Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rússia realizará lançamento simultâneo do míssil Bulava

A Rússia irá efetuar uma salva simultânea dos mísseis balísticos intercontinentais Bulava no final de novembro, informou hoje um alto funcionário do Ministério da Defesa da Rússia.

“Planejamos lançar um descarga de mísseis desde o submarino nuclear Yuri Dolgoruk, quer dizer, serão disparados simultaneamente ao menos dois mísseis, provavelmente no final do mês de novembro”, disse a fonte.

Em 1990, desde um submarino submergido do Projeto Delfin (Delta IV), a União Soviética efetuou o lançamento simultâneo dos 16 mísseis balísticos a bordo, em uma manobra sem precedentes para simular um ataque nuclear.

De momento, a Rússia já efetuou 17 lançamento de testes de mísseis Bulava, dois quais 7 foram fracassaram.

Outra notícia da Força Submarina Russa, aponta que o submarino estratégico K-550 Alexander Nevskiy sairá ao Mar Branco nos próximos três dias para passar à segunda fase dos testes, disse uma fonte da base naval de Severodvinsk, no Distrito autônomo de Nenetsia.

“Atualmente, o submarino já está pronto para os testes de velocidade, manobrabilidade e sistemas eletrônicos”, disse a fonte.

O submarino K-550 Alexander Nevskiy passou pela primeira de testes no final do mês passado. No dia 9 de novembro, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, visitou o submarino em sua base e felicitou os tripulantes do mesmo pelas provas exitosas.

(Clique na imagem para ampliar o infográfico)
O K-550 Alexander Nevskiy é o segundo submarino do Projeto 955 Borey, construídos nos estaleiros de Sevmash. O primeiro submarino dessa classe, o K-535 Yuriy Dolgorukiy, foi lançado em 2007.

Os submarinos da classe Borey deslocam 24 mil toneladas, medem 170 metros e tem 13,5 metros de largura, podem desenvolver uma velocidade de 29 nós e tem uma autonomia de 90 dias de viagem. Além de serem armados com mísseis Bulava, os submarinos possuem seis tubos de torpedos de 533 mm. Esses submarinos serão os portadores regulamentares dos mísseis Bulava.

O míssil intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação OTAN), é um foguete de três fases instalados em submarinos e de propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira etapa). É lançado de um tubo na vertical.

O míssil tem alcance de 8.000 km e pode portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônica independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário