Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Desenvolvimento do caça russo-indiano de quinta geração avança à segunda fase

Sukhoi T-50
O desenvolvimento do caça russo-indiano de quinta geração, conhecido como Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA), avançou à segunda fase do projeto conforme o previsto, anunciou hoje o porta-voz oficial do Gabinete de Projetos da Sukhoi. A afirmativa desmente notícias anteriormente difundidas acerca de um suposto desentendimento dentre russos e indianos acerca do projeto.

“O desenvolvimento do caça de quinta geração avança a toda velocidade”, disse o porta-voz.

O contrato para o desenvolvimento da versão indiano do caça de quinta geração foi assinado em 21 de dezembro de 2010. A parte russa investirá US$ 295 milhões no projeto. A Força Aérea Indiana planeja adquirir entre 250 a 300 caças o que poderia resultar em um investimento de mais de US$ 25 bilhões.

O protótipo russo do caça, o T-50, desenvolvido pelo Gabinete de Projetos da Sukhoi, realizou seu primeiro vôo em janeiro de 2010. A entrada do caça no serviço ativo acontecerá em 2016.

Segundo o planejado, o caça russo-indiano de quinta geração será uma versão de exportação do caça T-50.

4 comentários:

  1. ate hoje nao entra na minha cabeca o fato do brasil nao fazer parte do desenvolvimento desse aviao,nunca vou engolir uma coisas dessas.

    deveriamos no minimo compra-lo depois de pronto,mesmo que nao seja feita toda a transferencia de tecnologia,e tao avancado que fariamos engenharia reversa nele e construiriamos algo ainda melhor.

    ResponderExcluir
  2. A Rússia nunca propôs o Brasil o repasse da tecnologia do T-50. Por favor, deixem de criar mitos!

    ResponderExcluir
  3. entao tudo era boato?ate a visita do presidente russo ao brasil?entao os russos nunca fizeram nenhuma proposta para incluir o brasil na epoca do desenvolvimento inicial do t-50 junto com a india cabendo ai brasil 20% do projeto?

    porque um coronel do exercito(mas que mesmo aposentado tem muitos conhecidos na ativa) me garante ate hoje que a russia propos ao brasil "entrar pro time",inclusive utilizaram o ex-ministro da defesa jose viegas e o mangabeira unger como interlocutores ja que o jobim como todos nos sabemos esta muito ansioso para que o brasil compre logo o rafale,nao que este seja ruim mas nao tem como comparar ne.

    ResponderExcluir
  4. Sim, foi tudo boato dos blogs, jornais e mídias 'especializada'. O caça russo Su-35BM foi desclassificado da concorrência porque tratou o tema da transferência de tecnologia com desdém. Para os russos, 36 aeronaves eram muito pouco para transferir a tecnologia do melhor caça da 4,5ª geração. Aliás, eles sempre se esquivaram do tema transferência de tecnologia.

    Medvedev veio ao Brasil para tratar de vários assuntos, a venda dos caças foi deles. Foi assinando um memorando de entendimento entre o Brasil e a Rússia no âmbito do desenvolvimento do PAK-FA. Veja bem: Memorando de entendimento, nada de mais.

    Sua informação no procede e acho melhor você parar de levantar essa questão. Pois o Alexander Fomin, Vice-Diretor de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, disse durante a FIDAE 2010 tudo isso que eu disse.

    Só depois que os russos foram desclassificados e eles perceberam que tinham feito besteira é que eles, os russos, passaram a falar de transferência de tecnologia. A proposta russa em 2009 era: Somente repassar a tecnologia do Su-35BM, o Brasil investiria um caminhão de dinheiro no PAK-FA para só tê-lo a preços mais baratos no futuro.

    Tirando o aspecto de outrora de investimento no PAK-FA, a proposta russa sempre deixou a desejar a proposta francesa e sueca.

    Em tempo, o Ministro Jobim sempre foi defensor do caça Su-35BM, posso dizer que era seu preferido, assim como era o preferido do Mangabeira Unger, mas depois que o caça foi desclassificado, o Rafale, o melhor caça da 4,5ª geração ao lado do Typhoon, depois do Su-35BM, passou a ser a bola da vez.

    ResponderExcluir