Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rússia testa com sucesso míssil balístico intercontinental

Plataforma móvel do míssil RS-12 Topol montada sob um caminhão MZKT 79221 é exibida         
na Parada Militar na Praça Vermelha em maio desse ano


A Rússia realizou ontem à noite um exitoso lançamento do míssil balístico intercontinental RS-12M Topol, informou um porta-voz do Ministério russo da Defesa.

O oficial disse que o RS-12M Topol foi lançado da base Kapustin Yar, uma das bases de desenvolvimento e lançamento que fica situada na província de Astrakhan, e que a “ogiva do míssil destruiu com muita precisão um alvo convencional no polígono de Sari-Shaga, no Cazaquistão.”

Ele também agregou que o objetivo do lançamento era comprovar a estabilidade das principais características desse modelo, cuja a vida operacional foi prolongada. Também foram testados diversos instrumentos de medição.

O lançamento de ontem foi o segundo com o míssil RS-12M Topol nesse ano. O teste anterior aconteceu no final de outubro passado no cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia.

Incorporado ao arsenal nuclear russo desde 1988, os mísseis RS-12M Topol (SS-25 Sickle codinome OTAN) tem alcance de 10.500 km e tem duas versões: Uma de lançamento de silos fixos ou de silos móveis, montados em grandes caminhões.

O míssil mede 22.7 metros de altura e 1.9 m de diâmetro, pesa 45 toneladas e tem três fases de combustível sólido. Os RS-12M Topol são os primeiros mísseis balísticos intercontinentais móveis desenvolvidos na extinta URSS. Sua ogiva tem uma massa de 1,2 toneladas e 550 quilotons de potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário