Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 9 de janeiro de 2011

A Escola de atiradores do Exército Americano

One Shot One Kill



Segundo dados divulgados pelo Departamento de Defesa dos EUA, na Guerra do Vietnã o soldado comum americano disparou cerca de 50 mil vezes com seu fuzil M-16. Já a média dos atiradores para matar o inimigo fora de 1.3 disparos. A letalidade dos atiradores americanos, atrelado aos poucos disparos fez com que a vida do inimigo custasse cerca de 17 cantávamos de Dólar, enquanto a vida do inimigo chegou a custar US$ 23 mil em média nas mãos do soldado comum.

De acordo com o Exército Americano, o soldado comum erra 90% dos disparos em um alvo do tamanho de um homem a 300 metros de distância com um fuzil M16A2. Já os atiradores que se graduaram na Escola de Atiradores do Exército acertam 90% dos alvos no primeiro disparo, com um rifle M24, a uma distância de 600 metros.

O atirador tem habilidades especiais, treinamento e equipamentos. Seu trabalho implica em disparar seu rifle de alta precisão alvos inimigos, alvos esses que não podem ser atingidos pelo soldado comum, visto que muitas vezes os alvos estão longes, pequenos, onde a visibilidade está prejudicada...
O tiro de longa distância requer que as habilidades básicas de infantaria sejam desenvolvidas a um nível tão grande que beira a perfeição.

O treinamento do sniper tem a finalidade de desenvolver uma vasta gama de habilidades, que são destinadas a aumentar o valor dessa como multiplicador de forças e para assegurar sua sobrevivência no campo de batalha. A arte do tiro de precisão requer     ‘ciência’ e repetitivas práticas dessas habilidades até o seu domínio.

O sniper deve ser altamente treinado no tiro de longa distância e deve desenvolver uma astúcia tão grande que garantirá sua eficácia e reduzirá os riscos de sua missão.

Uma grande número de pessoas têm a idéia errada de que para ser um bom atirador, você tem que ser um bom atirador. Para ser ter uma idéia, apenas 20% do curso na Escola de Atiradores do Exército é destinado a instrução de tiro. Talvez a primeira qualidade (se formos enumerar) de um bom atirador, é ser inteligente. O atirador além de paciente tem que ser disciplinado e saber trabalhar sozinho. Além de desenvolver as habilidades de tiro, a escola instrui o candidato a atirador de elite a detectar e perseguir um alvo, ensina a estimar a distância do alvo. O curso também aborda a furtividade e camuflagem, bem como os exercícios de observação.

A primeira escola para a finalidade do tiro de precisão no Exército Americano foi criada em 1955, logo após o cessar-fogo na Guerra da Coréia. No momento o Exército Americano tem duas Escola de Atiradores: A primeira está baseada em Fort Benning, Georgia. A escola foi criada em 1987. A segunda é Escola do Guarda Nacional, que está baseada em Camp Robinson, Arkansas. Essa escola foi criada em 1993. A duração do curso em ambas é de 5 semanas.

Clique aqui e baixe o arquivo que contém os pré-requisitos para adentrar na Escola de Atiradores do US ARMY





2 comentários:

  1. No quinto vídeo, exatamente em 4:27 há um brasileiro. Todos os aliados dos EUA podem fazer esse estágio?

    ResponderExcluir
  2. Sim, é comum ver estrangeiros realizando cursos nos Exércitos de nações aliadas. Acontece o mesmo com os gringos no CIGS, por exemplo.

    ResponderExcluir