Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Rússia e China desenvolverão uma variante da classe Amur 1650 de submarinos

Acima uma maquete da classe Amur 950

A estatal russa responsável pela exportação de armas do país, a Rosoboronexport, assinou um ‘acordo-quadro’ bilateral com o Ministério da Defesa da China para que ambos países projetem e construam 4 submarinos convencionais de 4ª geração com base na classe russa Amur 1650.

Segundo o jornal russo "Kommersant", que cita fontes próximas à Rosoboronexport, disse que o valor do contrato ascende o valor de cerca de US$ 2 bilhões e que o acordo definitivo não será assinado para antes de 2015.

A fonte disse ao jornal que o acordo acordo-quadro entre Rússia e China para o desenho de uma nova classe de submarinos foi assinado em agosto de 2012.

O acordo preliminar prevê a construção de 2 submarinos para a Rússia e outros 2 para a China. A partilha de componentes russos nos submarinos russos não excederá os 30%. O estaleiro russo que construirá os futuros submarinos ainda não é conhecido. Mas eu banco que se o Estaleiros do Almirantado (Admiralty Verf) não estiver “atarefado”, será esse o construtor dos submarinos.

Talvez ainda esse ano, a Rússia e China assinarão um acordo complementar do contrato-quadro. Outra fonte do Kommersant disse que o contrato para o desenvolvimento de submarinos com a China é uma prioridade para ambos os países.

Os russos envolvidos nas negociações afirma que a China não será capaz de copiar a tecnologia dos submarinos, porque o governo russo agregou uma cláusula duríssima nesse sentido para se precaver de cópias.

Além da China, outros dois países estão em negociações avançadas com a Rosoboronexport para aquisição de submarinos da classe Amur 1650. Índia e Venezuela também avaliam a possibilidade de comprarem o citado submarino.

A classe de submarinos Amur 1650 é a versão de exportação da classe “Lada” (Project 677), desenvolvido pelo Rubin Design Bureau, de São Petersburgo. O submarino insígnia da classe Lada, o Sankt Peterburg (B-585), foi entregue à Armada Russa de 2010. Os militares russos tem criticando muito a classe Lada, sob o argumento de que a planta propulsora não atende os requisitos da Armada Russa. No entanto, mais dois submarinos foram encomendados. São eles: Kronshtadt (B-586) e Sevastopol (B-587).

A classe Lada mede 66.8 metros, tem uma altura, 7.1 metros de largura e uma altura de 6.5 metros. O submarino pode deslocar 2,700 toneladas. Os submarinos são capazes de 300 metros, desenvolve uma velocidade de até 21 nós e uma autonomia de 25 dias. A classe Lada é armada com mísseis de cruzeiro RPK-7 Veter e Club-S, bem como torpedos e minas.

6 comentários:

  1. Os militares russos sao confusos, dizem uma coisa e depois outros desmentem, quem mostra deficiencias em algum ponto chave na defesa de uma pais deveria ser castigado na minha opiniao, pois compromete nao so as exportações como a segurança do seu pais. Um exemplo é aquele funcionario que disse os "problemas" no reactor do submarino Yasen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi aonde você quis chegar. Ninguém no mundo está equipando suas Forças Armadas como armas de imponência como os russos, mesmo com alguns problemas.

      O problema dos russos é que eles estão dando segmento em projetos antigos, que pode haver falhas de projeto em alguns casos. Mas a Rússia precisa ainda desses projetos da extinta URSS, pois não pode perder tempo. Veja que mesmo havendo controversas acerca dos submarinos nucleares russos, eles já está pensando na 5ª geração dos mesmos. Algumas armas serão apenas tampão para equilibrar o poder entre EUA e China. Se bem que eu acho que em armas estratégicas os russos reinam soberanos.

      Excluir
    2. Em termos de armas convencionais onde acha que os russos reinam soberanos além dos submarinos nucleares, defesa anti-aérea e misseis? Sei que eles têm o melhor caça convencional do Mundo, poderao ter o melhor (mais moderno) de 5 geração, melhores armas de infantaria tipo anti-tanque, e têm outras de alto nivel em relação a outros paises como o ka-52, o mi-26 que nao tem análogos quanto a capacidade de carga, o mi-17 usado pelos americanos, o novo ka-60/62, amur-1650, vao fazer a plataforma armata que nao se sabe ao certo como será, bombardeiros estratégicos como o tu-160 que é o mais poderoso em poder de fogo, e por acaso nao sei o que sucedeu com o projecto do koalitsyia-sv, até apareceu um video dele.

      Excluir
    3. Em armas convencionais?

      Quase todas as armas do Exército de Terra russos são mais poderosas que as análogas ocidentais.

      Graças as armas de defesa antiaéreas russas, o Exército Russo pode ser considerado o mais forte, porque para atacar os alvos terrestres russos o inimigo terá que se virar.

      Os russos tem os melhores caças do mundo, os melhores radares, sonares...

      É melhor dizer em que os russos não possui soberania, mas aonde a Rússia não tem soberania, há uma contra-medida para o inimigo.

      Sobre o "Cisne Branco" (Tu-160), eu gosto muito dele, mas é inferior em vários aspectos ao B-2 Spirit americano. Ele perde em quase tudo para o seu concorrente americano, menos em alcance e em armas.

      Excluir
    4. Não devia estar a comparar com o b-1? Se for assim acho que a unica vantagem que o b-1 possa ter é electrónica embarcada.

      Excluir
  2. Falou e disse, "reinam saberanas"...Sds.

    ResponderExcluir