Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estados Unidos desmantelam sua mais potente bomba nuclear

B53

O último exemplar da bomba nuclear mais poderosa dos EUA está sendo desmantelada quase 50 anos depois de ter sido colocada em serviço. A bomba é 600 vezes mais potente do que a lançada em Hiroshima.

Os últimos componentes da bomba B53 será desmantelada nessa terça-feira na planta da Pantex, perto de Amarillo, Texas, a única instalação de montagem e desmontagem de armas nucleares dos EUA.

Colocada em serviço em 1962, quando as tensões da Guerra Fria atingiam o nível mais critico até então, com a Crise dos Mísseis em Cuba, a B53 de 4.536 kg, era do tamanho de uma minivan. De acordo com a Federação Americano de Cientistas, a B53 era 600 vezes mais potente do que a bomba lançada em Hiroshima, Japão, no final da Segunda Guerra Mundial.

A B53 foi desenhada para destruir as instalações subterrâneas e era transportar por um bombardeiro B-52.

Devido ao fato de ter sido construída com tecnologia agora obsoleta por engenheiros que já se aposentaram ou que morreram, o processo de desmontagem da bomba levou mais tempo. Os engenheiros tiveram que desenvolver ferramentas complexas e novos procedimentos para garantir a segurança. Isso fez com que o programa de desmontagem da bomba fosse atrasado em um ano.

“Sabíamos que desde o começo que isso seria um projeto desafiante, e criamos uma equipe excepcional com todos os nossos sócios para desenvolver uma maneira de conseguir esse objetivo de manteria segura e eficiente”, disse John Woolery, gerente geral da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário