Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EUA discute com as Filipinas a ampliação militar no país asiático


Militar americano instrui soldados das Forças Especiais Filipinas em marco da cooperação Técnico-Militar entre EUA e Filipinas


Os Estados Unidos estão negociando com as Filipinas a possível ampliação de sua presença neste país asiático, informou hoje o jornal americano Washington Post. Acredita-se que esse movimento é um elo na cadeia de ações estratégicas dirigidas à China.

Segundo o jornal, as negociações, todavia, estão em sua fase inicial, mas os representantes de ambos os governos expressam seu consentimento com as negociações. As opções que se discutem são a implantação de aeronaves e navios militares, tropas militares e a realização de manobras militares com maior frequência. Em todo caso, não se prevê a construção de novas bases militares porque os militares americanos vão se estabelecer nas bases já existentes.

Os autores do artigo mencionam que faz cerca de duas décadas que as autoridades filipinas exigiram que os soldados americanos abandonassem sua principal base no Pacífico, a base de Subic Bay, mas agora os americanos poderiam voltar ao golfo e se as partes concordaram com a ampliação da presença americana nas Filipinas.

As negociações atuais são uma continuação direta da política recente dos EUA, graças a qual conseguiu a implantação de cerca de 2.500 soldados na Austrália e várias navios de guerra da Marinha Americana em Cingapura. Assim mesmo, nos últimos tempos se estabelecerem contratos entre EUA e o Vietnã, mas altos funcionários americanos não creem que se estabeleçam bases americanas neste país em um futuro próximo.

Apesar de Washington afirmar que não tem a intenção de conter o crescimento econômico e militar da China, este mês o presidente americano Barack Obama anunciou uma nova estratégica, segundo a qual as forças do Pentágono vão se reestruturar e se concentrar na região da Ásia-Pacífico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário