Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vale a pena ver de novo: A 65ª Parada Militar Russa do Dia da Vitória

A 66ª Parada do Dia da Vitória na Rússia não está longe, falta pouco mais de um mês. Entretanto, a Rússia já começou os preparativos para a Grande Parada.

Minhas fontes na Rússia já haviam me informado que desde do fim de fevereiro tropas russas já ensaiavam seus movimentos para a parada. Vi fotos de veículos blindados, do pessoal e até mesmo de plataformas moveis dos mísseis Topol na Praça Vermelha.

A cerimônia do ano passado durou 72 minutos, participaram 10.500 soldados russos e cerca de mil representando os Estados da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes, assim como dos Estados Unidos, da Alemanha, do Reino Unido, da França e da Polônia.

Foi a primeira vez que tropas de países da Otan desfilam na parada militar, a poucos metros das muralhas do Kremlin.

Além disso, circularam sobre a Praça Vermelha 159 veículos militares, entre carros de combate, blindados, peças de artilharia auto-propulsadas, sistemas antiaéreos e plataformas com mísseis.

Abriram passagem nove lendários tanques T-34 e foram exibidos também foguetes tático-operacionais Iskander-M, sistemas de defesa aérea com mísseis S-300 e S-400, plataformas de lançamento múltiplas de foguetes Smerch e plataformas móveis com mísseis balísticos intercontinentais Topol-M, a arma mais temível do arsenal russo.

A parada foi fechada por orquestras militares dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia.

Participaram da cerimônia três mil veteranos, cerca de 200 procedentes de outros 24 países.

Entre os líderes estrangeiros presentes estavam a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente israelense, Shimon Peres e o presidente chinês, Hu Jintao.



Um comentário:

  1. Olá Informante!

    Obrigado pelos vídeos que também têm inglês. Na verdade eu havia baixado o vídeo do desfile em russo somente. Se me permite divulgar o link para quem quiser baixar, aí vai:
    http://gfx4vn.softarchive.net/military_parade_dedicated_to_the_th_anniversary_of_victory_satrip.261406.html

    obs: somente os servidores fileserve funcionam.

    abs
    Jimmy

    ResponderExcluir