Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vazam as fotos do WZ-10, helicóptero de ataque chinês, dotado de mísseis anti-tanque


 WZ-10 (Z-10) 


O blog de notícias militares referentes a China "Chinese Military Review" publicou imagens do novo helicóptero de ataque chinês WZ-10 (Z-10) equipados com mísseis anti-tanque guiados do tipo HJ-10.

A julgar pelas imagens, além de mísseis anti-tanque, o helicóptero está dotado com um canhão, bem como mísseis ar-ar do tipo TY-90.

De momento as características técnicas dos mísseis HJ-10 são mantidas em segredo, mas os analistas militares concordam que são semelhantes aos mísseis Hellfire AGM-114, arma principal dos helicópteros americanos Boeing AH-64 Apache. Pipocam pela internet informações que que os mísseis HJ-10 chineses podem ser equipado com diferentes tipos ogivas auto-guiadas, de funcionamento de sensores infravermelhos, guiadas a laser ou por radar que opera em ondas milimétricas.

China começou a desenvolver o helicóptero de ataque WZ-10 em meados dos anos 90. Seu primeiro vôo ocorreu em 2003, enquanto as primeiras entregas desses aviões foram registrados em 2009-2010.

O WZ-10 tem uma fuselahem estreita e é um aparato biposto. O piloto da aeronave ocupa a parte traseira da cabine e na parte dianteira fica o operador de armas.

O helicóptero é equipado com dois motores Pratt & Whitney turbofan PT6C-67C, de 1531 cavalos de potência cada. Além disso, é equipado com um sistema de controle por cabo, um sistema de projeção de dados no pára-brisa HUD, sensores infravermelhos, um lançador de foguetes automático e gerador de perturbação automático infravermelho.

De acordo com analistas, o aparelho chinês pertence à mesma classe do helicóptero sul-africano Denel AH-2 Rooivalk ou a anglo-italiano Mangusta A-129, fabricado pela AgustaWestland. Eles também concordam que o WZ-10 inferior ao Boeing AH-64 Apache.

2 comentários:

  1. Eu tenho uma pergunta referente aos helipcoteros de ataque utilizados pelas forças armadas brasileiras: Eles não são obsoletos? Se sim, por que o Brasil não se interessa em adquirir novos?

    ResponderExcluir
  2. Nenhum helicóptero militar em uso no Brasil é obsoleto.

    ResponderExcluir