Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O armamento russo que a Rússia fornece a América Latina é de caráter defensivo

O helicóptero de ataque Mi-35M é um dos poucos sistema de defesa/armas de procedência russa utilizados pelo Brasil
A Rússia fornece aos país da América Latina armamento exclusivamente defensivo, declarou hoje o porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores da Rússia, Alexandr Lukashevich.

"Por seus parâmetros técnicos, o armamento que a Rússia fornece à America Latina é de caráter defensivo", disse Lukashevich em uma coletiva de imprensa depois que a mídia global noticiou que os países da América Latina estão embarcando em uma suposta corrida armamentista, em especial a Venezuela.

A cooperação técnico-militar entre Rússia e Venezuela tomo impulso com a chegada do presidente Hugo Chávez ao poder, em 1999. Antes a Venezuela compra armas principalmente dos EUA, dos países europeus e de Israel. Hoje em dia a Rússia é praticamente o único fornecedor de armas modernas da Venezuela.

"Os especialistas asseguram que não há razão para falar em corrida armamentista na América Latina. Os gastos militares dos países latino-americanos não ultrapassam a média de 1,5% do seu produto interno bruto (PIB)", disse Lukashevich.

Lukashevich rechaçou as desconfiaças para com o país de Hugo Chávez mostrando número que apontam que a Venezuela não é o país que mais gasta com defesa na América Latina. Segundo dados divulgados por Lukashevich, a Colômbia é o país que compromete maior porcentagem do seu PIB, cerca de 4%, em seguida vem o Chile com 3,4% do PIB investido na defesa, depois o Brasil com 1,5% em quarto lugar a Venezuela, que investe 1,3% do seu PIB na defesa.

4 comentários:

  1. o brasil gasta o,4% do pib com defesa,70% da verba do ministerio da defesa e para pagamento de salarios de aposentados e pensionistas,no brasil o calculo com defesa e feito de forma errada.

    ResponderExcluir
  2. Você diz de investimentos, né? Se for, ainda sim os números estão errados.

    ResponderExcluir
  3. Com 0,4% compramos 4 sub conv e mais 1 nuclear (casco), 50 helicopteros, navio patrulha, MI35 russo -2.000 viaturas para o exército e etc... essa conta ta errada....

    ResponderExcluir
  4. O cidadão errou ao dar 'seus' números.

    ResponderExcluir