Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cuba necessita modernizar seu arsenal da era soviética, mas carece de recursos

MiG-29UB da Defensa Anti-Aérea Y Fuerza Aérea Revolucionaria
Cuba está muito atrasada em modernizar seu arsenal de guerra que remontam os tempos de União Soviética, mas faltam recursos financeiros, disse ontem à RIA NOVOSTI Polina Temerina, especialista do Centro de Análises de Estratégia e Tecnologia.

“Cuba em mais de uma ocasião dirigiu à Rússia a solicitação de modernização de arsenal bélico. Ademais, o problema segue sendo a escassez de recursos financeiros”, disse Temerina.

A receita cubana provem atualmente do setor do turismo, da agricultura e do trabalho especializado no exterior, em primeiro lugar, de médicos. Más, essas fontes não podem ressarcir os gastos que requer a modernização das Forças Armadas Cubanas, explicou Temerina.

Cuba propõe a Rússia investir no setor enérgico, em particular, o da extração de petróleo. Ao firmar esse contrato, Havana se reservaria de 51% das ações e entregaria 49% ao investidor, no caso a Rússia.

De 1961 a 1991, a União Soviética forneceu à Cuba armas e material bélico e realizou sua manutenção por US$ 16 bilhões. Havana recebeu tanques T-55 e T-62, veículos de transporte de pessoal, sistema de defesa anti-aérea, caças do tipo MiG-21, MiG-23 e MiG-29, helicópteros Mi-24, Mi-17, Mi-14, Ka-28, submarinos, navios e lanchas de combate, fuzis, meios de comunicação e etc.

2 comentários:

  1. a embraer-elbit [q ironia!] podiam modernizar toooda a armada cubana, sem problemas, baratinho baratinho...ou qm sabe a china, né?!

    ResponderExcluir
  2. Embraer/Elbit? Que isso, cidadão?

    Desde quando o Brasil tem capacidade para 'mexer' em plataformas russas?

    ResponderExcluir