Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brasil firma acordo de cooperação na área de Defesa com Países Baixos

Celso Amorim, ministro da Defesa do Brasil 

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Reino dos Países Baixos, Hans Hillen, assinaram um acordo de cooperação em assuntos de Defesa. A iniciativa abrange as áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços no setor.

O ministro holandês foi recebido por Celso Amorim com honras militares na sede do Ministério da Defesa, em Brasília. Durante o encontro, o ministro brasileiro mencionou áreas de possível cooperação, como engenharia e logística, tecnologia de defesa e pesquisa e desenvolvimento.

“Temos muito interesse em uma parceria intensa e produtiva. Creio que podemos construir esse acordo de maneira positiva, tornando-o um marco para aprofundar cada vez mais nosso intercâmbio”, disse Amorim.

Outra área de cooperação apontada foi a de treinamento militar em operações de paz, nos moldes do que vem sendo feito atualmente por militares brasileiros no Haiti. Hans Hillen afirmou que é grande o interesse do país europeu em intercambiar informações e experiências adquiridas no campo de operações.

Além da troca de conhecimentos, o acordo assinado prevê o estudo de ações combinadas de treinamento e instrução, além de exercícios militares conjuntos. Nessa área, o Brasil já exerce interação com outras nações do velho continente, como Alemanha, França e Portugal. “Creio que teremos algo a contribuir com nossos institutos militares. Abre-se a possibilidade de trabalho conjunto e aprendizagem entre nós”, ressaltou Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário