Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fantasma em Moscou: onde está Edward Snowden?

 Edward Snowden
Edward Snowden estaria dentro de um terminal de trânsito de um aeroporto de Moscou há dias, mas não há evidência para provar. Enquanto sua ausência provoca novas teorias de conspiração, o Kremlin está tirando proveito do caso.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, incitou novamente os repórteres. Sim, Edward Snowden está em Moscou, ele disse a eles na noite de terça-feira (25), durante uma visita de Estado à Finlândia. E sim, o delator fugitivo dos Estados Unidos permanece na área de trânsito do Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou.

Snowden é um "homem livre", disse Putin, provocando outro frenesi entre os jornalistas em Moscou, que tentam encontrar Snowden desde domingo. Os repórteres reviraram de novo os bares e restaurantes fast food na área de trânsito, sem contar os bancos onde passageiros se esticam para descansar. Eles também reviraram o "hotel-cápsula" do terminal, chamado V-Express, onde Snowden supostamente se hospedou.

O aeroporto tem uma "vasta quantidade de portas trancadas", notou o jornal "The New York Times" na terça-feira, "algo que uma pessoa não notaria sem passar 17 horas procurando por Snowden".

Mas não havia traço dele –exceto, é claro, pelo fluxo constante de citações que a agência de notícias russa "Interfax" recebe de uma fonte misteriosa, supostamente "próxima" de Snowden. O ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA), que vazou informação sobre o imenso programa de vigilância Prisma dos Estados Unidos, não pode comprar uma passagem aérea porque Washington cancelou seu passaporte.

"Snowden realmente existe?"
Cerca de 48 horas se passaram desde que o voo de Snowden pela Aeroflot, saído de Hong Kong, pousou em Moscou no domingo (23). Os jornalistas disseram que nenhum passageiro naquele voo se recorda de tê-lo visto. Não há fotos de Snowden na Rússia. Também não há nenhuma imagem dele feita pelas câmeras de vigilância do aeroporto –e há muitas câmeras lá.

"Será que Snowden esteve mesmo em Moscou?", pergunta o tabloide russo "Komsomolskaya Pravda". Os comentários dos leitores vão um passo além, perguntando: "Será que Snowden realmente existe?". O vácuo de informação está repleto de teorias de conspiração.

As declarações de Putin também não colocaram um fim à especulação. Se Snowden realmente é livre, por que ficaria tanto tempo em um terminal do aeroporto? Putin também alegou que a inteligência russa não teve nenhum contato com Snowden. Mas muitos observadores se recusam a acreditar que Moscou é capaz de tamanha restrição altruísta –particularmente diante do fato de que Ilya Kostunov, uma integrante do Parlamento russo, disse que o aparato de inteligência do país deve analisar "se Snowden tem documentos que ofereçam uma compreensão da ciberespionagem".

O jogo de especulação
E pegar Snowden não seria um feito para a inteligência russa, que em maio deteve e expulsou um diplomata americano sob acusações de espionagem? A presença de Snowden em Moscou é como um "salmão enorme saltando no colo de um urso pardo", segundo o site da revista americana "Time".

A única coisa que parece clara é que Snowden viajou para a Rússia. Mas, mesmo se for o caso, a área de trânsito do aeroporto de Moscou é uma opção estranha de refúgio. A longa duração de sua estadia pode significar que seu destino e sua rota de viagem não estejam mais sob seu controle.

É claro, assim como muita coisa cercando o caso de Snowden, isso é apenas especulação. Apesar da escassez de fatos, há alguns poucos cenários possíveis. Por exemplo, é provável que Snowden esteja tendo problemas com seu passaporte invalidado, o que torna viajar pelo mundo virtualmente impossível. Ele poderia ser forçado a pedir asilo na Rússia, uma opção que o Kremlin já ofereceu dias atrás. Mas, em troca de asilo, Snowden provavelmente teria que compartilhar alguns de seus segredos.

Isso certamente seria um golpe de propaganda sem precedente para Putin, particularmente após ele ter repreendido Washington e as poderosas agências de inteligência americanas, se retratando como o protetor potencial de um dissidente. A reputação de Snowden entre o público ocidental sofreria um sério abalo se ele fornecesse informação valiosa ao Kremlin, cujos serviços de inteligência são conhecidos por reprimir tanto a oposição quanto ativistas de direitos humanos.

Talvez Snowden ainda não tenha partido da Rússia porque as autoridades russas o prenderam, na esperança de descobrir mais detalhes sobre seu tesouro de dados secretos.

E também há uma chance de que Snowden não tenha partido da Rússia porque Moscou está hesitante em entrar em um conflito aberto com Washington. Na terça-feira, o secretário de Estado americano, John Kerry, adotou um tom bem menos agressivo em relação a Moscou, dizendo que não havia necessidade de "elevar o nível do confronto". Os Estados Unidos, ele acrescentou, estão "simplesmente requisitando um procedimento muito normal de transferência de alguém". Seu par russo, Sergei Lavrov, já reagiu furiosamente antes, chamando as ameaças americanas de "absolutamente infundadas e inaceitáveis".

Apesar da exibição frequentemente ostentosa de rixa diplomática entre a Rússia e os Estados Unidos, o fato é que ambos os países cooperam em muitos assuntos, variando desde a luta contra o terrorismo ao Afeganistão. Sim, o presidente Putin excluiu a possibilidade de entregar Snowden, citando a falta de uma base legal, porque os países não possuem um tratado de extradição. Mas o Departamento de Estado vê o assunto de modo diferente, notando que nos últimos anos vários criminosos procurados foram transferidos pelos Estados Unidos para as autoridades russas.

E, finalmente, Moscou poderia oferecer entregar Snowden em troca de Viktor Bout, um notório traficante de armas russo que cumpre pena de 25 anos nos Estados Unidos.

'Corra, Snowden, corra'
Não importa o que tenha acontecido ou quais sejam seus motivos, o Kremlin já explorou o caso mais do que alguém poderia prever quando as revelações foram feitas. A mídia pró-governo da Rússia, que normalmente demonstra pouco afeto por dissidentes, está repentinamente repleta de elogios ao fugitivo americano de 30 anos.

"Corra, Snowden, corra", dizia a manchete do "Rossiyskaya Gazeta", um jornal publicado pelo governo russo. E o jornal "Izvestiya" escreveu triunfantemente que, na batalha contra Snowden e o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, os Estados Unidos estão usando a máscara preta de Darth Vader, e a máscara tem a característica de aderir à pele".

De fato, a estratégia do Kremlin no caso de Snowden é clara: fazer os pecados da Rússia empalidecerem diante da má conduta americana.

3 comentários:

  1. Esqueçam o aeroporto. Muito provavelmente ele esta em algum setor de TI da inteligência russa explicando como os EUA espionam eletronicamente.

    ResponderExcluir
  2. O magico sempre atrai os olhares para uma mão enquanto a outra faz o truque. Ação diversionária.

    ResponderExcluir
  3. A quantidade de informação que o Edward tem é capaz de criar uma guerra mundial e agora ele está nas mãos da Rússia, que teoricamente é a unica nação capaz de enfrentar os EUA, então, com certeza isso não vai acabar bem, não vai mesmo.

    ResponderExcluir