Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Na Rússia, projetos de inovação tecnológica encalham


Nos arredores pantanosos de São Petersburgo, um grupo de homens está matando tempo jogando cartas enquanto montam guarda em um projeto de prestígio da política industrial russa: uma fábrica abandonada.

O bilionário Mikhail Prokhorov lançou a pedra fundamental desta nova unidade de produção pintada de laranja néon. A ideia é produzir um carro tão badalado quanto o microcarro Smart, da Daimler, e vender pela pechincha de 9 mil euros –uma combinação imbatível que a torcida é que se torne um sucesso de exportação.

Prokhorov prometeu investir 150 milhões de euros para cobrir os custos de engenharia do “Yo-mobil”. Esse veículo moderno e híbrido, que funciona a base de gasolina e eletricidade, busca finalmente derrubar o clichê de que a Rússia só é capaz de exportar gás natural, tanques e usinas nucleares.

Isso tornaria o Yo-mobil um presente dos céus para o presidente russo Vladimir Putin, que deseja conquistar o mercado global com celulares, tablets e aeronaves orgulhosamente “made in Russia”. O presidente prometeu criar 25 milhões de novos empregos baseados em inovação e alta tecnologia neste vasto país até 2025. Para atingir essa meta, o Kremlin planeja investir 16 trilhões de rublos (400 bilhões de euros), ou o suficiente para comprar a Toyota, BMW, Volkswagen e Daimler no atual valor de mercado delas.

Mas seria melhor investir o dinheiro nessas fabricantes de carros estrangeiras. De fato, as empresas estatais russas e os oligarcas pró-Kremlin mal conseguem avançar além da etapa na qual os protótipos são apresentados.

Todavia, Putin vê os carros como uma alta prioridade para o futuro inovador de seu país. Isso levou Prokhorov a levar dois veículos de teste até a residência do presidente em 2011. Mas Putin reagiu de modo taciturno.

Há dois anos, Putin dirigiu um Kalina amarelo-canário, um carro supermini produzido pela companhia automotiva russa Lada, em uma visita de publicidade à Sibéria. Por segurança, a Lada lhe forneceu dois veículos substitutos e um guincho.

Talvez tenha sido essa experiência que levou Putin a resmungar para Prokhorov se “este Yo-mobil também não vai desmontar durante a viagem”. Mas mesmo assim ele se espremeu atrás do volante e dirigiu até uma reunião do Conselho de Segurança Russo. O carro conseguiu percorrer a distância de 4 quilômetros sem quebrar.

Promessas e sonhos impossíveis
Mas a caminho do lançamento da produção em série, planejada para meados de 2012, o Yo-mobil perdeu força, apesar de contar com 200 mil pedidos. Na fábrica perto de São Petersburgo, os guardas afastam todos os visitantes, dizendo que o projeto foi colocado em espera. O gerente de construção pede discrição – caso contrário ele diz que terá a agência de inteligência doméstica da Rússia, a FSB, no seu encalço.

O carro de Prokhorov, que foi apresentado na Feira Internacional do Automóvel de 2011 em Frankfurt como “o novo símbolo da Rússia”, é o mais recente exemplo de uma tradição de séculos. Diz a lenda que o príncipe Grigory Potemkin, um favorito de Catarina, a Grande, ordenou o erguimento de assentamentos falsos para que imitassem aldeias prósperas e assim enganar a imperatriz. Táticas semelhantes de fumaça e espelhos ainda são usadas atualmente.

Os engenheiros já apresentaram o “primeiro smartphone da Rússia” em duas ocasiões. Em setembro de 2010, o chefe da Corporação Estatal Russa de Tecnologia entregou ao então presidente Dmitri Medvedev um protótipo que supostamente seria produzido em Taiwan. Mas o mundo nunca mais teve notícias dele.

Dois meses depois, Putin recebeu um aparelho que “tinha todas as funções de um iPhone4” nas palavras do magnata das telecomunicações russo, Vladimir Yevtushenkov. O oligarca prometeu uma produção inicial de 500 mil unidades, que posteriormente foi reduzida para 100 mil. A fabricante chinesa ZTE suspendeu o projeto depois da produção de apenas 5 mil unidades, citando “falta de demanda”.

Um desempenho igualmente decepcionante ocorreu com o leitor de livros eletrônicos elogiado pela mídia pró-governo como um “iPad russo”. Anatoly Chubais, chefe da empresa Rosnano que conta com apoio do Estado, prometeu “uma grande produção em série” quando colocou o primeiro protótipo funcional nas mãos de Putin em agosto de 2011. Um lote de 1.000 foi distribuído para estudantes russos. A fábrica planejada de 700 milhões de euros, entretanto, continua sendo apenas um sonho.

Não mais uma potência tecnológica
Depois de 55 anos do lançamento do Sputnik, o primeiro satélite do mundo feito pelo homem, que espalhou medo no Ocidente com o poder dos engenheiros soviéticos, a inépcia em inovação do maior país do mundo atingiu proporções patológicas. No ano passado, os russos registraram aproximadamente 1.000 patentes internacionais –menos do que a empresa alemã de engenharia e eletrônica Robert Bosch GmbH sozinha.

A falta de perícia tecnológica da Rússia também está colocando em risco os planos ambiciosos do Kremlin para os setores de aviação e defesa. O Superjet –o primeiro jato de passageiros desenvolvido na Rússia desde o final da União Soviética– virtualmente não tem compradores interessados. A Sukhoi, sua fabricante, produziu até o momento apenas duas dúzias de unidades. Uma delas caiu durante um voo de demonstração na Indonésia, em maio de 2012, matando todas as 45 pessoas a bordo.

O quanto a tecnologia da Rússia está atrás da de seus concorrentes se tornou dolorosamente óbvio em meados de outubro, quando o FBI desbaratou uma quadrilha de contrabando russa. Os supostos espiões russos aparentemente tinham pouco interesse em informação politicamente sensível. Em vez disso, segundo o FBI, eles conseguiram passar componentes microeletrônicos pelas autoridades aduaneiras americanas –bens produzidos em massa que eram adequados para uso em “sistemas militares” e aparentemente destinados ao exército russo e aos serviços de inteligência.

Aparentemente a Rússia desistiu de tentar fabricar esses componentes ela mesma. Alexander Golts, um analista militar baseado em Moscou, queixou-se recentemente no “Moscow Times” em língua inglesa que as empresas russas “não estão em posição de fazer uso de tecnologias avançadas." Por exemplo, os engenheiros que trabalham no planejado jato T-50, um bombardeiro stealth de quinta geração, receberam ordens rígidas de instalarem apenas componentes de alta tecnologia russos. Mas como não existem monitores de plasma suficientes feitos na Rússia, “nós simplesmente pegamos monitores japoneses e mudamos seu rótulo”, reconhece um membro da equipe do projeto.

“Progresso e modernização surgem dos esforços para se tornar mais eficiente”, disse recentemente Vladislav Inozemtsev, um economista de Moscou, em uma entrevista para a “Spiegel”. “Isso contradiz toda a lógica da economia russa.” Visando gerar um produto econômico de um dólar, a Rússia gasta 10 vezes mais energia que a Alemanha. Segundo auditores russos, “devido à corrupção e à fraca gestão”, cada quilômetro de estrada recém-construída é duas vezes e meia mais caro para ser construído do que na União Europeia.

“Todo mundo sabe que isso é inaceitável”, diz Inozemtsev, “mas todos permanecem satisfeitos desde que a receita do petróleo e gás continue entrando”.

Uma questão aberta
Enquanto isso, o futuro do Yo-mobil parece decididamente nada promissor. Prokhorov, o financiador bilionário do projeto, adiou o inicio das vendas em dois anos, para 2014. Pouco depois, ele anunciou sua aposentadoria.

Em uma sala dos fundos da fábrica perto de São Petersburgo, dois engenheiros mecânicos alemães estão sentados conversando. A Dieffenbacher, uma fornecedora de autopeças com sede no sudoeste da Alemanha, os enviou para cá para monitorarem a montagem de uma prensa injetora de plástico de 200 toneladas que Prokhorov comprou para ajudar a fabricar seu carro dos sonhos.

“Nossas máquinas estão funcionando”, diz um dos alemães com o sorriso de um homem que nunca diria uma palavra ruim sobre seu cliente. “Se os russos fabricarem um carro aqui, será uma revolução.”

42 comentários:

  1. Quem escreveu esse texto? O fernando henrique cardoso?
    Quanta baboseira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é baboseira não, José Caetano Lima Lima, você é que não entende do assunto e fica dando palpite idiota na net.

      A ex URSS, não acabou, por causa de guerras, revoluções, nada disso. Ela acabaou porque não podia mais competir em tecnologia militar com os Estados Unidos.

      Os satélites militares espiões americanos, são melhores, computadores de altíssima tecnologia, os aviões de guerra então nem se fala.

      Qual país do mundo tem aviões com tecnologia stealth, que chegam perto dos EUA ?

      NENHUM

      Aliás, nenhum país do mundo conseguiu fazer os famosos "aviões invisíveis"


      PS. O Brasil, não colocou o Sukhoi 35 como preferido no FX2, porque os motores dos aviões de caça da Rússia, não são confiáveis.

      No mundo inteiro, são criticados, pois não conseguem corrigir falhas de décadas.

      Os comunistas e socialistas radicais brasileiros, tem que parar com essa palhaçada de ficar endeusando a Rússia, pensando na URSS.

      Os EUA, sempre estiveram a frente em tecnologia militar e civil.

      Excluir
    2. -
      -
      cara para de tomar o gardenal......pelo amor de deus....vai de prosac....QUANTA ASNEIRA vc teclou... kkk
      -
      a tecnologia russa de armas é reconhecida e confiável....
      -
      o F-22 Raptor.. dos EUA......pesa 19.700KG (DEZENOVE MIL E SETECENTOS QUILOS) ... detalhe.......VAZIO... dado recentemente divulgado pelos EUA .. pondo em cheque...a real capacidade do mesmo...
      -
      imaginem o real consumo dessa orca...kk
      -
      antes os EUA diziam que o F-22 pesava entre 13 - 14 toneladas...vazio.
      -
      face ao ser invisível....os russos desenvolveram produtos interessantes.....
      -
      MSP-418k ...se adapta ao ambiente de sinal e cria um falso sinal de radar (DRFM e AESA) que o inimigo toma como seu próprio. Resultado .. não tem como acertar o alvo (avião)
      -
      PME 418k... para proteger os MIGs contra mísseis "ar-ar" ..resumindo ...composto de nanotubos de carbono que podem absorver completamente as ondas de rádio e torna o caça completamente invisível a radares e dispositivos electro-ópticos.
      -
      XTREME

      Excluir
    3. Até aonde eu sei, a URSS deixou de existir por causa de um racha no PC e pela corrupção. Engana-se que a URSS deixou de existir porque não tinha como competir com os EUA em tecnologia. Quer que eu enumere as tecnologias que os EUA copiou dos soviéticos? Os soviéticos foram ao espaço com recursos e pessoal próprio, os EUA precisaram de um alemão bem quisto no regime de Hitler para tal. Quem inventou os primeiros helicópteros americanos? Um russo de nome Igor Ivanovich Sikorsky. Quem é o pai da tecnologia furtiva das aeronaves americanas? Um russo de nome Petr Ufimtsev.

      Até aonde eu sei, a Rússia sempre foi a maior potência no que tange a satélites e radares militares. Para se ter uma ideia, foram os soviéticos que invetaram o primeiro satélite que era capaz de detectar submarinos submergidos.

      Por favor, não fale de tecnologia stealth, pois essa tecnologia foi idealizada pelos alemães e aperfeiçoada pelos russos. Isso você assistir no documentário que segue: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/01/russia-invisivel-cacada-ao-invisivel.html

      A Rússia sempre foi atrás da furtividade. Russos, alemães, franceses e britânicos, por exemplo, dominam tecnologias furtivas mais avançadas que as americanas.

      Sobre o FX2... Você se equivoca. O Su-35BM sempre foi o caça preferido dos aviadores da FAB, porém sempre eles tiveram medo acerca da logística russa. O Su-35BM foi desclassificado da concorrência porque os russos não cumpriram os requisitos básicos tais como a transferência de tecnologia. O Su-35BM ainda nem usa os seus motores definitivos, com você presume tal coisa?

      Excluir
    4. E eles fizeram o primeiro radar PESA para um caça, o Zaslon, instalado no mig-31. Fizeram os primeiros verdadeiros capacetes de exposição montada (os americanos até tiveram uma má surpreza ao testar os mig-29 alemães, e viram que els tinham o melhor missil ar-ar de curto alcance da epoca, o r-73), testaram um demonstrador com asas de enflechamento negativo, tiveram e têm os melhores submarinos, os britanicos e americanos até quiseram roubar um sonar deles. Têm o plasma stealth. Os EUA sao tao mais capazes que os russos que nem detectaram um submarino deles por um mês perto da costa deles. Eles foram os pioneiros no espaço, foram primeiros que os americanos em quase tudo. e agora os americanos dependem deles para ir à estação espacial. Sei que agora as coisas nao estao muito boas no sector espacial deles mas isso por anos de subfinanciamento, falta de pessoal e equipamentos a ficar obsoletos. Mas eles têm os melhores foguetes espaciais do Mundo em confiabilidade e vao lançar telescopios para o espaço. Aaah, e de misseis, isso nem é preciso comentar. O su-35bm é dos melhores caças convencionais senao o melhor. Dizer que os EUA sao os todos todos poderosos em ciencia de tecnologia é dizer bobagem, alias o que aconteceu com um uav deles no Irão? Pois.

      Excluir
  2. Interessante!
    Pelo oque entendi eles não tem problemas de fabricação é sim,de fabricação kkkkkkkk.
    Começa mas não termina,sempre ficam pela metade por falta (as vezes)de interesse.

    ResponderExcluir
  3. -
    -
    o que já cansei de dizer... ou a Rússia inova ou sucumbe... FATO !
    -
    a era de ouro do petróleo....esta chegando ao seu fim...
    -
    aqui no Brasil o pré-sal esta longe de ser um cheque em branco...pode sim se tornar um pesadelo negro...
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da Rússia não é se reinventar, veja a cidade de Moscou, por exemplo, não deixa a dever a nenhuma grande cidade americano ou europeia. O problema da Rússia é a corrupção.

      Excluir
    2. Corrupção é um problema mundial, nao só da rússia. nao se deve falar da corrupção como só um problema da rússia. é um problema que todos os paises devem resolver. E sim, incluo os EUA e tb Europa.

      Excluir
  4. Quem é vc ai em cima?
    Fidel Castro?

    ResponderExcluir
  5. Apenas 1000 patentes? Isto esta mal. Na verdade segundo estatísticas que vi sao mais ou menos 20 000 patentes, estando entre os paises que mais têm patentes concedidas. Qual é a fonte deste artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Der Spiegel. Na verdade a Rússia não liga muito para o International Patent Classification (IPC), infelizmente. Veja que somente em 1998 a Rússia solicitou a patente do AK-47, um fuzil que foi idealizado em 1947. Sinceramente, eu não levaria esse assunto das patentes para frente até mesmo porque a Rússia tem uma produção cientifica maior que a Alemanha, se eu não me engano. Para se ter uma ideia o Brasil tem uma produção científica maior que a Inglaterra e a Alemanha se eu não estiver errado.

      Em 2011 a empresa chinesa ZTE teve a maior produção cientifica dentre as empresas no mundo, mas essa empresas nunca estará na frente da CISCO, que é líder do setor de telecomunicações/redes. E na boa, os russos nem saíra na foto no ranking do órgão citado acima. A Rússia não aparece nem entre os 15 primeiros países, mas isso não quer dizer nada.

      Excluir
    2. Sim, mas agor asinceramente concorda com tudo o que foi dito no artigo. Qunado mostra artigos de opiniao podia sempre por a sua. é interessante. Gosto de saber a opinião dos outros. Na minha opiniao este artigo subestima duramente a capacidade cientifica e tecnologica dos russos, por exemplo mostrar um prototipo de caça de 5ª geração fidedigno nao é um grande feito. E quando a rússia fez o su-47? Também ja vi noticias de inovações russas importantes, nao se deveria dizer que os russos nao inovam, embora a politica, corrupção e burocracias possam afectar alguma coisa. Mas ai no Brasil tb ha bastante corrupção e voçês tb fazem bastante produção cientica (disse isto sem ter factos em conta, mas o michel poderia esclarecer).

      Excluir
    3. Na minha humilde opinião o escritor desse texto tenta rebaixar a Rússia ao invés de entendê-la. A Rússia sempre foi distante do Ocidente, por isso eu acho estranho mencionar a questão das patentes. Infelizmente eu não tenho tempo para dar minha opinião em todos textos que eu posto, as vezes não tenho nem embasamento. Eu prefiro me calar para não falar besteira.

      Sim, o Brasil é muito corrupto, mas nossa produção cientifica sempre boa. Quando a ditadura brasileira ruiu, estima-se que 30.000 engenheiros e cientistas foram seduzidos por países estrangeiros. O Brasil tem uma produção cientifica maior que a Rússia porque incrivelmente investimos em educação mais que a Rússia, sem falar que somos um país capitalista e nossas empresas sempre buscam melhorar.

      Excluir
    4. Mas é sempre preciso ver as coisas pela qualidade nao só pela quantidade. Eu vi um artigo em que se fez a analise global da educação entre 40 paises o brasil foi o penultimo. Bem, sei que estas analises nao sao bem fiaveis mas da para ver que têm de melhorar na qualidade da educação, o qual a rússia tem boas universidades, um grande pessoal formado, tem dos melhores especialistas em ti que ganham concursos internacionais. Precisa é de combater a burocracia e tb corrupção mas por exemplo houve aqueles escandalos mostrados num tao curto espaço de tempo, até achei estranho, em que varios foram presos por crimes de corrupção, isso mostra que ja começam a caçar os corruptos (nao sei e me vao criticar por dizer isto).

      Excluir
    5. Estamos falando de nível superior. Eu sei que a educação no Brasil não é boa, mas está melhorando aos poucos. O engraçado é que temos uma posição de destaque mesmo não tendo uma boa educação.

      Eu também formulo a tese de que a educação no Brasil não é boa por conta da educação de berço. Aqui pensamos primeiro em mulheres, futebol, cerveja, baladas, carros, motos... Todo mundo que conheço que optou por estudar é inteligentíssimo.

      Excluir
    6. so faltou as novelas. E já gora, tb reparou que o design do f-15 parece ser influeinciado pelo mig-25?

      Excluir
  6. Realmente a corrupção é mundial eu concordo plenamente e vou além, EUA e UE são os mais corruptos, afinal coincidentemente são os que mais estão quebrando, isso sendo que nadavam no dinheiro, é claro que economistas formados em faculdades com livros selecionados a dedo para manipular vão ter explicações ´´técnicas´´ a mídia é ocidental, por tanto apresenta o modelo ocidental, ou pelo menos predominante no ocidente como o ´´certo´´ eu duvido que os governantes e militares americanos e europeus não desviaram muita grana nessas guerras, os gastos que eles alegam terem tido são simplesmente absurdos,os orçamentos deles são alta supervalorizados aos extremos, repara que a Rússia com um orçamento nada de espetacular (comparado aos EUA), consegue manter um arsenal gigantesco, e um número de soldados no efetivo maior que: EUA, França, Grã-bretanha, Alemanha, Canadá e Austrália todos eles juntos. A mídia sempre criou a imagem de ´´bem e de ´´mal´´ de ´´certo´´ e ´´errado´´ a Rússia nunca será tão bem vista como uma Alemanha por ex; a final de contas na Rússia não se venderam até hoje como fez Alemanha, França, Inglaterra e CIA os chamados países ´´democráticos, justos, estados de direitos,sérios, etc...´´. Se a Rússia fossse se vender também, seria um país ´´justo, sério, democrático, estado de direito, etc´´ segundo a mídia e até mesmo faculdades com ensino manipulado, afinal os livros são selecionados a dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, só para dizer que o numero de fectivos da rússia é menor que o dos EUA, mas é maior sim que esses outros paises, e nao maior do que todos eles juntos, seria impossivel. A maior parte do orçamento militar americano é gasto a manter o seu grande contingente de soldos e bases no exterior, pensoes, manter um grande numero de equipamentos, alguns carissimos como o f-22 e nunca usados em combate. A mídia ocidental é das mais mentirosas e baseia-se muito no negativo sobre a Rússia e tb China pode-se dizer. Democracia nao existe, só no reino da disneylandia ou no tempo das eleições. E lá na Rússiaa corrupção até é tb um pouco admitida, bem como vieram aqueles escandalos À midia e alguns foram mesmo presos como mereciam, aqui parece tudo mais escondido, nao ha tantos casos documentados mas essa é uma das coisas da corrupção, está muito bem escondida. E nem ligo aquele Indice de PERCEPÇÃO de corrupção, que so mostra as opinoes de pessoas nao a corrupção verdadeira. A corrupção tem que ser combatida em qualquer lugar. Talvez me venham a criticar por dizer isto mas so estou a dar a minha opiniao.

      Excluir
    2. Na boa, o assunto economia é um dos assuntos mais complexos que existem na minha concepção. Por isso quem não se interessa pelo assunto não deveria opinar. A crise econômica mundial não tem nada a ver com a corrupção. Não nego que tem a ver com o lobby dos bancos nos EUA e a crise imobiliária, mas daí falar que os países da UE estão quebrados por conta da corrupção não procede. A economia na Finlândia está ruim e não por isso esse país é conhecido pela corrupção, aliás, é o menos corrupto do mundo.

      Comparar o arsenal russo com o arsenal americano é brincadeira. Os EUA projetam seu poder no âmbito global, a Rússia não. Os EUA tem que pagar salários gordos para seus soldados profissionais, pagar bases e escritórios mundo a fora. A Rússia não precisa fazer isso. Isso sem contar que as armas russas são bem mais baratas porque a maioria das empresas é estatal ou de capital misto.

      A Rússia não tem um efetivo militar maior que os EUA, França, Grã-bretanha, Alemanha, Canadá e Austrália, quem lhe disse isso? Os EUA tem quase 500 mil soldados a mais que Rússia.

      Excluir
  7. Sobre muita coisa não ir para frente na Rússia temos que levar em contas alguns detalhes:
    1° A Rússia não vem tendo nenhuma política imperialista mais, diferente dos tempos da URSS, não vamos achar que apoiar a ´´independência´´ de países não reconhecidos internacionalmente como Ossétia do Sul e Abkházia territórios sem riquezas não dá para se chamar lá de imperialismo. Invadir a Rússia ninguém é doido de invadir,a OTAN pode ter mais qualidade, mais tem quantidade em seus exércitos para derrotar a Rússia e ocupar um país daquele tamanho, uma coisa são países grandes mal armados como Canadá (apesar da qualidade inegável que possui, suas forças armadas são muito pequenas), Mongólia, até mesmo o Brasil que pelo menos é melhor que esses 2 mais não tem 5% da força da Rússia, outra é a Rússia, a China a índia, esses países estão além das capacidades da OTAN de invasão, verdade seja dita a OTAN é superestimada. Então para que a Rússia vai se entregar á gastos absurdos sendo que os maiores desafios para a Rússia e manter seu gigantesco território contra levantes separatistas como teve com a Chechênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finlândia, Suécia, Dinamarca, Brasil, Coréia do Sul e tantos outros não são imperialistas e as coisas nesses países andam melhor do que na Rússia.

      Excluir
  8. 2° Como a OTAN não tem capacidade quantitativa de derrotar a Rússia, a China que tem quantidade não tem qualidade para isso, o mesmo pode se dizer da índia... então o que a Rússia teria a temer? Sendo que a Rússia tem mísseis intercontinentais para lançar armas nucleares em qualquer parte do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A OTAN toda mobilizada não tem como derrotar a Rússia?

      Para, para de fanfarra. A OTAN toda tem mais armas, mas tecnologias, mais tropas e mais armas para se ter uma ideia. A China que não tem capacidade de enfrentar a Rússia ainda.

      Índia tem capacidade de enfrentar a Rússia? A Rússia é potência nuclear há pouco mais de 10 anos, tem um arsenal obsoleto, não tem alta tecnologia, seu exército é mal adestrado e obsoleto em várias áreas. Faça-me o favor...

      Quem vê você falando dos mísseis russos, até parece que os EUA, Inglaterra e França não tem.

      Excluir
    2. Alta tecnolgia ja tem, só que ainda nao esta suficientemente em uso no exército, cujos equipamentos sao ainda na maior parte obsoletos, por isso nao admira que els queiram fazer uma reforma e modernizar o exército. A OTAN mesmo toda mobilizada nao iria lutar contra a rússia, seria uma catástrofe e uma perda de tempo e nao iria fazer nada, e alias porque raios a OTAN quereria lutar contra a rússia. E sim, os russos nao iriam usar os seus misseis porque assim os eua e RU e frança iriam responder e fazer uma guerra nuclear.

      Excluir
    3. Opa! Eu me confundi tudo. O que eu queria dizer era: A Índia é potência nuclear há pouco mais de 10 anos, tem um arsenal obsoleto, não tem alta tecnologia, seu exército é mal adestrado e obsoleto em várias áreas. Faça-me o favor...

      A OTAN não lutaria contra a Rússia? Como você pode afirmar isso? Vamos supor que a Geórgia fosse membro da OTAN e a Rússia tivesse invadido o citado país, só isso era suficiente para a OTAN atacar a Rússia.

      Excluir
    4. Realmente estava a achar estranho, por ter dito que a rússia é potencia nuclear só ha dez anos... E ainda bem que essa invasao nao aconteceria, uma guerra entre russia e otan é algo que nao deve acontecer.

      Excluir
  9. No entanto na área tecnológica civil, ai realmente a Rússia realmente deixa á desejar sim.

    ResponderExcluir
  10. Michel, discordo de você, a OTAN já mais atacaria a Russia, mesmo sendo um país membro da OTAN. A Russia é país poderoso militarmente e tecnologicamente. A Europa depende muito da Russia na área de recursos naturais. A Europa já mais vai permitir um dos seus membros provocasse a Russia a ponto de inicar uma agressão. Além disso uma guerra entre a Russia e OTAN pode levar o uso de arma nuclear e química. Pode ser o fim de muitos países na europa.

    Os únicos países bem equipados na Europa é a Inglaterra e a França.O poderio militar francesa é ainda duvidosa. O país foi derrotado com facilidade pela alemanha na segunda guerra. EM 1954, a França foi derrotada pelo Vietnam na batalha de Diem Bien Phu e a França sendo expulso do Vietnam militarmente.


    Hugo Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, só é emlhor nao comparar o exército françês de antes como de agora. Muitos paises da Europa sao muito bem equipados, a Alemanha tb tem exercito muito bem equipado e profissional mas sim a França e RU sao as forças mais poderosas e capazes, têm misseis balisticos, submarinos nucleares, sao os melhores paises europeus ao nivel estratégico. Mas uma guerra entre esses paises nao ocorrera.

      Excluir
    2. Você poderia me fornecer os números da Mega Sena? A OTAN foi criada para se contrapor a URSS/Rússia e você vem me dizer que a OTAN nunca atacaria a Rússia? Quer dizer que guerras de larga escala nunca mais acontecerão no mundo? Sei... Você viu o que o Mitt Romney disse da Rússia? Já pensou um cara desses no controle da maior potência do mundo?

      Eu sei que a Rússia é um país poderoso militarmente e tecnologicamente. Mas a Rússia tem que preencher algumas lacunas. Hoje em dia a Rússia é inferior à OTAN.

      Justamente pela Europa depender da Rússia que pode haver uma guerra no futuro. Não foi assim que a Alemanha invadiu a URSS na Segunda Guerra Mundial?

      Leia toda proclamação da Invasão da Rússia de 22 de junho de 1941 de Hitler e você saberá que a Rússia pode sim ser atacar de novo caso um insano tome o poder de nação poderosa.

      Hoje não tem porque nenhum país provocar a Europa, mas lembre-se que a geopolítica é dinâmica e tudo muda muito rápido, vide Israel dormirem amigos em um dia, e acordarem inimigos no outro dia.

      E daí que uma guerra entre a OTAN e Rússia pode desencadear o Armageddon nuclear? As armas NBC nunca evitaram guerras.

      Os únicos países bem armadas na Europa são a Inglaterra e França? Você sabia que a Alemanha tem o exército e a marinha mais moderna do mundo? Já viu o arsenal da Turquia?

      O poderio militar francês é duvidoso? Os caras tem um caça que está entre os melhores, tem sistema de defesa antiaérea modernos, a França fabrica hoje os mais modernos mísseis navais e ar-ar do mundo. Comparar a França da Segunda Guerra com a França de hoje só pode ser brincadeira. Quer dizer que a derrota militar da França vai ser lembrada pra sempre? Pelo menos a França foi derrotada pelo Exército mais poderoso que o mundo já viu, e a URSS que perdeu para a Finlândia?

      Lutar em uma guerra de guerrilha é complicado, não conheço um país que não tenha sido derrotado por uma guerrilha.


      Excluir
    3. Fábia, a Alemanha tem um exército moderno, mas o mesmo não é profissional. A Alemanha ainda utiliza o sistema de conscritos. No mais, é um exército altamente adestrado.


      Excluir
    4. Michel, quando pos o exemplo da finlandia e urss, lembre-se que a finladia lutou mais em forma de guerra de guerrilha, na parte convencional era inferior claramente, a moral dos finlandeses era elevada, pelo que vi a urss tinha oficiais inexperientes, e a finladia conseguiu muito bem resistir mas aquilo terminou mais num impasse. Mas ja viu a evolução que a urss teve ga guerra de inverno ate ao final da 2ª guerra mundial? Já agora, isso do mitt romney podia ser só bluuf politico, as relações poderiam ficar mais tensas se ele ganhasse mas como ele nao é presidente nao podemos saber o que le faria.

      Excluir
    5. Quem na Segunda Guerra Mundial não lutou na defensiva?

      Apesar da Finlândia ter lutada às bases da tática da guerra assimétrica, a URSS tinha um exército mal adestrado.

      A Finlândia não lutou em uma guerra de guerrilha, uma vez que seus soldados usam uniformes.

      O Exército Vermelho evolui no pau e graças a um tal de Zhukov, esse era gênio.

      Excluir
    6. Que tinha um exército mal adestrado foi o que eu disse no exemplo dos oficiais, soldados tb nao deviam ser da maior qualidade. Tem razaão, o mais correcto que deveria ter dito é guerra assimétrica, embora a finlandia tb tivesse armas e soldados capazes (os alemaes principalmente ajudaram-na). Eu conheço o Zhukov, e realmente considero-o tb um génio, conseguir um exército vencer a bem profissional wermatch (nao sei se é assim q s escreve) nao é para qualquer um. Em termos de guerra terrestre principalmente foram os russos que tiveram de lutar contra os mais fortes inimigos, ja que estavam a lutar contra o provavelmente melhor exercito daquele tempo, eu acho que o problema do exército alemao era a logística. As armas alemaes eram tb muito complexas e falhavam muitas vezes e depois os russos melhoravam cada vez mais em quantidade e qualidade. Para mim o melhor desempenho do exército vermelho foi em Kursk, ai sim provou a grande cpacidade d organizaçã e estratégia.

      Excluir
    7. Kursk? Em Kursk os soviéticos tiveram grandes perdas. Tão é verdade que muitos historiadores não veem uma vitória soviética nessa batalha.

      Excluir
    8. Sim tiveram grandes perdas, mas deveria-se ver que os sovieticos estavam a lutar contra um grande e profissional exército alemão (acho que eles la tiveram uma grande mobilizção), em Stalingrad e Moscovo os sovieticos tb tiveram grandes perdas e conseguiram depois ter vantagem contra os alemaes, depois de kursk começaram realmente a avançar. Claro que o exercito sovietico ainda tinha que aprender mais dizer que perderam é meio exagerado.

      Excluir
    9. Quem prova por acaso Michel que a Finlândia é o menos corrupto do mundo? Ninguém prova nada quanto a corrupção, dinheiro de corrupção não sai no nome do presidente A nem do Premiê B, nem do Deputado C, então o que existem são meras especulações, baseadas em conveniências, não há como acreditar no conto de fadas que apresentam sobre o que supostamente faliu os países europeus, se vc quer acreditar no conto de fadas ai é assunto seu.

      Excluir
    10. Estudos seríssimos. Os governos finlandeses são os menos corruptos, pode pesquisar. Procure na internet qualquer escândalo.

      Excluir
  11. Michel Medeiros ninguém está de fanfarra, pelo contrário vc está em subestimar a índia, se os países da OTAN são tão fenomenais assim, pq nção acabam com a porra do Talibã me diga então? Onde está o adestramento todo da OTAN que não acaba com o Talibã guerreando há 11 anos????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derrotar guerrilhas é muito difícil, ainda mais guerrilhas islâmicas. Não derrotaram o Talibã? Aonde você viu isso. A OTAN ganhou a guerra em poucas semanas.

      Excluir
    2. Quando invadiu o Afeganistão, levaram 70 dias para expulsarem o Talibã e assumirem o poder no Afeganistão junto da aliança do Norte, só no pós guerra o Talibã está lá vivo até hoje, e pronto para continuar á guerra quando a OTAN sair no ano que vem.

      Excluir