Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Parlamentar defende a inclusão dos projetos de defesa no PAC


O presidente da Frente Nacional de Defesa, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), propôs a inclusão dos programas estratégicos de longo prazo do Ministério da Defesa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A sugestão foi feita durante abertura das discussões sobre indústria de defesa hoje, em seminário na Câmara dos Deputados.

De acordo com Zarattini, é necessário debater no Legislativo essa “possibilidade de inclusão no PAC”, assim como outras soluções para criar condições orçamentárias necessárias para a continuidade dos projetos.

Ele destacou, ainda, que o seminário, iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, é um fórum importante para discutir como vai ser a articulação do tema no país e para buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento da base industrial de defesa.

No evento, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Sami Youssef Hassuani, disse que a indústria de defesa é parte integrante do esforço de mobilização em caso de ameaça à sociedade e que o seminário “é uma oportunidade única para as pessoas ampliarem o conhecimento sobre um assunto tão complexo como é o de defesa”.

Hassuani falou do nível de investimento necessário para a execução dos planos estratégicos das Forças Armadas, no período entre 2010 e 2030. O valor ideal ficaria em torno de R$360 bilhões.

Além disso, a área é alavanca de desenvolvimento tecnológico e econômico e, com isso, ajuda a equilibrar a balança comercial do país. Segundo dados da Abimde, “nos últimos anos, cada real investido em desenvolvimento de sistemas de defesa gerou cerca de dez vezes este valor em divisas de exportação”.

 PAED
O Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED) foi lembrado como exemplo de planejamento dos novos programas de defesa que contribuirão com o desenvolvimento da reestruturação da base industrial pelo diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Jairo Candido, que também participou do debate.

Entre o pacote de desafios a serem superados por pequenas e médias empresas do setor, o diretor falou sobre a necessidade de garantia de fontes de recursos para o Ministério da Defesa, sem risco de contingenciamento e o acesso facilitado a financiamento e transferência de tecnologia.

Ele destacou também o apoio do Governo ao incentivo de exportação de material bélico, mas advertiu: “Quem vende defesa não são as empresas, e sim o Brasil”.

Almirante Dalva
Durante o painel, houve uma pequena interrupção para que a bancada feminina da Câmara dos Deputados pudesse prestar homenagem à primeira oficial-general das Forças Armadas, a contra-almirante Dalva Mendes.

Na ocasião, a militar foi recebida pelas deputadas Benedita da Silva (PT), Janete Pietá (PT) e Jandira Feghali (PC do B), de quem foi colega no curso de medicina e de quem recebeu um buquê de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário