Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rússia planeja "desmanchar" seus três submarinos estratégicos da classe Typhoon

A Rússia planejar aposentar em 2014 e posteriormente “desmanchar” os três submarinos estratégicos nucleares que ainda restam do Projeto 941 Akula, ou Typhoon na classificação OTAN, informou ao jornal russo Izvestia um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia.

O novo tratato Start, assinado por EUA e Rússia em 2010, limita os respectivos arsenais estratégicos para 1.550 ogivas nucleares. A Rússia pode instalar mais de 1.100 ogivas somente nos submarinos do Projeto 995 Borey e colocar o resto das ogivas abordo de aviões estratégicos de longo e nas unidades de mísseis estratégicos.

Os submarinos da classe Borey são muito mais modernos, são mais difíceis de detectar, tem menos tripulantes e não são tão caros no que tange a manutenção, explicou o militar.

Representantes dos estaleiros Sevmash, onde foram construído os submarinos 834 TK 208 Dmitriy Donskoy, 830 TK 17 Arkhangelsk e TK 20 Severstal são os maiores submarinos do mundo. Os russos estão pensando em convertê-los em “submarinos tanque” para transportar gás natural liquifado, petróleo ou outros materiais no Ártico.  Funcionários da Defesa dizem que a modernização desses submarinos acarretaria em um gasto de milhões e mais milhões de rublos e que é melhor gastar esse dinheiro construindo novos submarinos.

Alguns especialistas militares, como Kostantin Sivkov, sugere instalar mísseis de cruzeiro a bordo dos submarinos, tal como fez os EUA com seus submarinos da classe Ohio. Outros especialistas, entre eles, o chefe do Instituto russo de evoluções estratégicas, Alexandr Konovalov, opinam que a época dos gigantes Typhoon chegou ao fim.

Em maio de 2010, o comandante da Armada Russa disse que os submarinos nucleares da classe Akula se manteriam em serviço até o ano de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário