Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Importante figura da indústria bélica russa critica a compra dos porta-helicópteros “Mistral”


Um alto oficial da indústria bélica russa descreveu nesta quinta-feira (24) de um "absurdo" o acordo assinado entre Rússia e França para a construção de 2 porta-helicópteros franceses da classe Mistral para a Armada Russa.

O Vice-Chefe da Comissão Militar-Industrial, Ivan Kharchenko, disse que o acordo de US$ 1.2 bilhão com o estaleiro francês DCNS, assinado na administração do ex-ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov, causou danos significativos para o Estado Russo e a indústria de construção naval.

"Estamos discutindo o absurdo desta decisão anterior. Foi uma iniciativa de Serdyukov que não causou somente um dano ao governo e a indústria", disse Kharchenko em uma reunião em Moscou com líderes das empresas de defesa do país.

O primeiro porta-helicópteros da classe Mistral, o Vladivostok, está sendo construído no estaleiro da DCNS, Saint-Nazaire, França, e deve ser entregue à Marinha Russa em 2014. Enquanto o segundo navio, o Sevastopol, será entregue em 2015.

Kharchenko disse que os navios tem que ser finalizados, caso o contrário a Rússia perderia muito mais abandando a aquisição desses navios.

Um outro contrato entre a Rússia e França acerca da construção de mais dois porta-helicópteros dessa classe estava sendo discutindo, mas por hora a discussão foram congeladas. O novo contrato preveria que outros dois navios da classe Mistral fosse construídos em solo russo.

Os comentários de Kharchenko vêm um dia depois de Vladimir Chirkin, comandante do Exército Russo, dizer que o Ministério da Defesa da Rússia não iria comprar mais nenhum veículo blindado "Lince" da Itália.

O Informante comenta a notícia: Eu particularmente acho as declarações de Ivan Kharchenko muito duras e desnecessárias. Não sei se todos sabem, mas a Rússia nos tempos de URSS, construía seus maiores navios, inclusive porta-aviões, no estaleiro de Nikolayev, que ficou para a Ucrânia depois da queda da URSS. Todos os navios imponentes da URSS, caso do Admiral Kuznetsov, Admiral Gorshkov, Varyag, Moskva, Minsk, Leningrad, Kiev e Novorossiysk foram construídos nesse estaleiro. Hoje a Rússia não teria a capacidade de construir um porta-helicópteros modernos em seus estaleiros, por isso a Rússia está a construir dois novos estaleiros. A França levou 9 anos para projetar e contar com o primeiro navio da classe Mistral. A França levou nada mais, nada menos do que 5 anos para desenhar a classe Mistral. A Rússia comprando o Mistral da França economizou tempo e dinheiro e de quebra poderá absorver modernas tecnologias navais do Ocidente. 

3 comentários:

  1. A Russia compra material bélico de outro país com objetivo de apreender do que necessidade em si. Russia faz isso para economizar dinheiro e usar o conhecimento adquirido para futuros projetos. Isso é bem inteligente.

    ResponderExcluir
  2. A Rússia está economizando tempo/dinheiro em elos da cadeia produtiva bélica que perdeu e que não acrescentou devido a crise dos anos 1990, é um excelente ganho. Com esse dinheiro gasto em outros projetos mesmo sociais, eles vão ter um crescimento mesmo caso o cenário externo seja ruim em pontos chaves e melhorar a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  3. Se eles nao quizerem os navios é´so falar com a MB ela gosta dessas compras de oportunidade

    ResponderExcluir