Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A primeira vitória militar de Hitler

Numa manhã de sábado de março de 1936, um batalhão alemão entrou em Colônia e ocupou ambas as margens do Rio Reno. Desde a guerra, os soldados alemães estavam impedidos de entrar na região. Hitler, então, iniciou um processo que iria desvirtuar todo sistema de segurança estabelecido no pós-guerra: Todos os acordos de paz estabeleciam que a região do Reno fosse desmilitarizada, por insistência da França, que estava disposta a bloquear uma nova agressão alemã, as tropas da Alemanha foram impedidas de penetrar na região.




















-Ao meio-dia, a tropa entrou em formação marchou através da ponte até chegar à margem esquerda. Eu fiquei empolgado com a música marcial; Cheio de entusiasmo, eu acompanhei o batalhão com minha bicicleta. Às tropas tinham ordens secretas para se retirar, caso as tropas francesas em número muito superior começassem a marchar. Nem a França, nem a Inglaterra interferiram, o que levou Hitler a dizer: “O mundo pertence a quem tem coragem.” Relatou Wilhelm Meger, um alemão que à época era um garoto na Série do Discovery Channel Alemanha: A caminho da guerra.

Cinco meses depois da ocupação do Reno, a Alemanha hospedou os Jogos Olímpicos, em Berlim. O sucesso obtido por Hitler em desafiar a França e a Inglaterra aumentou seu prestigio na Alemanha e sua autoconfiança deve ter sido ainda mais reforçada quando na abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da França, país esse que ele acabara de humilhar, saudaram-no com a saudação nazista.

Tudo isso fora conquistado sem um único tiro se quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário