Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 17 de maio de 2011

Irã nega o intercâmbio de tecnologia de mísseis com a Coréia do Norte

Ramin Mehmanparast, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã
O porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, desmentiu hoje a informação sobre o intercâmbio com a Coréia do Norte de tecnologias para a fabricação de mísseis balísticos.

O Irã é um Estado auto-suficiente no âmbito da fabricação de mísseis e não necessita de tecnologias estrangeiras, disse Ramin Mehmanparast às agências de notícias internacionais.

O porta-voz fez essa declaração uma semana depois da ONU acusar o Irã e a Coréia do Norte em um informe confidencial, de que ambos os países têm um intercâmbio tecnológico e material para a fabricação de mísseis balísticos. Segundo a ONU, esse intercâmbio é promovido com a ‘mediação’ de um terceiro país, supostamente a China, segundo afirma algumas fontes diplomáticas.

O Ocidente manifesta preocupação com os testes com mísseis e elementos satelitais realizados pelo Irã e Coréia do Norte. Segundo alguns especialistas, ambos os país têm planos de criar mísseis balísticos de longo alcance, os ditos ICBM (Mísseis Balísticos Intercontinentais). A comunidade internacional teme que por trás de programas civis, Teerã e Pyongyang desenvolvam uma bomba nuclear (para o Irã, uma vez que a Coréia do Norte já possui bombas nucleares) e seus vetores.

A Coréia do Norte se proclamou uma potência nuclear em 2005. Em 2006 e 2009 realizou testes nucleares, em reação a isso, o Conselho de Segurança da ONU impulsiona sanções contra o país.

As Resoluções 1718 E 1874 do Conselho de Segurança da ONU, visam, dentre muitas coisas, que a Coréia do Norte não realize testes nucleares, nem testes mísseis balísticos, que o país renuncie as armas nucleares e que retorne as negociações sobre a desnuclearização da Península Coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário