Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Indonésia mostra grande interesse pelas fragatas russas da classe “Gepard”

A fragata 'Tatarstan' foi a 1ª fragata da classe "Gepard"
A Indonésia mostra grande interesse em compra as fragatas russas da classe “Gepard”, comunicou hoje um executivo da empresa Rosoboronexport ao comentar que as partes mantém negociações preliminares a esse respeito.

“Nossos sócios da Indonésia se interessam muito pelas fragatas Gepard”, afirmou Oleg Azizov, que encabeça a delegação da Rosoboronexport na nova edição do Salão Internacional Naval de São Petersburgo.

Ele acrescentou que as partes estão debatendo um possível fornecimento dessas Fragatas à Armada da Indonésia. Anteriormente, a Rússia vendeu duas fragatas dessa classe ao Vietnã.

A fragata Gepard 3.9, é capaz de atuar de forma autônoma ou em grupo, foi projetada para detectar, vigiar e destruir alvos sub-aquáticos, de superfície e aéreos, realizar missões de escolta, patrulha e proteção de fronteiras marítimas. A fragata pode deslocar 2.100 toneladas, tem alcance de 5.000 milhas náuticas, autonomia de navegação de 20 dias, seu armamento é constituído de mísseis anti-navio Kh-35 Uran (SS-N-25 'Switchblade' na classificação OTAN), sistemas de artilharia AK–176 e AK-630 de 30mm, mísseis terra-ar 9K33 Osa, minas navais, torpedos e foguetes e mísseis anti-submarino RBU-6000 Smerch-2. A fragata também tem um hangar para abrigar helicópteros Ka-28 ou Ka-31.

14 comentários:

  1. Qual seria a fragata que melhor se adpitaria a necessidades do brasil e a quantidade

    ResponderExcluir
  2. Nesse sentido há várias, mas eu optaria pela moderna fragata francesa FREMM, uma vez que temos uma parceria estratégia com a França.

    ResponderExcluir
  3. Mais ela não é muito cara comparada com as outras?Disseram que a marinha a descartou justamente por causa do seu preço

    ResponderExcluir
  4. Disseram... Quem disse? A Marinha não descartou nada. Uma fragata nova e moderna custa caro, a FREMM não difere das demais nesse sentido.

    ResponderExcluir
  5. no caso do brasil a fremm sem duvida e a melhor opcao,ja que nos NAO investimos no desenvolvimento de nossos proprios navios(nao me venham dizer que a barroso "serve") entao precisamos ficar implorando por migalhas de transferencia de tecnologias(e elas virao?).

    ResponderExcluir
  6. Acho que você já le esse blog há um tempo... Por isso vou deixar uma pergunta: Você ainda permanece sem visão? Pra que gostar dinheiro fabricando uma fragata moderna sendo que não temos know-wow? Projetar uma fragata moderna hoje seria mais cara do que comprar. Então é melhor comprar exigindo transferência de tecnologia e sanar o défict tecnológico. Pra mim isso é uma jogada de mestre, não é a toa que os russos (sempre expertos) compraram dois Mistral da França. Comprar as vezes é mais vantajoso do que criar, os EUA fazem isso constantemente.

    ResponderExcluir
  7. uso oculos,mas enxergo algumas coisas as vezes...
    enxergo o suficiente para entender que a russia so comprou o mistral porque nao foi capaz de roubar as tecnologias do projeto e tambem porque nao existe verba sobrando para eles desenvolverem os seus proprios navios de projecao estrategica.

    o brasil ja teve uma industria naval muito boa na decada de oitenta,depois veio governos de incompetentes(collor,itamar) e traidores da patria(fernando henrique) e aniquilaram a industria nacional,nao apenas a de defesa,mas quase toda ela...

    cumprindo uma promessa de campanha,lula deu inicio a reativacao da industria naval brasileira,um processo longo,caro,dificil ate por falta de mao de obra especializada.

    acredito,sem ufanismo,que se o brasil tivesse investido num projeto desses,a uns 10 anos atras,poderiamos iniciar a fabricacao dos nossos mistral ja em 2012 ou 2013,competencia temos sim,o que nos falta e vontade para fazer.

    obs:varios paises quando iniciaram suas industrias belicas tiveram seu material ridicularizado,mas hoje israel por exemplo domina tecnologias ultrasensiveis,os iranianos estao caminhando a passos largos tambem...

    como diz o ditado:o habito faz o monge...e so fazer que aprende.

    ResponderExcluir
  8. Então você enxergou errado!

    A Rússia tem um projeto de porta-helicópteros, mas o projeto não foi pra frente por dois motivos: A Rússia tem a necessidade de operar navios desse tipo o mais rápido possível, construí-los seria mais caro do que comprá-los. A Rússia hoje não tem estaleiros para construir navios desse tipo, uma vez que os navios desse tipo eram construídos nos estaleiros de Nikolaev, na Ucrânia. Com a queda da URSS, a Rússia perdeu a infra-estrutura necessária para construir esses navios. A Rússia tem dinheiro para construir porta-helicópteros, sim! A Rússia só não tem tempo para esperar que os estaleiros fiquem prontos e só depois começar a construir os navios.

    Israel quase não tem tecnologias militares próprias. As melhores armas que eles tem, tem tecnologia americana.

    ResponderExcluir
  9. se a russia tivesse dinheiro para construir um estaleiro proprio nao teria comprado os mistrl,os russos consideram isso uma humilhacao.

    eles sao plenamente capazes de desenvolver e construir virtualmente tudo sozinhos,so falta dinheiro ate porque a russia esta enriquecendo sim,mas ainda tem um pib menor do que o do brasil,pelo menos em dolares...

    e construir um estaleiro moderno custa muito caro,o brasil que o diga...

    israel se beneficiou durante decadas nao so da ajuda militar/financeira mas tambem tecnologica dos eua,mas hoje de fato tem altissima tecnologia em diversas areas,nao somente militar,ate quando isso sera verdade nao sei mas hoje israel e sem duvida uma potencia tecnologica e militar.

    ResponderExcluir
  10. Como você pode ter notado, o meu blog é o site que tem mais informações sobre as negociações entre russos e franceses acerca da aquisição dos porta-helicópteros da classe Mistral. O problema não é o dinheiro, afinal, se fosse, os russos não teriam comprado as belonaves. O problema é o tempo. A Rússia tem necessidade para voltar operar esse tipo de navio o quanto antes. Os estaleiros que futuramente construirão esses navios já estão sendo construídos.

    http://baltic-review.com/2011/01/16/russia-to-build-new-shipyards-for-mistral-construction/
    .
    http://www.bairdmaritime.com/index.php?option=com_content&view=article&id=9033:russia-new-shipyard-for-mistral-carriers&catid=73&Itemid=65

    ResponderExcluir
  11. Quando eu, o Informante, der uma informação, acatem! Eu sempre me cerco e checo as informações que eu dou. O Informante é informado!

    ResponderExcluir
  12. "Comprar porta-helicópteros da França é mais barato que construir na Rússia, afirma uma fonte militar

    Comprar um porta-helicópteros da classe Mistral, da França, resultará mais barato do que construí-lo na Rússia, disse ontem, uma fonte militar russa.

    “Rússia necessita de pelo menos 10 anos para construir um meio de superfície desse tipo, o qual custaria mais de 340 milhões a mais que o francês.”

    A Rússia, entretanto, planeja adquirir a tecnologia para construir em seus estaleiros, três ou quatro embarcações desse tipo.

    “Nos tempos de URSS, os porta-aviões e porta-helicópteros eram construídos nos estaleiros em Nikolaev, na Ucrânia e agora, a Rússia não tem possibilidade de construí-los em seu território, explicou a fonte.

    O navio de assalto anfíbio da classe Mistral, desloca 21.000 toneladas, tem 200 metros de cumprimento, desenvolve uma velocidade 19 nós (cerca de 36 km/h) e autonomia de 20.000 milhas.

    Além das características citadas, a embarcação pode abrigar 6 helicópteros, 4 lanças de desembarque de material e 2 hovercraft."

    A notícia acima foi traduzida por mim na data de 08/11/10.

    ResponderExcluir
  13. ninguem pode negar,os mistral sao fantasticos,esperamos que o brasil adquira no minimo 4 mistral.

    ResponderExcluir
  14. Ué, não vai mais sustentar o que estava dizendo?

    ResponderExcluir