Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Genro de Bin Laden procura novo advogado, mas há empecilhos

Quando um réu importante num caso de terrorismo apresentou-se na semana passada diante de um juiz federal de Manhattan, parecia que toda a associação de advogados estava lá para representá-lo.

"Boa tarde, meritíssimo", disse um advogado, defensor público federal, enquanto se apresentava e aos outros quatro advogados que defendiam o réu.

Em seguida, outro advogado, Stanley L. Cohen, falou. "Boa tarde, meritíssimo", disse ele, apresentando a si mesmo e a um colega como advogados do caso.

O réu, Sulaiman Abu Ghaith, que é genro de Osama bin Laden, foi levado para os Estados Unidos para ser julgado pela acusação de conspirar para matar norte-americanos. Quando ele foi acusado em março, o processo foi atribuído ao escritório da defensoria pública, que tem longa experiência em representar réus acusados de terrorismo.

Abu Ghaith, desde então, disse que quer manter Cohen, um ex-advogado eloquente da Legal Aid Society, que usa um rabo de cavalo cinza e também atuou em muitos casos de terrorismo ao longo dos anos.

Empecilho
Era o tipo de mudança de advogados que costuma ocorrer sem muita discussão. Mas a passagem do bastão no caso de Abu Ghaith foi complicada pelo fato de que Cohen está sob acusação federal, em Syracuse, NY, e sob investigação federal em Manhattan, disse um juiz no tribunal na semana passada. Cohen disse que as investigações estão relacionadas.

O juiz Lewis A. Kaplan, fez uma série de perguntas a Abu Ghaith para ter certeza que ele entende os riscos potenciais e os conflitos éticos que possam resultar da contratação de Cohen, por causa das dificuldades legais do advogado. Cohen foi acusado de obstruir a Receita Federal norte-americana e não apresentar alguns relatórios sobre transações em dinheiro. Ele se declarou inocente.

"Você entende que, se ele for considerado culpado por essas acusações, ele pode ser enviado para a prisão?", Disse Kaplan.

"Sim", respondeu Abu Ghaith.

E se isso acontecer enquanto o caso de Abu Ghaith estiver em andamento, disse o juiz, "você seria obrigado a encontrar um novo advogado no meio do caso."

"Eu entendo isso", disse Abu Ghaith, falando por meio de um tradutor. Ele observou que o colega de Cohen ainda estaria disponível para defendê-lo. Abu Ghaith disse que seu irmão no Kuwait estava pagando por sua defesa.

O juiz não se pronunciou sobre se Abu Ghaith poderia manter Cohen, dizendo que ele queria que o réu considerasse a questão e que abordaria o assunto novamente na terça-feira.

Combustível
A entrada de Cohen no caso poderia aumentar as tensões e o potencial de disputas legais. Ele tem um relacionamento longo e controverso com o governo, e disse recentemente que as acusações relacionadas com a Receita Federal são apenas o capítulo mais recente dessa batalha.

"O governo declarou guerra contra mim há vários anos atrás", disse Cohen, 62 anos, por telefone na sexta-feira, mas as investigações "não chegaram a lugar algum."

"E, quando tudo mais falha", diz ele, "chamem a Receita Federal".

"Eu servi durante muitos anos como uma voz poderosa para grupos e pessoas impopulares", acrescentou.

Em seu site, Cohen diz: "Esta perseguição tem como objetivo me desgastar, destruir meu escritório, punir os meus clientes e, por fim me silenciar. Ela não vai funcionar."

Seus clientes incluem Mousa Mohammed Abu Marzook, um líder político do Hamas que foi preso em 1990 em Nova York durante uma batalha de extradição com Israel antes de ser deportado para a Jordânia. Cohen desde então representou réus em casos de terrorismo em Minnesota, Nova Jersey, Oregon e Virgínia, e no exterior.

Ele também já trabalhou defendendo clientes com Lynne F. Stewart, uma advogada que depois foi condenada num caso de terrorismo; foi o filho dela, o advogado Geoffrey S. Stewart, que Cohen chamou para juntar-se a ele para representar Abu Ghaith.

Na segunda-feira, Cohen disse por telefone que casos como o de Abu Ghaith "desafiam o nosso sistema" e "apresentam uma oportunidade para uma defesa no mais alto nível, dentro e fora do tribunal."

A defensoria e a promotoria pública se recusaram a comentar o caso.

Conflito
Ao questionar Abu Ghaith no tribunal na semana passada, Kaplan observou que, como Cohen também é réu na justiça, ele pode "pelo menos teoricamente" colocar seus próprios interesses à frente dos de Abu Ghaith; ele pode conduzir a defesa de uma forma que ele acredite fará os promotores "pegarem leve com ele de alguma forma" em seu próprio caso.

Há também a possibilidade de que Cohen não consiga obter a permissão de segurança necessária para analisar os materiais confidenciais que são entregues à defesa, disse Kaplan.

Abu Ghaith disse que entendia os riscos, e que Cohen e os defensores públicos haviam revisto essas questões com ele.

"Estou convencido de que isso não é um risco", disse ele em determinado ponto, "mas eu estou pronto para correr esse risco."

Um comentário:

  1. Imaginem se fosse ao contrário: julgar americanos por matarem inocentes do mundo afora! Quem os defenderiam? Os americanos continuam engraçadíssimos, a globo que o digam

    ResponderExcluir