Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FAB recebe dois novos aviões não tripulados para vigiar fronteiras

Aeronaves custaram R$ 48 milhões. Outras duas do tipo estão em operação no país desde 2011

Chegada das novas unidades de aeronaves em Santa Maria (RS)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dois novos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) para segurança de regiões de fronteira. Segundo a assessoria de imprensa, as aeronaves fabricadas em Israel estão sendo montadas na base aérea de Santa Maria (RS) e devem voar a partir de março.

Os dois aviões serão usados nas próximas Operações Ágata e também durante a Copa das Confederações. O investimento foi de R$ 48 milhões.

Ao todo, quatro unidades de Vant fazem parte do esquadrão Hórus da FAB. Duas delas estavam em operação desde 2011. Nas missões, as aeronaves fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem ao vivo para centros de controle. Elas participaram, por exemplo, das ações de segurança da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu em junho de 2012 no Rio de Janeiro.

Apesar de serem do mesmo modelo (RQ-450), as aeronaves recebidas neste ano têm algumas melhorias, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi instalado um radar que permite fazer imagens mesmo através das nuvens.

20 comentários:

  1. A FAB não tem em mente comprar drones de ataque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma lista de sugestões começando pelo Evo Cocalero Morales...

      Excluir
    2. E porque atacaríamos o Morales amigo? Por que lá o povo planta coca? Nem os EUA fez isso, por que o Brasil faria? Gosto deste blog, mas tem uns comentários de vez emquando. O blog está muito bom Michel.

      Excluir
    3. se vc lesse jornal Robson, saberia os porques entre os inumeros motivos posso listar:
      1- o brasileiros que vivem na bolivia são expulsos mesmo e aqui eles lideram a lista de estrangeiros regularizados no pais , 2 - ameaçar com o exercito todos os brasileiros da petrobras durante o processo de nacionalização que ocorreu , 3 - pagar como indenização apenas metade do que a petrobras pleiteava e ameaçou não pagar nada... 4 - ser um narcotraficante , vc escolhe, se eu tivesse mais paciencia postaria os links aqui mas vc assim como o governo federal adora adular essa corja que só nos fu....

      Excluir
    4. Robson, no objetivo herculeo de diminuir a ignorancia que existe no mundo eu gostaria de mostrar que o Brasil ate hoje ainda tem problemas com a demarcação de fronteira com a sua amada BOLIVIA e grande lideer revolucionario Cocalero, a ilha de guajara mirim,
      Quando a nossa presidentE ignorantA falar que não temos problemas de fronteira com os vizinhos ou ela mente ou ela abriu as pernas para os nossos vizinhos
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Guajará-mirim

      Excluir
    5. A "ilha é objeto de contenda passiva entre os governos do Brasil e da Bolívia".
      Meu caro, sua própria fonte diz que é uma contenda passiva entre ambos países. Imagino que só vc quer transformou tal fato em contenda militar com tropas se movimentando, guerreiro de selva já desembarcando etc. Nem os EUA não entraram nessa de atacar a Bolívia com drones por causa de coca. Se tem problemas políticos com o governo atual, paciência. Mesmo ainda sendo insuficiênte os recursos para a defesa, no meu ponto de vista, deveria ser no mínimo 2% do PIB, quero te dizer que ainda está mais alto que do governo FHC. Agora, taticamente, é melhor ter a Bolívia do lado de cá, inclusive com essa pressão sobre disputa territorial do que criar um problema geoestratégico, não só com a Bolívia, mas com toda a vizinhança. Um conflito com a Bolívia, até o departamento de estado dos EUA ficaria a favor deles dissimuladamente para enfraquecer a posição de liderança do Brasil. Essa tua visão é muito agressiva do ponto de vista da diplomacia. Lançar uma ataque militar a Bolívia em troco de quê? O que ganharíamos com isso nesse momento?

      Excluir
    6. O Brasil "roubou" o Acre da Bolívia e o fato de disputarmos com os bolivianos a soberania dessa ilha de forma pacifica não nos traz nenhuma preocupação. Eu não vejo o Brasil acumular tropas na fronteira, tampouco os bolivianos.

      Sobre a entrada do Exército Boliviano na Petrobrás: De fato foi um erro do governo daquele país, mas eles estavam no direito deles, haja vista uma empresa brasileira estar em território boliviano. Você queria o que, que mandássemos caças e atacar alvos na Bolívia? Ora, faça-me o favor: O Brasil poderia ter feito bem pior se levasse o caso para o Tribunal Internacional de Justiça (Tribunal da Haia).

      O engraçado é que ninguém fala que o Brasil pagava pelo gás boliviano bem menos que o preço global.

      Excluir
    7. Deveria mesmo ter retaliado com um ataque militar por terem invadido a petrobrás.

      maldita corja bolivariana

      Excluir
    8. exatamente amigo robsoncamara,é por essas e outras q nem todos podem ser governantes rsrs. com certeza os norte americanos iriam tirar proveito disso.aja vista q o Brasil ja é visto por alguns d seus visinhos com desconfiaça.


      Cristiano Martins

      Excluir
    9. só baixar o pau em geral

      Excluir
    10. A Petrobras nem empresa estatal é.

      Excluir
    11. Michel, a invasão da petrobrás ficou por isso mesmo?

      Excluir
    12. tinha que descer o pau mesmo nesses safados

      os venezuelanos são outros da mesma laia bolivariana

      Excluir
    13. Bom vamos por partes:
      1- O termo roubou , mesmo entre aspas, é extremamente impróprio para o que ocorreu, quem tiver a curiosidade de procurar algo sobre a guerra do Acre pode descobrir que os Bolivianos arrendaram parte do territorio a uma empresa estadunidense com clausula de opção de compra, ou seja defendemos a região para que ficasse com quem explora instituto que existe desde a época do direito romano o "uti possidetis", se assistir a serie mad maria, saberá que existiu contra-partidas para a Bolivia.
      2- o que pagamos pelo gas foi o preço que foi combinado quando negociado o direito de exploração, nós nunca apontamos armas para eles, se não vendessem o gás para nós teriam que enfiar vc sabe onde, pois não tinham o que fazer com aquilo existe outro brocardo que existe desde o imperio romano para isso "Pacta sunt servanda", ou seja os contratos tem que ser cumpridos.
      3- a Bolivia tem todo o direito de nacionalizar o que quiser, mas desde que pague a indenização devida o que não foi o caso, e Não tem direito algum de usar civis brasileiros para fazer propaganda tratando os mesmos como criminosos.
      4- A situação não ficou na mesma, o nosso governo federal baba ovo de cocalero tornou a investir la com a petrobras, é uma empresa de economia mista mas quem manda nela é o governo federal que possui a maioria das ações por isso que ela ta nessa draga...
      5 - eu não falei em invadir pais algum, eles que costumeiramente invadem nosso pais, vai no bairro do pari em são paulo que vc vera...
      6- os bolivianos tinham um acordo com o itamaraty de regularizar a situação dos brasileiros la e nós faríamos o mesmo aqui, novamente eles não cumpriram a parte deles
      8- o vant armado patrulhando a fronteira seria um meio muito dissuasivo.
      9- os bolivianos tinham um acordo com o itamaraty tb de não expulsar os brasileiros que produzem na faixa de fronteira, até que o nosso pais pudesse resolver o problema destes cidadãos brasileiros, mas obviamente não fez isso
      10- Robson, meu caro, a contenda é passiva porque o nosso governo é inerte e deixar os bolivianos na pratica serem os donos da ilha, se colocassemos uma bandeirinha la vc perceberia que o negocio deixaria de ser passivo rapidamente.
      11- Robson, pelo amor de deus, o que o FHC tem haver com a historia?!, quando eu falar em governo federal vc pensa na corja mensaleira atual, mas pode ser extensivo a todos os outros inúteis desde 1500...
      Abraços

      Excluir
    14. Eu não vou perder tempo debando acerca da sua opinião, cada um tem a sua. Nós não defendemos em nenhum momento a região ao usurpar um território alheio. Há vários países no mundo que vende parte dos seus territórios e ninguém fala nada. Se o Brasil queria uma compensação financeira pelo ato boliviano teria que ir ao Tribunal de Haia.

      Em tempo, o UCAV não fora desenvolvimentos para atacar "objetivos" militares. Nem mesmo os EUA usam UCAVs em suas fronteiras.

      Excluir
  2. Eu na minha ignorância me pergunto ; por q o Brasil ñ tem tecnologia para produzir seus propios VANT´s e Israel q tem apenas 60 anos tem; e ainda temos q pagar 48 milhoes por esses "aero modelos "bombados;acredito q com ajudos dos norte americanos .Penso q a maioria dos judeus tem dupla nacionalidade,ex: cientistas judeus nascidos em outros paises como Alemnha ,usa,Suecia etc ao migrarem para israel lavaram consigo tais tecnologias e conhecimentos ,to certo?

    Cristiano Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel precisa ter uma indústria bélica em constante evolução e os UAVs são primordiais para os israelenses, por isso que eles desenvolvem esse tipo de sistema. No entanto, os UAVs israelenses não são tão bons quanto parece, haja vista que nem mesmo os israelenses compram esses UAVs. Veja que os principais UAVs israelenses são de origem americana.

      Outra questão que devemos levar em conta é que o governo americano financia muitos projetos de armas israelenses, assim fica fácil, né?

      Outro aspecto a ser notado é que Israel paga para cérebros, já o Brasil não. Os maiores cérebros de Israel são de origem européia. Veja que a principal empresa de armas de Israel foi idealizada por alemão de nome Uziel Gal.

      Israel não tem riquezas, logo se não atrair investimentos para a área de tecnologia e não incentivar a pesquisa tecnológica, Israel vai morrer de fome.

      Excluir