Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de maio de 2013

Novo equipamento propiciará aos caças de ataque Su-25 "Frogfoot" interagirem com UAVs


A empresa aeronáutica russa Sukhoi pretende equipar os caças de assalto Su-25 "Frogfoot" equipamentos que permitirão esses caças realizar missões noturnas. Além disso, o novo equipamento poderá permitir que os esquadrões de assalto executem suas missões em conjunto com aeronaves não-tripuladas (UAV, por sua sigla em inglês).

Segundo uma fonte, o novo equipamento será entregue aos caças de ataque da Sukhoi no terceiro trimestre deste ano, para que testes sejam realizados em uma versão modernizada do Su-25.

Anteriormente, a Sukhoi realizou restes de voos especiais com equipamentos de comunicação à rádio de longa a distância e de comunicações criptografadas da estação de guerra eletrônica Vitebsk-25.

Muito se fala da falta de equipamentos modernos das Forças Armadas Brasileiras, mas os nossos Super Tucanos e AMX podem realizar missões noturnas há um bom tempo.



24 comentários:

  1. Duvido que os Su-25 não tenham capacidade de atuar em missões noturnas... Isso é muito antigo e trivial... talvez vão melhorar a capacidade noturna...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na Geórgia eles não conduziram missões noturnas até aonde se sabe.

      Excluir
    2. Em uma rápida pesquisa eu pude averiguar que a primeira versão do Su-25 capaz de realizar ataques à noite fora a versão Su-25T, versão essa que foi entregue à VVS na Guerra da Chechênia em pequeno número, mas não foi vendido para nenhum país. O programa de incorporação desse caça foi cancelado em 2000. Ou seja, no mundo, somente a Geórgia tem Su-25 capaz de realizar ataques noturnos.

      Excluir
    3. Em um combate direto, qual caça seria vencendor: o Su-25 de um lado ou os AMX e Super Tucanos?

      Excluir
    4. Não podemos fazer comparações, haja vista que as aeronaves citadas não são aeronaves de caça, mas sim aeronaves de ataque ao solo.

      Mas por sua aviônica e suas armas ar-ar, o AMX com certeza abateria facilmente o Su-25.

      Tirando o fato de que o Su-25 é uma aeronave a jato, o Super Tucano tem uma aviônica bem mais moderna que o aparto russo, sem contar que pode ser armado com mísseis BVR, uma capacidade formidável.

      Excluir
    5. Michel, entao e a nova versao su-25sm que esta ja a ser encomendada? Eu acho que essa ja nao é assim inferior ao amx, ja que tem recentes misseis ar-ar r-73 que estao longe de perder para o aim-9 e piranha, nova aviónica e munições guiadas por glonass. O super tucano acho que só usa misseis ar-ar aim-9, piranha e python de curto alcance.

      Excluir
    6. Sem contar que o Su-25 é um tanque de guerra voador, possui uma blindagem formidável, já ví muitas fotos de Su-25 atingido por mísseis, faltando nariz, tubeira de turbina, faltando ponta de asa e voltou pra casa.

      Excluir
    7. As melhorias do Su-25SM não chegam nem perto do AMX ou do Super Tucano. As melhorias nessa versão são muitas, porém não agregam tecnologia de ponta mesma. Pra se ter uma ideia, ela não tem FLIR.

      O Piranha é um bom míssil ar-ar e não fica devendo ao R-73. Aliás, o MAA-1A Piranha é superior ao míssil russo. As aeronaves de ataque ao solo brasileiros utilizam mísseis BVR.

      Até aonde eu sei, o Su-25SM não utiliza uma bomba guiada se quer, diferentemente das aeronaves brasileiras.

      O Su-25 também só utiliza mísseis de curto alcance.

      Su-25 atingindo por mísseis e não foi abatido? Isso é lenda!

      Excluir
    8. Michel, digo de novo, nao encontrei nada sobre misseis bvr usados nesses aviões, só misseis de curto alcance. Se encontrou por favor me diga. O su-25sm talvez nao use bombas guiadas mas também pode usar misseis guiados avançados como o kh-29 por exemplo, giados a tv, laser ou radar. Sim, bombas podem ser melhores em alguns aspectos, mas acho que misseis compensam. Tem fichas de informações com comparações entre o piranha e o r-73, para se ver quais as vantagens de cada um?

      Excluir
    9. Michel, pelo que vi ha uma razão para o su-25 nao usar bombas guiadas mas nao consegui perceber inteiramente porque esta mal traduzido.

      Excluir
    10. O fato de você não ter encontrado nada sobre isso não quer dizer que não usemos. Ele pode disparar mísseis Derby.

      Quem disse pra você que um míssil BVR tem que ser de longo alance? Para um míssil ser considerado BVR, ele tem que ter alcance superior a 37 km. Pra mim o míssil BVR mais moderno que tem é o MICA e ele tem versões de curto e médio alcance.

      Talvez? Até aonde eu sei as bombas que o Su-25SM pode transportar não são guiadas. Todos os mísseis são guiados por algo, desde Kaliningrad K-5.

      Pra começo de conversa: O MAA-1A Piranha é um míssil mais moderno que o R-73. As contra-medidas do infravermelho desse míssil usa duas cores, enquanto o míssil russo não. O míssil brasileiro pode fazer curvas de mais de 50G, o míssil russo não. O míssil brasileiro é superior ao míssil americano AIM-9L, que teve muitas vitórias contra aeronaves que utilizavam o R-73. Aliás, você já viu qual é a taxa de sucesso desse míssil russo? Menos de 10%. Agora dá uma olhada na taxa de sucesso do míssil AIM-9L, que é inferior ao Piranha:
      http://www.f-16.net/f-16_armament_article1.html

      Lógico que eles não usam bombas guiadas, nem FLIR eles têm.

      Excluir
    11. ok Michel, mas olhe... pense porque o r-73 teve essa taxa de insucesso, porque será? Quais militares usavam o aim-9 e quais militares usavam o r-73. Está a falar do normal r-73 ou das versoes mais modernas tipo r-74m2?,... ou os futuros misseis que estao a ser criados para o pak fa por exemplo? A razão que eu vi para ele nao usar bombas guiadas nao parecia ser essa acho eu, mas eles podem colocar no futuro FLIR se o quiserem. Ja agora, e se o piranha fosse usado por militares de 3º mundo numa guerra e fracasse passaria a dizer que era um mau missil e inferior? ja agora, entao se pode disparar misseis derby porque ainda nao os usa, esta em desenvolvimento ou atrasado?

      Excluir
    12. Ele teve essa taxa de insucesso porque não era um bom míssil, assim como o AIM-9 não era no início.

      Nem mesmo as versões melhoradas do R-73 fazem dele um bom míssil.

      Em nenhum momento falamos de mísseis modernos, então não sei porque você fala de mísseis promissores para o T-50.

      Repare que eu não falo de hipóteses, eu falo de fatos e dados.

      Evidentemente, se o Piranha não cumprisse o que seu fabricante fala, evidentemente que seria um fracasso.

      Derby com desenvolvimento atrasado? O Derby é um míssil israelense que está em serviço. Quem disse que o Super Tucano não usa o Derby?

      Excluir
    13. Esta a dizer que um missil como o piranha é um bom missil enquanto outros js veteranos como o r-73 que pelo que sei levou ao desenvolvimento de outros projectos de misseis de curto alcance pelos ocidentais, e também o aim-9 mesmo agora? O piranha nem sequer foi utilizado em combate, como eu disse, e se por acaso o piranha fosse usado e tivesse um pessimo desempenho? misseis sao armas delicadas, tem de ser bem manuseadas. Alias posso dizer que mesmo os misseis de hoje nao tÊm realmente o desempenho esperado, pois por exemplo o aim-120 nao teve assim uma taxa d sucesso muito grande de foi até agora pouco usado, a maioria dos abates também sao na ordem do curto alcance. O combate bvr nao deve estar tao evoluido assim, os misseis têm de ser mais fiaveis. Mas digo, se até o piranha fosse usado em combate e tivesse sucesso, ai até me calava.

      Excluir
    14. Ja agora, o super tucano e o amx podem usar o derby só mais teoricamente, com o auxilio de outros radares por exemplo aerotransportados, e mesmo assim é com bem menos eficáceis que avioes usando o seu radar. Alias se poderia até porque ainda nao usa, ja que o derby ja esta em uso como diz?

      Excluir
    15. Podemos dizer que o Piranha também é um míssil "veterano", visto que ele é a versão brasileira do míssil AIM-9L. Sem contar que nosso míssil é bem mais moderno. A última modificação do R-73 data de 1996. A última versão do MAA-1A Piranha foi testada, se eu bem me lembro em 2005. E se analisarmos o MAA-1B Piranha, o míssil russo perde feio.

      O R-73 forçou o desenvolvimento de outro mísseis ocidentais? Duvido! Mísseis novos foram desenvolvidos para que o Ocidente não parasse no tempo. Quanto o R-73 entrou em serviço, o Ocidente tinha vários mísseis melhores que ele, caso do R.550 Magic, o Matra Magic II, o Matra Super 530, o Aspide, o Skyflash, o Taildog e o AIM-9L. Não sei se você sabe, mas o R-73 é um míssil de 4ª geração.

      E daí que o Piranha não foi usado em combate? Ele é uma versão melhorada do AIM-9L, míssil esse sim que foi utilizado em combate e foi superior aos mísseis soviéticos. E já disse que se o Piranha não cumprisse suas características, ele seria sim um fracasso.

      Que? O AMRAAM não teve uma taxa de sucesso boa? Até aonde eu sei, o AMRAAM toda vez que foi disparado em combate abateu caças inimigos.

      Que disse pra você que AWACS são piores que o radar de uma aeronave? Os AWACS são o que há de melhor em detecção de objetivos. Um AWACS que voa a uma altitude de 9.100 metros pode cobrir uma área de 312,000 km².

      O Brasil não utiliza comumente o Derby no Super Tucano porque esse mísseis são utilizados em um primeiro momento no Mirage 2000, caças esses que tem a missão de interceptar aeronaves. Pra que utilizar um míssil BVR em uma aeronave COIN? Mas insisto, o Super Tucano já foi armado com mísseis BVR.

      E por favor, deixe de supor e fale de fatos. Você não mencionou um fato até agora.

      Excluir
    16. Michel, entendeu-me mal, eu nao estava a falr mal dos awaks estava só a dizer que os MISSEIS teriam menos efectividade visto serem lançados de um avião desse tipo, eu estava a falar dos misseis. Eu falei de informações que assim encontrei e considerei como factos, la tenho culpa de voçê conseguir essas informações como nao sendo factos. por exemplo muito se fala dos testes em 1989 com mig-29 e os r-73 junto com os capacetes, que fizeram os ocidentais mudaram as taticas e aumentarem o seu grau tecnológico e eu ouvi varias vezes dizer que o r-73 influenciou o desenvolvimento de novas versoes de misseis ar-ar com o aim-9x, o mica, python 4 e 5, etc. E é o primeiro a dizer-me que o r-73 é um mau missil, nao esperava alguém dizer isso. Ja agora, li informações que o su-25 usa flir e pode usar r-77, só para nao dizer que só me estou a basear em suposições, o que eu escrevi é de informações que encontrei, simplesmente voçê discordou, pronto

      Excluir
    17. Postei sobre outro mail ja agora.

      Excluir
    18. A versao do su-25 que pode usar r-77 e também r-27 é o su-25tm /su-39. Alias pelo que vi essa versao deve ser até a mais avançada, ja que o su-25sm foi uma versao acessível desta. Aparece isso por exemplo no global security.

      Excluir
    19. A AWACS não são aeronaves para disparar mísseis, de onde você tirou isso?

      Mísseis BVR são do tipo dispare e esqueça. Se o alvo for travado, adeus, baby!

      Você não mencionou nenhum fato, pois os fatos que eu mencionei estão em site especializados, inclusive russos. O R-73, segundo você era tão temido que ele nunca foi superior ao AIM-95 Agile.

      O R-73 é um míssil BVR, é óbvio que ele trouxe uma capacidade nova a VVS. A capacidade de HUD não é tudo isso que você pensa, cidadão. Os ocidentais não mudaram suas táticas. O ocidente só foi modernizando suas táticas com novas tecnologias, é diferente. Quem vai ter um míssil que tem taxa de sucesso de 10%? Esse míssil tinha sim excelentes contra-medidas, mas nada de mais.

      Você ouviu dizer que o R-73 influenciou o desenvolvimento de novo mísseis? Com certeza isso é conversa fiada, pois o Ocidente tinha mísseis superiores, mísseis que são anteriores ao R-73.

      Nada disso! O R-73 não pode ser comparar com o MICA, Python 4 e 5. Esses mísseis são mísseis de 5ª geração.

      Você sabe o que é FLIR? Parece que não! Pague uma foto do Su-25SM e me monstro um pod FLIR se que nele.

      R-77 no Su-25 só se for na versão Su-25TM (Su-39).

      Eu sou o primeiro a dizer que o R-73 é um míssil problemático? Rapaz, eu compreendo a língua russa e leio isso dos próprios russos.

      Você não citou nenhuma fato ainda para comprovar que o R-73 teve uma taxa de sucesso de 10% e que esse míssil é superior que os análogos ocidentais de sua época.

      Excluir
    20. Só uma pergunta?... onde é que o r-73 foi utilizado em combate? eu só vi sobre o missil r-27 que teve realmente pouco sucesso mas foi usado principalmente num conflito entre paises de terceiro mundo, etiopia e eritreia embora soube que haveria mercenerarios russos e talvez ucranianos nesse conflito. Em 24 misseis disparados só 1 conseguiu abater um alvo, embora nao sei se se deve usar só esse conflito para analisar a eficiencia. Eu vi num site especializado que o aim-120 nao teve uma taxa de sucesso assim por ai além.

      Excluir
    21. Compreeendeu mal o que disse dos waks, veja bem. O que voçê disse do r-77 do su-39 ja eu disse e contradiz o que disse antes de o su-25 nao usar misseis de medio alcance ou bvr. Nao se preocupe que eu ja tenho uma ideia do que é FLIR mas nao vou andar por ai a ver foruns e essas coisas só para procurar isso.

      Excluir
    22. O R-73 foi usado na Guerra do Golfo, na Guerra entre Iraque e EUA, na guerra entre a Etiópia e a Eritreia, na Guerra da Sérvia...

      Seu suposto site especializado usa dados errados. Veja os caças que o AIM-120 AMRAAM. Aliás, esse míssil sempre foi um dos mais temidos do ocidente.

      Você está escrevendo errando. O correto é AWACS. Eu nunca falei que o Su-25 não usa míssil de médio alcance. Eu disse que ele não usa mísseis BVR e isso eu provo, visto que a única versão que poderia disparar mísseis BVR é a versão Su-25TM (Su-39). Essa versão nem existe ainda. Podemos dizer que ela nada tem a ver com o Su-25 caso ela entre em operação.

      Não vai perder tempo? É não perca seu tempo, você nunca vai achar um pod de FLIR em nenhum Su-25. Aliás, só do Su-27 e MiG-29 pra cima que os russo instalaram pod de FLIR.

      Excluir
    23. Michel não é lenda !

      Pesquise no google imagens : Su-25 hited

      Vc vai ver várias aeronaves atingidas que retornaram.

      Excluir