Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de maio de 2013

Ministro da Defesa da Índia admite limitação na implantação de novos submarinos

Como já foi reportado anteriormente por esse blog, a capacidade submarina da Marinha Indiana em 2015 será a menor da história. Face a esse problema, o ministro da Defesa da Índia, AK Antony, admitiu nessa terça-feira (14) as limitações na capacidade do país na implantação de novo submarinos à frota.

A Marinha Indiana opera atualmente 14 submarinos, incluindo um submarino nuclear de ataque arrendado da Rússia. No entanto, se analisarmos a disponibilidade dos submarinos indiano esse número não se faz verdadeiro.

"Há algumas restrições operacionais relativas aos submarinos convencionais", disse AK Antony, em discurso para altos oficias da Marinha.

Em 10 de abril eu tornei público o conteúdo de um relatório do Ministério da Defesa da Índia, o qual dizia que a Marinha Indiana iria ficar, em 2015, com 6 ou 7 submarino, incluindo o primeiro submarino estratégico do país, o INS Arihant, uma vez país irá aposentar os submarinos russo da classe Kilo e os alemães da classe Type 209 nos próximos anos.

Em contraste com a humilde frota da Índia, a China opera perto de 45 submarinos, incluindo 2 submarinos estratégicos lançadores de mísseis balísticos. Eles também planejam construir 15 submarinos convencionais de ataque adicionais da Yuan, submarinos esses que terão motores alemães.

O tamanho da frota de submarinos da Índia vai ser aproximadamente a mesma que a da Marinha do Paquistão em dois anos.

"Os fundos nunca serão um constrangimento para a aquisição de capital, mas deve ser utilizado com cautela", disse AK Antony.

A Marinha pediu ao governo acelerá uma concorrência convocada às pressas para a aquisição de 6 submarinos convencionais de última geração. O projeto, chamado de P-75I, poderá ascender o valor de US$ 11 bilhões (Ô concorrência cara da peste!).

O estaleiro francês DCNS, o alemão HDW, a estatal russa Rosoboronexport e o estaleiro espanhol Navantia foram os únicos que responderão a RFI indiana.

O projeto indiano para a construção de 6 submarinos convencionais Scorpène  de origem francesa está em curso em Mumbai, nas instalações do estaleiro indiano Mazagon Dock Limited. No entanto, uma nova avaliação mostrará que o programa será atrasado em mais 18 meses, uma vez que os consultores espanhóis do estaleiro Navantia  ‘abandonaram’ o empreendimento.

Indo pelas últimas projeções do Mazagon Dock Limited, o primeiro submarino  Scorpène indiano estaria pronto para indução no final de 2016. Quanto o contrato foi assinado, em 2005, o primeiro submarino era para estar pronto em 2012. No entanto, o atraso seria muito maior de acordo com acontecimentos nos últimos dias.

As capacidades submarinas da Índia estão ficando anuladas no momento em que um número crescente de submarinos chineses estão se aventurando na região do Oceano Índico, o que representa um perigo para os interesses de segurança do país, disse um documento classificado do Ministério da Defesa da Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário