Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BTR: A obra de arte militar russa

O veículo blindado russo conhecido com BTR é mundialmente conhecido por suas insuperáveis capacidades técnicas. Ainda que esses carros contem com já 100 anos de história, ainda segue atuais. Se trata de um veículo de combate blindado, que participou de quase todos os conflitos militares dos últimos 60 anos. Ainda são utilizados por mais de 30 exércitos e gozam de boa fama.

Agora, a Rússia apresenta uma nova edição desses famosos veículos, que durante o período de testes recebeu menções honrosas de especialistas: “É muito simples de conduzir. É como qualquer carro. Giro o volante à direta e se move à direita. Ele tem uma boa visibilidade. Antes tínhamos que colocar a cabeça para fora para visualizar ao redor. Outra vantagem é que ele possuí uma estabilidade incrível”, disse o condutor de provas do BTR-82 e BTR-82ª, Valery Busuev.

Os BTR não estão desenhados para o combate direto, mas sim levar às tropas para o campo de batalha. As peculiaridades da guerra indicam as regras aos engenheiros que desenham o armamento. Assim, os especialistas militares afirmam que nos conflitos armados de hoje, não há linha de frente ou de retaguarda. Os disparos são efetuados de qualquer direção. Por isso, os carros modernos estão totalmente protegidos, enquanto no passado só tinham proteção na parte frontal.

“Estamos muito orgulhos desse tipo de proteção. Antes, se o carro era atacado, os projéteis poderiam penetrar por toda parte e ferir facilmente à tripulação. Agora, o revestimento não permite que isso aconteça”, diz o projetista Alexander Masiagin.

Equipado com uma metralhadora de tiro rápido, estava nova edição do BTR é muito mais veloz, mais robusta e efetiva,  tudo graças a uma série de vantagens de fabricação: “Colocamos um estabilizador, agora é possível abater o inimigo sem parar o veículo. Temos um sistema automática de orientação em vez do manual”, agregou o projetista chefe dos BRT.

Esses veículos não têm limitações. Superam morros facilmente e também podem submergir na água. Sua evidente superioridade o convertem em um atrativo para os exércitos de todo o mundo: “Se compararmos com nossos concorrentes estrangeiros, ao final resultaria nas mesmas capacidades, mas o nosso é muito mais barato”, resumo o diretor-gerente, Vassili Shupranov.

As autoridades prometem que as novas versões do BTR estarão aprovadas para o Exército Russo ainda esse ano. Até o momento, a Rússia já firmou um bom número de contratos com países dispostos a comprar a obra de arte militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário