Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 10 de maio de 2011

Operation Red Wings: Um dia trágico na história dos SEALs

A ‘Operação Asas Vermelhas’ (Operation Red Wings), foi uma missão de contra-terrorismo fracassada na província de Kunar, no Afeganistão, que aconteceu em 28 de junho de 2005. A operação contou com a participação de 20 soldados de elite dos EUA, dos quais 12 eram SEALs da Armada dos EUA.

Quatro operadores do SEALs morreram durante a fase inicial da missão, depois que foram emboscados por combatentes do Talibã. Além das baixas do SEALs, 17 soldados de Operação Especiais dos EUA do Night Stalkers também foram mortos depois que o helicóptero que estavam à bordo, um Boeing CH-47 Chinook, foi abatido pelos Talibãs, enquanto sobrevoava o terreno para dar apoio aéreo e tentar resgatar a primeira equipe do SEALs.

Marcus Lutrell foi o único SEAL a sobreviver, foi protegido por locais, que enviaram um emissário a base americana mais próxima, permitindo que uma equipe de resgate pudesse localizar o SEAL ferido.

Em tempo, achei prudente contar essa parte da história do SEALs, em um momento que o grupo está em evidência depois de ter matado Osama Bin Laden. Esse post não tem a finalidade de denegrir a imagem do SEALs, apenas tem a finalidade de contar um pouco mais da história dessa tropa de propósito especial. Com certeza é uma parte triste da história do SEALs, que a maioria dos brasileiros não conhecem e que as mídias ignoram mencionar. A seguir deixarei um vídeo do Talibã que mostra um pouco do inferno vivido pelos americanos.

45 comentários:

  1. Informante, esse blog realmente faz a diferença. Porque a grande mídia quase nunca ou nunca revela essas notícias. É impressionante que o outro lado da história ninguém fala. Esse acontecimento e o do Shayetet-13 postados aqui são exemplos claros de que a realidade é bem diferente daquilo que hollywood quer passar para nós através de filmes, etc.

    Jimmy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que Hollywood influencia os próprios soldados americanos, que as vezes acreditam na propria invencibilidade, e superioridade tecnológica, melhor preparo, etc. subestimando completamente inimigo, isso já aconteceu inumeras vezes, no Vietnam, na Somália, etc. Mesmo assim admiro a coragem de ir para lugares remotos lutar contra o terrorismo, no caso.

      Excluir
  2. Das duas uma: É desconhecimento ou é má fé!

    As mídias brasileiras dificilmente tecem criticas aos EUA. Mas pode ficar sossegado, porque se eles não fazem, EU FAÇO!!!

    ResponderExcluir
  3. Holiwood passa para a polpulação aquilo que eles almejam ver. A realidade do combate é esta vivida por estes combatentes, não só dos EUA, mas de todas as partes do mundo. Heróis anonimos que muitas vezes tombam em defesa de quem nem sequer conhecem. Não só militares de forças armadas, mas policiais, guradas de segurança, enfim todos com apenas o propósito de garantir o direito a vida dos cidadãos de sua nação.

    Em paises como os EUA, onde o nivel de educação é muito melhor, as pessoas conseguem distinguir o bem do mal, e sabem que estes homens agem para o bm de sua nação, realidade esta quase impossivel de se imaginar acontecer no Brasil.

    Falo isso pois vivo na pele dia a dia, sou militar e me orgulho muito do que faço, muito embora o salario ser mediocre, e o apoio da população inexistente. Fazemos o que nascemos pra fazer, nao como opção, mas como proposito de honra e dignidade, muito diferente de um ladrão inglório, que tem todo o apoio de direitos humanos, midia e parte esmagadora da nação brasileira.

    A missão Redwing nao é um fracasso, de forma alguma. Estes combatentes treinaram muito para isso, porem o inimigo foi mais ardil, e em superioridade numérica conseguiu abater a força de elite mais bem preparada do mundo. Repetindo feitos históricos, os combatentes mostraram o significado de coragem, e morreram nas linhas de frente, em defesa de sua patria.

    ResponderExcluir
  4. Galera,

    Estou lendo o livro do Marcus Luttrell, que relata em detalhes a operação RedWing, e realmente para mim eles são heróis,defendendo e lutando por um país que além de tudo critica eles. Ser um SEAL é simplesmente AMOR. Pelo País, pelo povo e por ele mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acredite em tudo que le, afinal "um homem morto, não abre o bico" sendo assim ele pode contar o que bem entender mesmo que não seja a verdade.

      ps> procure no google um mapa feito pelos americanos de onde foram encontrados os corpos. vc vai ver que o de marcus luttrell eh o unico afastado de todos (pq será)

      Excluir
    2. Falou besteira, amigo. Como assim o do Marcus era o único afastado? Após os outros serem mortos ele fugiu dali, é óbvio que ele estava longe. Tanto é que após o Marcus ser resgatado, foi ele que passou a localização dos corpos para o resgate. O único que ele não sabia onde estava foi o do Axelson, pois ele não o viu morrer.

      Excluir
  5. Bom, a partir do momento que o US Army passou a ser profissional, essa premissa não pode ser usada. E só lembrando, há estrangeiros no SEALs, logo, não podemos afirmar que eles amam a pátria.

    ResponderExcluir
  6. Qual a fonte deste video. Temos jeito nenhum de confirmar que este video e da operacao redwings.
    Boa parte do video e progpraganda do Taliban, os IED nos veiculos sao de outras operacoes que nao tem nada a ver com o comeco do video.
    Vejo vidoes da batalha de Wanat ai tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o Livro do Lutrell? eu li e falo é o video da operação estavam vestindo exatamente as mesmas roupa e estavam de barba como eles sairam para a missão! e o AXe morto com o tiro do lado esquerdo da cabeça assim como ele fala no livro.

      Excluir
    2. o video é interessante mas essa musiquinha de funda ae é duro de ouvir, arde os ouvidos kkk

      Excluir
    3. Realmente a propaganda vem junto com a filmagem possivelmente real pois é como fazemos aqui no acidente temos um assunto serio e não pensamos duas vezes em colocar uma propagandazinha para faturar, A fatura deles é mostrar o que eles fazem de melhor.

      Excluir
    4. Ola você posta como anônimo e nos somos covardes, porcos etc... fala serio amigo coragem parecer não ser uma característica abraço.

      Excluir
    5. Realmente é o vídeo do filme/livro O Grande Herói - Lone Survivor, por volta de 08:00 min ele mostra a identificação do Danny Dietz, impressionante !!!!

      Excluir
    6. o dois corpos ai apresentados no video são de ‎Michael P. Murphy, e o segundo sem dúvida é de Danny Dietz pois ele tem um tatoo na costela então a identificação foi fácil o, que acho interessante em alguns videos disponíveis na internet é que essa operação a principio tem 5 envolvidos, e como aqui foi o unico lugar que fala que 4 SEALS morreram e só mente Marcus não, então são Marcus, Axe, Danny, Murph videos mostran 5 SEALs e não 4 quem era o quinto que não foi mencionado no livro e nem no filme.

      https://www.youtube.com/watch?v=mg2s5OghcTA

      Excluir
    7. Excelente observação, já tentei procurar em vários lugares a resposta e não acho...

      Excluir
  7. Vocês idolatram os estados unidos, ingleses, judeus, etc.
    Colocam-nos como heróis.
    Quem é que provoca as guerras ?
    Quem é que invade, mata, aniquila, extermina sem piedade ?
    Quem mata os seres humanos com operações de bolsas de valores e taxa de câmbio alta ??
    Quem foi o único país a matar inocentes com bombas atômicas ???

    Tolos !!!!

    Os estados-unidenses, ingleses, judeus não estão nem um pouco interessados em vocês.
    Quem idolatra eles é covarde.

    O mundo estaria muito melhor sem a presença deles !!!!

    Eles dizem. Vocês dizem: "rebeldes". "Insurgentes". Pois estes são os verdadeiros combates, corajosos, que defendem seus países. Defendem o Irã. Defendem o Iraque. Defendem a Palestina. São patriotas. São defensores.

    Vocês são hipócritas !!!!!!

    Vocês são covardes !!!!!

    Vocês nunca irão defender a sua nação !!!

    Vocês são piores que porcos imundos !!!!

    Onde estão os filmes de mulheres, crianças, pessoas mortas pelos eua, inglaterra e irsrael ????

    Onde estão os direitos humanos das vítimas dos bandidos e ladrões ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja ouviu falar dos crimes da urss e dos paises comunistas?
      no massacre da aldeia de Nemmersdorf, mulheres foram violentadas e crucificadas, ate as idosas e as crianças (sim as crianças, tudo comprovado). sabendo oque aconteceu, outras mulheres e crianças fugiram no navio Wilhelm Gustloff, mas foi afundado por submarinos russos, causando a maior tragedia naval, 6 vezes maior que o titanic, sendo quase completamente mulheres e crianças. tudo porque o pregavam o ódio.(ainda tem feminista que defende o comunismo)

      agora imagine se o EUA fosse omisso... como o mundo seria?
      se ele nao tivesse intervido na coreia, como seria a coreia do sul? nao teriamos, mp3, nem redes sociais, nem internet veloz e outras mil coisas, tudo invençao sulcoreana... os avanços de tecnologia de israel para o resto do mundo... existe milhares de exemplo, é so pesquisar.

      ate porque sé nao fosse o apoio do EUA ao regime militar do brasil esse país seria comunistas e vc nao taria aqui digitando merda, porque nao há liberdade de pensamento no comunismo, nem liberdade de imprensa. todo mundo sabe!
      o militares do brasil nao lutaram contra talibã, mas sim contra o regime socialista, que é muito pior e mais covarde.
      agora me diz pelo menos uma coisa que esses paises contra EUA fizeram de bom para o mundo.

      o mundo é governo por, comunistas, sionistas e o imperialismo americano, mas de todos, o EUA é o menos pior!

      Excluir
    2. Você diz que os EUA é o menos pior? Não conhece sobre a guerra do Vietnam? Quase dois milhões de civis mortos por ataques dos aviões estadunidenses,com bombas de alta potência, além do famoso ataque do "agente laranja", que trouxe consequências terríveis para aquele povo asiático, causando, até hoje, deformidades nos recém-nascidos. Sei, não, não existe ninguém bonzinho, não, quando o assunto é domínio de outros povos!

      Excluir
  8. A guerra é a tragédia humana em sua bestialidade mais explícita! Infelizmente se queremos a paz, realmente devemos nos preparar para a guerra. O homem ainda não conseguiu se desvenciliar de seus ódios e de seus temores.
    Acredito que em ambos os lados existe heroísmo e também covardia, honradez e ódio. Tive a oportunidade de coversar longamente com um pai de um soldado americano morto no Afganistão..incrivelmente sua dor e minha solidariedade tornaram a nossa compreensão mútua muito fácil.
    Os americanos são pragmáticos e realmente são patriotas. Não temos a noção de patriotismo que eles tem. Nem por isso somos covardes como foi dito acima.
    Também, não identifico provavelmente na maioria das pessoas comuns o desejo de eliminar toda uma nação ou um povo por este estar na condição de inimigo. A menos que os ideólogos da paixão pelo ódio ao outro ...que com certeza é sempre motivado por interesses econômicos.
    Nunca existiram guerras senão pelo poder, pela cobiça ou pelo desejo de subtrair a riqueza do outro.
    O conflito religioso dito de causa moral é uma falácia ...e mesmo a maioria dos muçulmanos sabem disso e identificam o radicalismo como tal, um grupo de clérigos que usam a miséria em seu proveito em busca de poder e jovens muçulmanos estimulados por um prêmio financeiro para explodirem seus próprios corpos e causar terror.
    Pasmem todos que os mujahedin foram inventados pelo kaiser alemão na 1 GM para combater os ingleses no oriente médio...triste iniciativa. Uma iniciativa que buscou uma interpretação do Al Corão. E transformou um dos povos historicamente mais tolerantes da história e vítima de muitas atrocidades e sofrimento causado pelos cristãos da idade média e suas malfadadas e tristes Campanhas do Terror denominadas de "CRuzadas"...
    - O ódio não justifica-se no ódio ...assim como cristo não pode justificar o terror patrocinado pelos cruzados! O ódio clerical dos ditos sacerdotes que usam do terror ...da morte e do mal não pode aproximadar de DEus ou de Alá ...Alá Akbar! Sim, Alá seja louvado...DEus seja Louvado! E DEus deve ser apenas amor.
    AS palavras do pai que teve seu filho privado da segurança de seu abraço no distante grotão do Afganistão...foi de perdão! Ele em nenhum momento expressou ou mesmo me confirmou ódio aos afegãos que lutaram contra seu filho e o mataram.
    Ele disse que Deus em sua bondade haverá de julgar aquele que deu a ordem de fazer a guerra. Mais uma guerra sem noção, sem juízo, sem razão segundo ele...ele que lutou no Vietnam...e seu pai na Coréia! E seu avô na 2 GM! Ele não entende porquê seu filho lhe foi tirado pela INSANIDADE da Guerra. Nem EU. Assim como ele me disse que não entende porque os pais e mães afegãos devam perder seus filhos na guerra e serem privados de ver seus filhos e netos crescer...a guerra só unifica o luto dos velhos que choram seus filhos e netos queridos...E bendizem a Deus...a Alá...ou ao seu Deus...em busca de alívio pra sua dor. Não nem Alá ...nem Deus devem ser justificativa para matar alguém.
    Chega de mentiras, chega de dores, ódios e sofrimentos...mais amor! Paz e respeito.
    Para refletir...parece piegas, mas o mundo ainda não teve um mísero dia de paz...

    ResponderExcluir
  9. A guerra é a tragédia humana em sua bestialidade mais explícita! Infelizmente se queremos a paz, realmente devemos nos preparar para a guerra. O homem ainda não conseguiu se desvenciliar de seus ódios e de seus temores.
    Acredito que em ambos os lados existe heroísmo e também covardia, honradez e ódio. Tive a oportunidade de coversar longamente com um pai de um soldado americano morto no Afganistão..incrivelmente sua dor e minha solidariedade tornaram a nossa compreensão mútua muito fácil.
    Os americanos são pragmáticos e realmente são patriotas. Não temos a noção de patriotismo que eles tem. Nem por isso somos covardes como foi dito acima.
    Também, não identifico provavelmente na maioria das pessoas comuns o desejo de eliminar toda uma nação ou um povo por este estar na condição de inimigo. A menos que os ideólogos da paixão pelo ódio ao outro ...que com certeza é sempre motivado por interesses econômicos.
    Nunca existiram guerras senão pelo poder, pela cobiça ou pelo desejo de subtrair a riqueza do outro.
    O conflito religioso dito de causa moral é uma falácia ...e mesmo a maioria dos muçulmanos sabem disso e identificam o radicalismo como tal, um grupo de clérigos que usam a miséria em seu proveito em busca de poder e jovens muçulmanos estimulados por um prêmio financeiro para explodirem seus próprios corpos e causar terror.
    Pasmem todos que os mujahedin foram inventados pelo kaiser alemão na 1 GM para combater os ingleses no oriente médio...triste iniciativa. Uma iniciativa que buscou uma interpretação do Al Corão. E transformou um dos povos historicamente mais tolerantes da história e vítima de muitas atrocidades e sofrimento causado pelos cristãos da idade média e suas malfadadas e tristes Campanhas do Terror denominadas de "CRuzadas"...
    - O ódio não justifica-se no ódio ...assim como cristo não pode justificar o terror patrocinado pelos cruzados! O ódio clerical dos ditos sacerdotes que usam do terror ...da morte e do mal não pode aproximadar de DEus ou de Alá ...Alá Akbar! Sim, Alá seja louvado...DEus seja Louvado! E DEus deve ser apenas amor.
    AS palavras do pai que teve seu filho privado da segurança de seu abraço no distante grotão do Afganistão...foi de perdão! Ele em nenhum momento expressou ou mesmo me confirmou ódio aos afegãos que lutaram contra seu filho e o mataram.
    Ele disse que Deus em sua bondade haverá de julgar aquele que deu a ordem de fazer a guerra. Mais uma guerra sem noção, sem juízo, sem razão segundo ele...ele que lutou no Vietnam...e seu pai na Coréia! E seu avô na 2 GM! Ele não entende porquê seu filho lhe foi tirado pela INSANIDADE da Guerra. Nem EU. Assim como ele me disse que não entende porque os pais e mães afegãos devam perder seus filhos na guerra e serem privados de ver seus filhos e netos crescer...a guerra só unifica o luto dos velhos que choram seus filhos e netos queridos...E bendizem a Deus...a Alá...ou ao seu Deus...em busca de alívio pra sua dor. Não nem Alá ...nem Deus devem ser justificativa para matar alguém.
    Chega de mentiras, chega de dores, ódios e sofrimentos...mais amor! Paz e respeito.
    Para refletir...parece piegas, mas o mundo ainda não teve um mísero dia de paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior nao é as guerras, mas sim quem fica a salvo com a bunda na cadeira, bebendo e fumando, enquanto corajosos morrem em combate, no final da guerra so os covardes sobrevivem e governam as nações, com suas manias esquisitas e sodomias.

      Excluir
    2. isso é relativo, pois quando o mundo era pouco populoso, existia combates... mas toda natureza estava livre, agora com uma população humana tao grande nem a natureza escapa das guerras. o mundo da na beira.
      porem nao existe isso de terrorista bonzinho,eles nao merecem direitos, so no brasil onde o governo tem que pagar pensão pra família de guerrilheiro, ridiculo!!!

      Excluir
  10. Há comentários aqui misturando as coisas. Misturam terroristas com guerrilheiros e tantas outras coisas. Os militares, em particular as forças especiais, são treinados para matar e são usados com esse propósito quando há necessidade. Independente qual seja seu o país ou governo que estão servindo. Independente também se o governo é de direita, centro, esquerda ou de qualquer ideologia. Não tem nada a ver ir por ai. EUA tem forçar especiais, assim como Russia, China, Israel, e tantos outros países. Outra ilusão é achar que por melhores que sejam forças especiais nunca falham. Isso é ir contra a natureza humana, onde o erro é sempre uma presença. Claro que só ficamos sabendo, as vezes, de seus sucessos, raramente de seus fracassos, como essa operação.
    E quando uma força ocupa um país, de forma justa ou não, claro que haverá quem não aceite passivamente e lute contra eles. Israel hoje diz que os palestinos são terroristas mas eles eram terroristas para os ingleses que ocuparam a palestina por muito tempo. Inclusive matavam soldados e usavam bombas contra os ingleses. Sobre a violência de soldados ou 'terroristas' nenhuma guerra é limpa. Isso é outra ilusão.

    ResponderExcluir
  11. opq deu errado essa operaçao e que me pergunto ? ate onde eu me conheço os SEALS nunca foram de errar uma operaçao desse tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, cometeram um erro, foram descobertos e perseguidos em um território que não conheciam. E eles erram demais, sim!

      Excluir
    2. "ate onde eu me conheço os SEALS" Assim disse o expecialista... Tá de brincadeira, aloprado.

      Excluir
    3. passaram por um territorio que não era pra passar, erraram caminho e a inteligencia errou o alvo.

      Excluir
  12. O pior esta por vim. Wilson Mendes . Fortaleza. . CE..Br

    ResponderExcluir
  13. Esse episódio já virou filme e mostra antes de mais nada a bravura de homens e seu senso de dever

    ResponderExcluir
  14. Eles morreram porque decidiram heróicamente libertar os camponeses que os descobriram na mata, mesmo sabendo que um deles, simpatizante do taliban iria denunciá-los, enquando os taliban quando capturaram Luttrell tentaram lhe decepar a cabeça, pense bem não são os militares que criam as guerras, mas sim os políticos miseráveis que pensam em seus próprios interesses, então não culpe os bravos soldados.

    ResponderExcluir
  15. Agora aqueles que defendem esse tipo de regime auroritário e absolutista e pseudo-socialista, que vá pra cuba, coreia do norte pra ver o que é bom, quero ver defender legalização da maconha e viadagem nesses lugares, aqui esses baderneiros fazem manifestaçõs sob a bandeira vermelha na ignorância do discurso comunista, assim é mole

    ResponderExcluir
  16. É por essas e outras que ficamos, cada vez mais, sem parâmetros para nos compararmos aos americanos. Somos uma mistura estragada, que não deu certo.

    ResponderExcluir
  17. Mais uma conspiração do governo americano. http://www.washingtontimes.com/news/2013/aug/9/kuhner-who-betrayed-navy-seal-team-6/

    ResponderExcluir
  18. Li um relato acima um tanto interessante, na imagem aparece 5 seals, e no filme 4 , pq será?

    ResponderExcluir
  19. Na realidade a imagem que aparece os 5 soldados não são do filme e sim uma outra emboscada. No filme eles usavam chapeus de selva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles usam chapeus e carregam seus capacetes também. De fato a resposta abaixo parece ser a mais sensata. Misturaram dois videos.

      Excluir
  20. Está tudo misturado neste vídeo ai , na verdade a unica parte que identifiquei como sendo da operação Red Wings é o Corpo do Danny Dietz, a emboscada nas montanhas é de uma tropa Francesa e teve 10 soldados mortos . http://articles.chicagotribune.com/2008-08-20/news/0808190626_1_suicide-bombers-nuristan-insurgents

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cordo do Murphy também é mostrado no filme. Nota-se pelo patch vermelho que ele carrega, pela roupa e pelo rosto. Os equipamentos mostrados também são os deles, inclusive o cara mostra a carteira do Deny e o notebook igual ao mostrado no filme.

      Excluir
  21. Concordo, até porque contei cinco soldados no penhasco e foram quatro SEALS correto? E o Danny se não me engano tinha uma tattoo na barriga, e aparece a tattoo. Então creio ser mesmo os dois. Murphy e Danny. Gente uma dúvida, encontraram o corpo do Matt Axelson? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acharam o corpo do Axelson sim. Foi o último a ser encontrado.

      Excluir
  22. Assisto o filme uma vez por semana. E fico pensando o quanto esses e outros soldados estão nessa situação

    ResponderExcluir
  23. Operação falha, normal, Russia tmb falhou na Chechenia.

    ResponderExcluir