Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rússia planeja desenvolver helicóptero 'stealth' de 5ª

Uma companhia russa que fabrica helicópteros está planejando construir o primeiro helicóptero de combate de 5ª geração do mundo. Segundo especialistas, o helicóptero teria capacidade de atacar caças de combate e poderia ser invisível aos radares, disse o Rossiyskaya Gazeta nessa quita-feira.

“Estamos trabalhando em um conceito de um helicóptero de combate de 5ª geração”, disse o jornal citando Andrei Shibitov da empresa CEO, que concedeu uma entrevista coletiva em Moscou.

Andrei Shibitov não quis falar das características do novo helicóptero, mas afirmou que a empresa vai gastar cerca de $ 1 bilhão no projeto, com a possibilidade do estado russo atribuir uma certa quantia para o projeto.

O Oficial disse que a Oficial de Desenhos MIL, está trabalhando no desenvolvimento de um rotor clássico, que conta com um grande rotor principal e um pequeno rotor auxiliar, enquanto o gabinete de projeto da Kamov está desenvolvendo um modelo de rotor coaxial.

Analistas militares acreditam que o modelo de rotor coaxial é mais estável e fácil de voar, enquanto o modelo clássico é mais confiável e tem um maior grau de sobrevivência no campo de batalha.

O primeiro vice-chefe da Academia Russa de Problemas Geopolíticos, Konstantin Sivkov, disse ao jornal que helicópteros de combate de 5ª geração nunca foram construídos antes, embora os Estados Unidos tenha começado recentemente a trabalhar num projeto similar.

Ele disse que um helicóptero de combate de 5ª geração deve ter uma assinatura de radar baixa, alta redução de ruído, grande autonomia de vôo, estará equipado com um sistema informatizado de controle de armas, pode combater caças de combate e alcançar uma velocidade de 500 a 600 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário