Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fabricante de armas tcheca está próxima de fechar um grande acordo de fornecimento a um país árabe não revelado

O acordo estimado em Kč 1.2 (cerca de US$ 711 milhões) prevê o fornecimento de 20 mil armas

Fuzil de assalto CZ 805 BREN A1
A fabricante de armas tcheca Česká zbrojovka esta muito perto de firmar um acordo com um país árabe não revelado, para o fornecimento de 20.000 fuzis, pistolas e submetralhoras, as informações são do jornal tcheco Hospodářské noviny. O acordo muito provavelmente ascenderá o valor de Kč 1.2 bilhão (cerca de US$ 711 milhões).

“Eu não quero dizer nada por enquanto. Só posso confirmar que estamos negociando com um cliente muito importante e que estamos na fase final de negociações e que muito provavelmente fecharemos um acordo”, disse ao jornal Hospodářské noviny, Lubomír Kovařík, diretor executivo da ČZ.

Em 2010, a Česká zbrojovka ganhou uma concorrência que visava a substituição dos fuzis Vz. 58 nas Forças Armadas Tchecas, que estão em operação desde a década de 50 do século passado. A empresa venceu a concorrência com os fuzis da série CZ Bren 805. Ao contrário do Vz. 58, um fuzil em calibre 7.62x39mm, o CZ Bren 805 é compatível com as normas técnicas da OTAN, incluindo o calibre 5.56×45mm, isso fará o novo fuzil ser mais competitivo no mercado internacional do que seu predecessor.

De acordo com o Ministério da Indústria e do Comércio, que juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Tcheca (Ministério encarregados de gerenciar as exportações de armas do país), a Česká zbrojovka não precisa pedir nenhuma permissão para ninguém para exportar suas armas de fogo. “Eu posso dizer que a Česká zbrojovka tem uma licença de longo prazo para a exportação de armas, no entanto, se acordo for fechado, a empresa terá que solicitar uma permissão para a exportação”, disse Jiří Sochor, porta-voz do Ministério da Indústria e do Comércio.

O presidente da Associação de Defesa e Segurança, Jiří Hynek, disse ao jornal Hospodářské noviny, que se o acordo de concretizar, os fornecedores de periféricos da ČZ, tais como mira ópticas e coldres, também serão beneficiados a ČZ terá mais fácil acesso a outros mercados.

Segundo informações do jornal Hospodářské noviny, o fornecimento seria de 10 mil pistolas do último modelo da família CZ 75 (talvez o modelo CZ 75 SP-01 Phantom ) e cerca de 10 mil submetralhadoras e fuzis CZ Scorpion Evo 3 e CZ Bren 805 respectivamente. O jornal aponta 3 potenciais compradores, são eles: Arábia Saudita, Emirados dos Árabes Unidos ou Egito.

Um comentário:

  1. eles mereçem, pois seus produtos são de altissima qualidade. parabens a cz.

    ResponderExcluir