Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jordânia compra aviões russos IL-76

País produzirá as aeronaves de transporte aéreo tático em larga escala em uma empresa binacional

A cooperação técnico-militar entre a Rússia e Jordânia esta a todo vapor. Os dois países criarão uma empresa binacional no país do Oriente Médio, a qual permitirá o país de produzir milhares de unidade do RPG-32 Hashim, uma arma anti-tanque criada sob medida a pedido do rei Abdullah II da Jordânia. Agora os dois países chegaram a um acordo para a venda de vários aviões transporte aéreo tático IL-76 ao país do Oriente Médio a concordaram em criar uma empresa binacional para a fabricação dos mesmos em solo jordaniano, informou hoje o chefe do Centro de Análise do Tráfica de Armas, Igor Korotchenko.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev está nesse momento realizando uma visita à Jordânia e tem em mente discutir vários assuntos, incluindo a cooperação técnico-militar.

Como foi mencionado anteriormente, em novembro do ano passado, Rússia e Jordânia firmaram um acordo para construir uma empresa binacional para a fabricação da arma anti-tanque RPG-32 Hashim. A nova empresa ficará pronta no final de 2011 ou a princípio de 2012 e será capaz de produzir 60 mil unidades do lança-granadas por ano utilizando componentes importados da Rússia. O volume de produção dependerá das necessidades do Exército Jordaniano e das exportações a terceiros países.

Em 2005 a Jordânia manifestou seu desejo de obter uma nova arma anti-tanque e passou a tarefa para empresa russa Bazalt, empresa que atua no segmentos de mísseis navais e armas anti-tanque, dentre outros segmentos. Vários países do Oriente Médio e da África já manifestaram interesse em comprar a nova arma anti-tanque. Especialista afirmar que não no mundo não há lançador de granada melhor que o RPG-32 Hashim.

A cooperação russo-jordaniana agora chega na área aeronáutica. Afinal os dois países recentemente acordaram em vender à Jordânia aviões militares de transporte tático “Il-76MF”. O primeiro avião já passou por testes na cidade de Zhukovsky, cidade localizada às margens do Rio Moscou, a 40 quilômetros a sudeste de Moscou. O fornecimento das aeronaves está previsto para o meio de 2011.

Além da aquisição as aeronaves “Il-76MF”, a Jordânia também negocia a aquisição de cerca de 75 unidades do sistema anti-aéreo Pantsir-S1. Especula-se que a Jordânia também possa sistema de artilharia de saturação.

No final de 2005, Rússia e Jordânia criaram uma empresa binacional de nome “JRESCO” (Jordan-Rússian Eletronic Systems CO). Atualmente a empresa materializa projetos conjuntos no âmbito da eletrônica, transporte e aviação militar.

Nos últimos anos a Jordânia comprou seis helicópteros utilitários leves Kamov Ka-226 "Sergei", muitíssimos sistemas Kornet-E, lança-granadas RPG-26, RPG-27 e sistemas de anti-aéreos “Dzhigit”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário