Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Na ONU, Franco diz que Guerra do Paraguai foi um "holocausto"


Presidente acusou Mercosul de ingerência e questionou Brasil

Federico Franco discursa na Assembléia Geral da ONU
O presidente do Paraguai, Federico Franco, utilizou ontem a tribuna da ONU para acusar o Mercosul, que suspendeu o país do bloco, de "ingerência" e evocar o "holocausto" vivido por seu país por causa da Guerra do Paraguai (1864-1870).

"Da memória do meu povo não se apagou ainda o holocausto da Tríplice Aliança, que destruiu meu país", disse, em referência à união de Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai no conflito, um dos mais sangrentos da história do continente.

Franco usou seus 18 minutos de discurso para "ilustrar a comunidade internacional" a respeito do processo-relâmpago de impeachment do então presidente Fernando Lugo, no mês de junho.

O Mercosul e também a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) consideraram a destituição ilegal e suspenderam o Paraguai. Assunção diz que o julgamento político seguiu a Constituição.

Franco disse que o Paraguai não teve direito de defesa no Mercosul, cujos países atuaram como "tutores da democracia" como em outros períodos da história do país. Prometeu eleições presidenciais "exemplares" em 2013.

Sem citar o país, o presidente paraguaio questionou as pretensões de liderança global do governo brasileiro.

"Os que hoje querem ser atores principais da sociedade internacional terão de reconhecer que é impossível lográ-lo sem encontrar a unidade na reunião. As lideranças são construídas com o respeito ao direito internacional."

"Só assim teremos uma posição comum para a reforma do Conselho de Segurança", seguiu. O Brasil pleiteia uma vaga no conselho.

12 comentários:

  1. Holocausto? Pois bem, que seja! Mas foi provocado por um ditador com pretenções megalomaníacas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonymous o 1° de cima - Pouco importa se o governante era ditador ou suposto democrata o fato é que foi um holocausto mesmo aquela guerra contra o Paraguai, é uma desculpa ridícula e esfarrapada exterminar população e colocar á culpa de que combateria um suposto ditador ou suposto terrota comof azem por ai para criarem guerras.No entanto tanto tempo depois um Presidente paraguaio citar isso nada mais é do que propaganda política pra desviar atenção.

      Excluir
    2. OBS: quando eu falei terrota eu quis dizer terrorista, foi incompleto.

      Excluir
    3. Infelizmente os judeus banalizaram a palavra holocausto. Uma coisa é genocídio ou massacre, outra coisa é holocausto.

      Excluir
    4. Ao "S",

      A população não foi massacrada. O que poderia a tríplice aliança fazer se a população masculina adulta do Paraguai estava na guerra? Acabaram morrendo mesmo.

      Excluir
    5. Esse genocidio é uma lenda. O censo do Paraguay não era confiável. Em 1846 a população Paraguaya era de 250mil, onze anos depois saltaria para 1,337 milhões, um aumento desproporcional de mais de 200%. A historiadora Americana Vera Blinn Reber, fez em 1988 um estudo, que estimou a população em torno de 318mil, pouco antes da gerra. As perdas durante o conflito seriam no máximo 18%.
      As perdas eram causadas mais por doenças, do que propriamente dita pelas batalhas. So em 1867 4mil soldados brasileiros morreram de cólera. No paraguay eram de 50 mortes/dia. Ate o ditador Solano Lopez pegou colera.
      A mobilização do exercito foi tão forte, que as lavouras ficaram vazias, gerando uma crise alimentar no pais.
      Até a primeira guerra, os paises que perdiam eram obrigados a pagar uma indenização aos vencedores, até nisso o Paraguay deu calote, não pagou nada e a divida foi perdoada em 30 por Vargas.

      Excluir
  2. Naum vamos esquecer que o Brasil roubou o Acre da Bolívia em, o bonzinho da América como Brazil gosta de se descrever roubou território e fez genocídeo também, meter o malho nos grandes iaques é mole neh!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história não é bem assim não...

      Excluir
    2. O Brasil comprou o Acre em 1903 por 2 milhões de libras, que em 2006 valeriam aproximadamente 230milhões de dólares. O Brasil tentou se livrar do acre varias vezes, mas por insistencia de seringueiros e militares fez a compra.
      Da uma pesquisado no tratado de Ayacucho,

      Excluir
    3. -
      -
      Duque de Caxias foi um genocida...a guerra do Paraguai foi premeditada e financiada pelos ingleses...
      -
      O Paraguai devia atrair industrias da China/Asia em troca de energia barata...
      -
      Do que adianta o Brasil ser tornar uma potencia se em suas fronteiras há "países favelados" (vide México / EUA).
      -
      XTREME

      Excluir
    4. O desenvolvimento do Paraguai na época de fato encomodava os ingleses. Todavia, não foi uma guerra premeditada, tendo em vista as operações militares do Paraguai contra Brasil, ao invadir a então província do Mato Grosso. Operações que deflagraram o conflito e, sabiamente, a Inglaterra se aproveitou da guerra e financiou os países da tríplice aliança.

      Excluir