Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 14 de março de 2013

Coreia do Sul diz que vizinho do Norte alimenta "febre de guerra"


A Coreia do Norte começou a evacuar alguns cidadãos para dentro de túneis com provisões de emergência e a colocar camuflagem militar em ônibus e caminhões, informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

As autoridades sul-coreanas disseram que os movimentos estão alimentando uma febre de guerra: uma tática que os líderes norte-coreanos já usaram em momentos de tensão no passado, sugerindo que seu país está sob uma ameaça iminente, a fim de ganhar apoio do povo.

Na quarta-feira (13), a Coreia do Norte confirmou que cancelou o armistício de 60 anos que colocou fim à Guerra da Coreia.

As ameaças de ambos os lados da fronteira vêm se intensificando nas últimas semanas, depois do terceiro teste nuclear do Norte e das sanções internacionais resultantes. O Norte foi mais longe do que no passado, dizendo que poderia realizar um ataque nuclear preventivo contra os Estados Unidos e contra Seul.

"Todos os inimigos que costumam brincar com fogo nessa questão sensível devem ser jogados em um caldeirão assim que eu emitir uma ordem", disse o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, durante uma visita a uma linha de frente da unidade de artilharia que enfrenta fuzileiros navais sul-coreanos numa ilha próxima, segundo a Agência Central de Notícias Coreana, a oficial do país.

"Uma vez que uma ordem é emitida, você deve quebrar a coluna dos inimigos loucos, cortar totalmente suas traqueias e, assim, mostrar-lhes claramente o que é uma guerra de verdade."

O Sul, sob o novo governo da presidente Park Geun-hye –sua primeira líder mulher-- também fez declarações duras, dizendo que, se o Norte continuar com ataques nucleares, será "apagado da Terra".

Enfatizando a aliança contra as ameaças da Coreia do Norte, o escritório da presidente sul-coreana anunciou na terça-feira que planeja se encontrar com o presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington, no início de maio, em seu primeiro encontro desde que tomou posse em 25 de fevereiro.

Em Washington, o general Robert Kehler, comandante do Comando Estratégico dos EUA, que supervisiona todas as forças nucleares norte-americanas, disse ao Comitê de Serviços Armados do Senado que "dissuadir a Coreia do Norte de agir irracionalmente é a nossa prioridade número 1."

Ele disse que o esforço começa com a aliança com a Coreia do Sul, mas se estende "a outras forças que estão disponíveis" no Pacífico e, "em última análise, até nosso poder nuclear".
"Somos capazes de oferecer ao presidente uma ampla gama de opções", disse Kehler, referindo-se às opções dos EUA caso o Norte inicie um ataque. "O que quer que ele escolha usar em resposta a um ato da Coreia do Norte, acredito que podemos disponibilizar."

Mas ele disse que as agências de inteligência e os militares estavam examinando se "a defesa antimísseis limitada que temos em vigor" no Alasca e na Califórnia precisava ser alterada para acompanhar o ritmo das capacidades recém-demonstradas pelo Norte.

Aumentar o medo de confrontos militares há muito tempo faz parte dos esforços da Coreia do Norte para atrair Washington para negociações. A Coreia do Norte exige um tratado formal de paz para encerrar a Guerra da Coreia, bem como garantias de segurança dos norte-americanos. Também busca negociações diretas com Washington por causa do suposto prestígio que isso traria ao país.

Como a crise sobre ambição nuclear da Coreia do Norte se arrastou, alguns analistas argumentaram que Washington deve tentar negociar um acordo abrangente que aborde as preocupações da Coreia do Norte em troca de o Norte desistir de suas armas nucleares. Mas os sul-coreanos e as autoridades norte-americanas também suspeitam que a Coreia do Norte transformaria as conversações para um tratado de paz em discussões sem fim, exigindo a retirada dos 28.500 soldados norte-americanos estacionados na Coreia do Sul e a redução de armas norte-americanas na região.

Em Viena, um grupo que monitora os testes nucleares disse na terça-feira que não foi capaz de discernir que tipo de material foi usado no teste nuclear da Coreia do Norte.

"É muito improvável registrar qualquer coisa neste momento", disse Annika Thunborg, porta-voz do grupo, a Comissão Preparatória da Organização do Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares, numa mensagem de e-mail.

O sistema de monitoramento do grupo havia detectado uma perturbação sísmica por conta do teste, que registrou uma magnitude de 4,9 a partir de 96 estações de monitoramento --mas, sem acesso ao local de teste, eles não podem fazer muito mais que isso.

Os cientistas esperavam que a detecção de partículas no ar ajudaria a determinar se o Norte havia usado plutônio para fazer o teste, como já fez anteriormente, ou urânio. Uma mudança para o urânio poderia permitir que o Norte aumentasse seu arsenal nuclear.

Se o tratado de proibição de testes estivesse em vigor, disse Thunborg, "haveria a opção de fazer inspeções no local para pesquisar as imediações em busca de provas de uma explosão nuclear."

"Sem o tratado em vigor, não podemos fazer uso dessa opção, infelizmente", acrescentou.

O tratado foi negociado entre 1994 e 1996, mas não entrou em vigor porque algumas nações não o assinaram, incluindo a Coreia do Norte, enquanto outras assinaram, mas não ratificaram, incluindo os Estados Unidos e a China.

16 comentários:

  1. Não ratificaram ?? Hummmm.isto me cheira à cheque sem fundo nuclear !

    ResponderExcluir
  2. Estou convicto de deverá o Mundo estar no caminho certo se fizerem assim:"energia nuclear para todos e armas nucleares para ninguém" como foi ratificado no grupo de Países não alinhados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência é aumentar.

      http://www.youtube.com/watch?v=Wr30tsEvJ4k

      Excluir
  3. Quais são as chances de realmente acontecer uma guerra na coreia?

    ResponderExcluir
  4. em verdade o ultimo artefato nuclear detonado pela CN era "fraquinho" 2 a 4 quilotons (a Little Boy detonada em hiroshima tinha 15 quilotons).

    Para mim eles ainda não tem capacidade técnico industrial de fazer algo mais poderoso.

    ok, 4 quilotons matariam muitas pessoas na CS mais não seria O GENOCÍDIO.

    Fatalmente toda a cadeia de comando da CN viraria pó como represaria direta dos EUA.

    em resumo a cadeia de comando da CN não é tão burra a ponto de se suicidar coletivamente detonando um artefato nuclear "meia boca" contra quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião podemos ficar tranquilos essa guerra nunca vai acontecer! O máximo que vão ficar fazendo é ameças e blefes...Vão ficar Rosnando feitos cães com fome Rangendo e Mostrando os Dentes Amarelados ums para os Outros...

    Ass: Strike

    ResponderExcluir
  6. Um eventual conflito sério na península coreana seria bom para o Irã e países do Brics?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder econômico global está influenciando a todos os envolvidos nestes conflitos. E o objetivo é um só dos detentores deste poder. Ganância. Nem que para isto morram milhões de pessoas, escravizem outras milhões. Para cada conflito, mais somas de fortuna estes obtém, mais empecilhos para os seus objetivos são eliminados. É impressionante como ações lá chegam cá de forma tão eficiente!
      E os meios de comunicação contrários a estes objetivos, só existem porque hoje mais lhes servem do que prejudicam.
      O que vai mudar se a coréia do norte tentar atacar realmente os EUA senão modificar a conjuntura geopolítica global( não pelo ataque em sí, mas sim suas consequências) e depois de posto panos quentes controlar mais a população mitigando os direitos humanos com suas cláusulas perversas. Os que se opõe a estes objetivos são mortos.

      Excluir
  7. A Coreia do Norte não aguenta ver o Sul rico, próspero e democrático, e fica se remoendo de raiva e ameaçando fazer guerra...
    Fazer o que, os pseudo-comunistas-torturadores-censuradores-mentirosos-genocidas são loucos, que ainda acreditam num ideal fracassado que é o Comunismo, são bem capazes de aniquilar seu próprio povo (que já fazem, em tese), só para eles não verem a ilha de fantasia a qual o governo os submete.
    Ainda bem que graças à Coreia do Sul, temos mega empresas por ai, que são super tecnológicas, por sinal.
    Meu Smartphone é Samsung, minha TV também, o Notebook de onde vos escrevo é LG e hoje, fui para o trabalho de carona com meu irmão no SUV de luxo dele, um Hyundai Santa fé, muito confortável.
    Já o pessoal da NK...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já o pessoal da NK...
      E bem sao be, autenticos , nao sao mais uma colonia Americana na face da terra ,iludida por carros. cell phones, e Tablets
      .
      eo cara ainda vem falar em
      pseudo-comunistas-torturadores-censuradores-mentirosos-genocidas são loucos, que ainda acreditam num ideal fracassado que é o Comunismo, são bem capazes de aniquilar seu próprio povo (que já fazem, em tese), só para eles não verem a ilha de fantasia a qual o governo os submete.
      .
      hahahahahahaha O cara , ou nao lembra ou nunca soube o que CIA FROM USA fez na America Latina igualzinho. cara e digno de mora numa colonia Yanke
      ei ainda vem falar em Democracia aqui

      Excluir
    2. Esse ai se orgulha de encher os bolsos dos barões sul coreanos comprando suas bugigangas e criando desemprego em nosso país, eu preferia que esses produtos fosse made in Brasil.

      Excluir
    3. O cara chama a
      Hyundai Santa fé,
      de Luxo
      e bem Tupiniquim
      carrinho de classe media no EUA
      longe de ser um real luxo igual uma Porsche SUV
      porem foi nesse que ele ando
      e o achismo dele fez ele arrota iso : (

      Excluir
    4. Ué, porque meu comentário foi excluído? rs.

      Excluir
  8. Qual o País que mais fez guerras contra vários outros povos do mundo e lançõu sobre eles milhares de bombas matando homens,mulheres,crianças indistintamente ? Eu respondo :os EUA. Qual País foi o único a devastar parte da humanidade com duas bombas atômicas ? Eu de novo: os EUA. Será que algum insano-masoquista acredita que assassinos cruéis sejam mesmo os mocinhos da história ?? Isto não é inocência..é a mais pura maldade no coraçao. Olha Os Norte-coreanos botaram os EUA para correr na guerra das Coréias e há décadas se prepara para um confronto final com seus inimigos declarados. A Coréia do Norte na verdade está totalmente enterrada sob a terra desde a segunda guerra. O quê se vê através dos satélites espiões na supercície do País é somente para inglês ver.Possuem tecnologia de propulsão de mísseis capazes de colocar um satélite geoestacionário e órbita (31000 Km), dominaram a produção de artefatos nucleres de plutônio que são 25 vezes o poder das bombas de Hiroshima e Nagasaki, podendo então as ogivas serem mais leves e mais fáceis de lançar. À que distancia fica mesmo os EUA da Coréia do norte ? As vezes eu penso que os Estados Unidos estão desesperadamente procurando sua própria destruição a qualquer custo.Claro os Países envolvidos nesta nova guerra nuclear se auto-destruirão mutuamente.É muito triste e desolador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, gostaria de supracitar minha vontade em saber sua opinião quanto à este argumento. Se possível, claro.

      Excluir