Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Irã carece de tecnologia para fabricar ICBM, diz comandante russo

Míssil Fateh é testado

O Irã não dispõe atualmente de tecnologia nem potencial industrial para fabricar mísseis balísticos, afirmou nessa sexta-feira (16) o general Sergei Viktorovich Karakayev, ninguém menos que comandante das Tropas de Mísseis Estratégicos da Federação Russa.

A opinião Karakayev de contrapõe com os fatos, haja vista que o Irã avança a cada dia com seu programa de mísseis balísticos. Não é a toa que a morte do major-general Hassan Moqaddam (morto em explosão em um paiol da IRGC), responsável pelo programa de mísseis balísticos da Guarda Revolucionária, foi comemorada por americanos e israelenses.

“O Irã não tem atualmente tecnologia nem potencial industrial para o desenvolvimento e a produção de mísseis balísticos intercontinentais, nem se quer para testes. Esse potencial tampouco pode surgir em um futuro previsível”, declarou Karakayev.

De acordo com o general russo, mesmo que em um futuro distante a República Islâmica venha a desenvolver mísseis balísticos de longo alcance, levaria anos para entrar em serviço com o Exército.

Por outro lado, o comandante das TME considerada como pouco improvável ameaça direta à segurança nacional russa, caso Teerã chegue de fato a construir a bomba atômica. (Estariam os russos conformados com um Irã atômico?)

No entanto, ele reconheceu que o surgimento de novos estados nucleares aumenta o risco de que as armas nucleares sejam usadas em conflitos com armas convencionais.

“Desta forma, a Rússia poderá estar no meio de uma situação onde outros países usem armas nucleares perto de suas fronteiras, o que poderia representar um risco real de que a Rússia será arrastada para um conflito armado de intensidade variável e alcance”, advertiu o alto comandante.

Em tempo devemos lembrar que o Irã já mandou ao espaço diversos foguetes portadores de mísseis, inclusive já mandou ao espaço um macaco. A capacidade iraniana nesse sentido jamais deve ser ignorada, creio eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário