Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Imprensa britânica afirma que submarino nuclear russo 'espionou' submarino britânico por seis meses

A imprensa britânica denunciou que um submarino nuclear lançador de mísseis russo da classe Akula (Typhoon na classificação OTAN) esteve espionando o submarino britânico Vanguard (S28) que transportava mísseis balísticos Trident, revelou hoje o jornal russo Rossiyskaya Gazeta.
Submarino russo TK-208 Dmitriy Donskoy
Segundo fontes britânicas, o submarino russo tentou gravar os ruídos característicos dos propulsores do Vanguard e para que os russos seguisse espionando o submarino, a Armada Britânica mobilizou o submarino de ataque Trafalgar (S-107), da classe Astute, para afastar o Akula (Tubarão em português) da costa britânica e frustrar a missão dos russos.
Submarino britânico Vanguard (S28)
O jornal russo disse que ao que parece, o incidente aconteceu há 6 meses, mas até hoje o fato não se tinha feito público. Ao mesmo tempo, segundo a informação do jornal, que cita fontes do Estado-Maior da Armada Russa, atualmente se leva a cabo manobras militares planejadas, o que explica a freqüente presença dos submarinos russos nos mares e oceanos do mundo.
Submarino britânico Trafalgar (S-107)
Segundo o Rossiyskaya Gazeta, a Rússia possui submarinos praticamente indetectáveis para missões de espionagem.

Os submarinos nucleares lançadores de mísseis do Projeto 941, classe Akula, são os maiores submarinos nucleares do mundo.

Atualmente a Armada Russa dispõe de três submarinos dessa classe. O submarino TK-208 Dmitriy Donskoy (Projeto 941U) foi acondicionado a empresa Sevmash para realizar os lançamentos de testes do novíssimo SLBM Bulava M.

Os outros submarinos do mesmo projeto (TK-20 Severstal e TK-17 Arjanguelsk) construídos em 1989 e 1987 se encontrar agora em Severodvinsk e devem ser submetidos a modernização para poder transportar mísseis de cruzeiro de maior alcance.

Um comentário: