Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rússia reaparelhará cruzadores nucleares da classe Kirov

Almirante Lazarev
O Ministério da Defesa da Rússia planeja reaparelhar três cruzadores nucleares lançadores de mísseis inativos da classe Kirov em um grande impulso para reforçar as capacidades de combate da Marinha Russa, escreveu terça-feira (21) o jornal russo Izvestia.

Os navios “Almirante Nakhimov”, “Almirante Lazarev” e “Almirante Ushakov” são cruzadores nucleares lançadores de mísseis construídos nos tempos de União Soviética e agora encontram-se descomissionados. Os mesmos já estão “docados” por mais de uma década. O cruzador “Pyotr Velikiy” (Pedro, o Grade) é único cruzador dessa classe no serviço ativo, sendo o orgulho, o pavilhão da Frota do Norte da Armada Russa.

O jornal Izvestia, citando uma fonte da indústria de defesa da Rússia, escreveu que a reforma incluirá reparos nos cascos e nos reatores nucleares dos navios, bem como significativa modernização dos sistemas eletrônicos e de armas.

“Todas essas medidas permitirão estender a vida útil desses navios até 2030-2040”, disse a fonte.

O armamento dos cruzadores sofrerá uma modificação muito grande com a instalação de avançados sistemas de mísseis multi-módulo capaz de disparar uma grande variedade de mísseis e torpedos, incluindo mísseis P-800 Yakhont (SS-N-26 na classificação OTAN) e mísseis de cruzeiro anti-navio.

Os cruzadores também receberão sistema de mísseis anti-aéreos de última geração S-400 Triumf e outros pontos de sistemas de defesa.

Cada cruzador poderá transportar nada mais, nada menos que 300 mísseis, o que fará dos mesmo alguns dos navios mais poderosos do mundo (do ponto de vista dos armamentos), para não dizer os melhores.

Após a modernização, os cruzadores serão distribuídos entre as Frotas do Norte e do Pacifico. Os navios cumprirão uma vasta gama de missões, dentre elas “caçar” porta-aviões inimigos, submarinos e navios com grande capacidade para assaltar praias, por exemplo.

Os trabalhos de reaparelhamento do Almirante Nakhimov já começaram e o cruzador é esperado para ser recolocado no serviço ativo da Armada Russa em 2015, disse a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário