Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rússia nega as alegações sobre o contrato dos tanques T-90 “indianos”

A Rússia está confusa com os rumos da imprensa indiana que alega que Moscou se nega a cumprir o contrato de uma década para a produção licenciada de tanques T-90S "Bhishma" em solo indiano, disse uma fonte russa liada a indústria de defesa.

“A parte russa é conveniente e cumpri completamente todos os acordos com a Índia no que tange a produção sob licença dos taques T-90, incluindo a entrega de todos os componentes necessários e transferência da documentação técnica”, disse a fonte nessa quarta-feira.

O Business Standard, jornal indiano especializado em assuntos de economia, disse no último 28 de novembro que a produção sob licença dos tanques T-90 foi “paralisada por obstrução de Moscou na transferência de tecnologia e na não-entrega das peças fabricadas  na Rússia, essas necessárias para a fabricação dos tanques indianos”.

“É difícil precisar porque surgiu essas acusações”, disse a fonte russa, e agregou que todas as questões controversas sobre os contratos de armas com a Índia se resolvam de imediato por uma comissão intergovernamental russo-indiana na cooperação técnico-militar.

Fontes diplomáticas na Índia acreditam que os rumores dos difundidos pela imprensa indiana refletem a tentativa da parte indiano de transferir a responsabilidade de sua própria incapacidade para gerir a produção de equipamento militar sofisticado.

Índia encomendou 310 tanques T-90 em 2001 em face da demora na fabricação do tanque indiano Arjun e devido a decisão do Paquistão comprar 320 tanques  T-80UD comprados junto à Ucrânia. A Índia também firmou um contrato para a produção sob licença de 1.000 T-90.

Desacordos inicias com a Rússia sobre a transferência de tecnologia foram resolvidos no final de 2008, de acordo com declarações oficias de ambos os lados.

Somente 150 T-90S foram produzidos até o presente momento na fábrica Heavy Vehicle Factory, em Avadi, Chennai.

De acordo com outras publicações nos meios de notícias indianos, o ritmo lenda da produção dos tanques é causado pelo fracasso em alguns subcontratos com terceiros indianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário