Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rússia desenvolverá um novo tanque capaz de resistir a radiação nuclear

Acima o Object 279, projeto de tanque super-pesado russo; Esse tanque seria capaz de suportar a onda de choque gerado por uma explosão nuclear
O Ministério da Defesa da Rússia projetará em breve um "veículo de alta proteção" destinado a evacuação de zonas afetadas por ataques ou catástrofes nucleares, informa o jornal russo Izvestia.

O veículo será desenvolvido às bases do tanque Ladoga que foi utilizado para essa finalidade desde a época soviética e necessita ser atualizado com os últimos avanços tecnológicos.

O tanque, destinado para evacuação do ministro da Defesa e outros funcionários, poderá prover a segurança da radiação nuclear, mas também de ataques de artilharia e explosões de minas.

A tripulação e os passageiros poderão ficar no tanque por cerca de 36 horas em zonas de alta contaminação radioativa sem a necessidade de sair do mesmo. O blindado inclusive contará com um banheiro.

Algumas câmeras proporcionarão uma vista de 360º, enquanto os mais modernos sistema de comunicação permitirão o contato com os dirigentes do país.

Atualmente, o Ministério da Defesa da Rússia dispõe de vários veículos Ladoga, construídos a partir do tanque T-80, inclusive um exemplar foi usado com sucesso à época do desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Foi único veículo que pode se aproximar do reator danificado sem que a tripulação resultasse afetada pela radiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário