Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Noruega e Suécia têm opiniões diferentes acerca dos novos porta-helicópteros russos

Enquanto a Noruega não se preocupa, a Suécia acha que a questão deve ser discutida

O Ministério da Defesa da Noruega não acha apropriado levantar questões infundadas da decisão russa de instalar um dos seus novos porta-helicópteros em Severomorsk, na província de Kola, onde fica a maior e mais importante base da Frota Russa do Norte.

Já a Suécia tem uma opinião diferente da norueguesa. Em fala em uma conferência sobre políticas de segurança, o ministro da Defesa da Suécia Sten Tolgfors foi franco sobre a aquisição de navios de alta tecnologia por parte da Rússia:

“O porta-helicópteros Mistral contribui para o desenvolvimento das capacidades militares da Rússia e vamos ter que nos relacionar com isso. Uma poderosa força aérea capaz de realizar missões navais e a modernização de nossa frota submarina são algumas decisões que eu considero relevantes para o efeito Mistral”, disse Sten Tolgfors em audiência.

Você, leitor, pode ver a transcrição do discurso do ministro da Defesa da Suécia (em sueco) clicando aqui.

Os membros do Parlamento da Suécia também estão preocupados com à venda de dois Mistal para a Rússia por parte da França.

Membro do Comitê de Defesa do Parlamento Sueco, Mikael Oscarsson, convocou uma reunião e solicitou a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros Carl Bildt, e declarou que a aquisição do Mistral por parte da Rússia irá colocar em perigo a segurança do Mar Báltico, conforme informa o jornal norueguês Dagens Nyhetar.

“Não há razão questionar a Rússia para que eles precisam dessa força militar”, disse Oscarsson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário