Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rússia e EADS travam luta para à venda de aeronaves de reabastecimento em vôo para Força Aérea Indiana

Um Ilyushin Il-78 simula o reabastecimento de dois MiG-23 "Flogger" durante a Parada da Vitória de 2009
O avião russo Il-78 Midas e o avião Airbus A330 MRTT da EADS são os únicos concorrentes em uma reedição de uma competição para o fornecimento de seis aeronaves de reabastecimento em vôo para a Força Aérea Indiana, disse a revista India Strategic defense.

O governo indiano cancelou a competição inicial, vencida pela European Aeronautic Defense and Space Company (EADS), diga-se de passagem, com a desculpa que o avião Airbus A330 MRTT era muito caro.

A Força Aérea Indiana anunciou uma nova competição em setembro de 2010.  A empresa russa United Aircraft Corporation (UAC) e EADS entraram na disputa com a mesma proposta da competição falida. A americana Boeing considerou vender o Boeing KC-767, mas não cumpriu o prazo de entrega das propostas, que foi estipulado para 12 de janeiro desse ano.

A Boeing deu a desculpa que estava empenhada no incerto programa KC-X da USAF, que visa o fornecimento de 179 aeronaves de reabastecimento em vôo. O programa da USAF pode custar ao governo americano US$40 bilhões, já a concorrência indiana não passará de US$ 2 bilhões. Não é a toa que a Boeing priorizou a competição para o fornecimento dessas aeronaves para USAF.

Desde 2003 a IAF opera seis aeronaves Il-78MKI. Entretanto, a Força Aérea Indiana se queixou do pós-venda fornecido pelos russos, assim como a falta de peças, o que gerou problemas na manutenção dessas aeronaves, bem como elevação nos custos de manutenção previamente idealizados.

A aeronave A330 MRTT (Multi Role Tanker Transporter) é fabricado pelo consórcio europeu EADS, a aeronave foi baseada no avião de passageiros Airbus A330. O primeiro  A330 MRTT poderia ser entregue três anos depois da assinatura do contrato e os outros 5 em até 15 meses depois, afirma a EADS em sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário