunísia, Lofti Ben Jeddou, não se atreveu a dar números nesta semana, mas disse que as tunisianas na Síria costumam voltar para casa quando ficam grávidas depois de terem tido relações com dezenas de homens. As autoridades tunisianas reconhecem que a jihad sexual era uma realidade em seu próprio país, na serra de Chaambi, onde desde o início do ano estão entrincheirados milicianos islâmicos fugidos do Mali que o exército não consegue desalojar.

Nuredin al Khadimi, o ministro de Assuntos Religiosos e teólogo islâmico, pediu a seus compatriotas que rejeitassem essas fatwas. O diretor da segurança pública da Tunísia, Mustafa ben Amor, anunciou em 28 de agosto que havia sido desmantelada uma rede que enviava garotas para Chaambi e era dirigida por uma jovem de 17 anos. Três mulheres foram detidas, mas o juiz de instrução as pôs em liberdade até que esteja concluída a investigação.

A existência dessa prostituição "sui generis" é mencionada com frequência na vida cotidiana da Tunísia. Em 6 de setembro, quando um punhado de feministas da associação Hrayer Tounes se manifestou diante do Ministério da Mulher e da Família para pedir a demissão de sua titular, Shimen Badi, gritaram para Mohamed Ghanouchi, líder do partido islâmico moderado, que mandasse sua ministra fazer a "yihad nikah" (jihad matrimonial) na Síria.

Esse casamento durante horas não representa uma motivação para se viajar à Síria para combater seu regime, afirma, entretanto, o pesquisador Rami. "Para muitos jihadistas, o mais importante é a morte como mártir e o posterior encontro no paraíso com as huris", essas jovens permanentemente virgens, afirma. A jihad continua sendo sexual, mas já na outra vida.

Um comentário:

  1. Até lembra a invasão da China pelos exercito imperial do japão...só q agr em nome de Alah...religião e política são dois elementos extremamente explosivo. Trágico.Sds.

    ResponderExcluir