Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 13 de maio de 2013

EUA e China disputarão a influência no Pacífico e no Índico

Almirante Samuel J. Locklear

O comandante das forças americanas na Ásia e no Pacífico, o almirante Samuel Locklear, alertou que os EUA e a China começaram uma intensa competição para ver quem ditará as regras nos Oceanos Pacífico e Índico, bem como de mares adjacentes.

Em uma entrevista na sede do Comando do Pacífico, o almirante também sugeriu que o novo líder da China, o presidente Xi Jinping, parece ter-se movido rapidamente para exercer o controle sobre o Exército Popular de Libertação, que compreende todas as forças militares da China.

Em matéria de submarinos, Locklear estima que a China planejava adquirir um total de 80 submarinos, alguns movidos por motores diesel-elétricos, outros por reatores nucleares, para expandir sua atual frota de 55 submarinos. Ele cita a expansão, por exemplo, como falta de transparência de Pequim.

"Por que eles precisam, o que eles são?", perguntou o almirante retoricamente. Por outro lado, a Frota do Pacífico dos EUA tem 30 submarinos nucleares de ataque, dois submarinos lançador de mísseis guiados e 8 submarino lançador de mísseis balísticos. Sob o plano da Administração Obama para "reequilibrar" as forças americanas na região, esse número está programado ser aumentado gradualmente.

Em depoimento perante uma comissão do Congresso no mês passado, Locklear disse que "a Rússia e a China esperam colocar em breve em campo novos submarinos estratégicos capazes de atingir o território dos EUA", o que significa que seria capaz de atingir cidades dos EUA e bases militares.

O relatório anual do Pentágono sobre o poderio militar chinês, divulgado na semana passada, disse que os novos submarinos da China estariam armados com mísseis balísticos com alcance de quase 8.000 km. No entanto, Pequim disse recentemente em um relatório anual sobre suas Forças Armadas que somente que sua frota de submarinos estava sendo modernizada.

Além disso, Locklear observou que as nações menores da região estão expandindo suas forças submarinas "como um potencial contra os vizinhos mais fortes". Ele disse que "Austrália, Cingapura, Indonésia, Malásia, Vietnã e Coréia do Sul... lançaram recentemente - ou vão lançar em breve - novos submarinos modernos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário