Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Operação Xeque Mate



Um documentário sobre a armadilha que levou à polêmica libertação de Ingrid Betancourt, como só o Natgeo pode contar.

Durante os últimos 50 anos, a Colômbia foi considerada um dos países mais violentos do mundo, marcado por histórias de fracassos militares e pela preocupação com o crescimento do narcotráfico e das violações dos direitos humanos. Recentemente, o nome do presidente Álvaro Uribe foi freqüentemente relacionado aos grupos paramilitares ilegais. Enquanto isso, o Plano Colômbia, o plano de assistência militar dos Estados Unidos instituído durante o governo do ex-presidente Bill Clinton, foi muito criticado e inclusive considerado inútil.

Até pouco tempo atrás, derrotar a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não passava de um sonho distante para a maioria dos colombianos. Até 2007, meio século havia se passado e nenhum membro do comando da organização tinha sido punido.

Hoje, o panorama parece completamente diferente.

Durante 2008, o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi convidado para ir à Casa Branca e ao Capitólio, onde recebeu parabéns, agradecimentos e condecorações pela ação humanitária. A Colômbia, Uribe e a ex-candidata presidencial resgatada após passar seis anos em cativeiro, Ingrid Betancourt, estiveram na primeira página dos principais jornais do mundo. Tudo isso foi conseqüência da "Operação Xeque-Mate", realizada em 2 de julho de 2008. A manobra, na qual as Farc foram enganadas para que entregassem os seus 15 seqüestrados com maior peso político a agentes de inteligência, é apontada como o resgate de reféns mais "limpo" da história. Este acontecimento único mudou a dinâmica do conflito na Colômbia e a forma como o país é visto no exterior.

Como esta operação foi executada no contexto desta longa, violenta e complexa guerra? Essa é a pergunta que vamos responder neste documentário especial com uma hora de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário